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O que é um bom atendimento ao cliente?

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empresário cumprimentando clientes

© Depositphotos.com / depositedhar O ponto de partida para oferecer um atendimento de qualidade e excelência é compreender como esta pessoa deseja ser atendida.

Atender bem um cliente ou um potencial consumidor não se limita a tratá-lo com respeito e educação. O ponto de partida para oferecer um atendimento de qualidade e excelência é compreender como esta pessoa deseja ser atendida. Para isso, não basta apenas se dispor a ouvir o que ele tem a dizer: é preciso ajudar o cliente a tomar a melhor decisão para a sua vida, independentemente do que ele procura.

Uma pessoa que pretende realizar uma viagem e entra em contato com uma agência, por exemplo, muitas vezes quer muito mais do que apenas adquirir um pacote. Ela pode até não dizer isso claramente, mas está em busca de orientação que torne seu planejamento de viagem mais rápido, prático e seguro.

É exatamente esta a função de um bom atendente: auxiliar o consumidor a realizar suas necessidades de uma forma satisfatória e ágil, sem se preocupar apenas com comissões ou ganhar dinheiro com a venda de um produto ou serviço. O atendente, portanto, deve estar preparado para ajudar, e ter conhecimento e segurança no ramo ou atividade é fundamental.

Dicas práticas para atender um cliente de forma eficiente

Confira algumas dicas práticas e importantes para realizar um bom atendimento ao cliente:

Entenda o cliente

Esta é uma das dicas mais importantes para realizar um bom atendimento. Isso porque é impossível realizar qualquer tipo de venda sem saber para quem está vendendo. Por isso, antes de tudo, estude seu público alvo, bem como seu perfil, desejos e necessidades.

Tenha prazer em ajudar

Não há nada pior do que um atendente com cara fechada e má vontade em atender. Por isso, tenha prazer em atender seu cliente e em ajudá-lo no que ele precisar. Um cliente satisfeito, com certeza, será um consumidor fiel.

Se coloque no lugar do cliente

Outra dica importante para melhorar o atendimento é tentar se colocar na pele do cliente. Pense em como você gostaria de ser tratado e quais informações gostaria de receber de um atendente.

Demonstre confiança

Para conquistar a confiança e próprio cliente, é necessário transmitir segurança. Por isso, antes de atender, estude detalhadamente o produto ou serviço que irá oferecer ao seu consumidor.

Seja objetivo e verdadeiro

Outra dica importante é ser o mais objetivo, claro e transparente possível com relação aos produtos e serviços que você vende. Não minta e nem esconda informações importantes do cliente. Mesmo que a compra não seja efetivada, lembre-se de ser um profissional ético.

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