A meditação é uma prática em que as pessoas concentram a sua atenção sobre um único foco, que pode ser o seu corpo, a sua respiração, um som, uma música, uma imagem, e por aí vai. O propósito da atividade é diminuir a velocidade e a quantidade dos pensamentos, o que auxilia na administração das emoções, na redução do estresse, no aumento da concentração e, se for de desejo do praticante, no desenvolvimento da sua espiritualidade.

Há diferentes tipos de meditação, sendo que cada indivíduo pode experimentá-los e identificar aqueles que mais atendem às suas expectativas e que são mais práticos na sua rotina. Um desses tipos é a meditação induzida, que é a preferência de quem está começando a meditar. Neste artigo, vamos entender melhor o que é a meditação induzida, como ela ocorre e quais são os benefícios que ela pode proporcionar. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é a meditação induzida?

Você sabe o que é meditação induzida?  Conhece ou já ouviu falar neste método? Pois bem, também chamada de meditação guiada, essa é uma forma de meditar, de qualquer lugar onde estiver (trabalho, casa, hotel…), sem a necessidade de se deslocar até um local específico para isso.

Isso torna a prática bem mais acessível e aplicável, uma vez que a pessoa tem maior possibilidade de meditar, onde quer que esteja, e de colher os mesmos benefícios da meditação, conduzida por um guia ou professor especializado, por exemplo. Dura em média de 3 a 30 minutos e é muito relaxante.

Obviamente, esse modelo não descarta a forma convencional e também exige muito foco do praticante, uma vez que é dele a responsabilidade de manter-se atento à meditação. Ainda assim, é uma boa alternativa para quem gosta ou quer meditar, mas nem sempre tem tempo ou dinheiro para recorrer ao método tradicional.

Como funciona a meditação guiada?

A meditação guiada pode ser realizada por meio dos 3 passos a seguir. Confira!

  • Primeiro passo: encontre um lugar tranquilo e livre de barulhos e distrações. Isso quer dizer que você deve desligar o seu telefone e os aparelhos de TV, por exemplo. Caso vá realizar a meditação por meio de aplicativos e estando no trabalho, busque um lugar reservado e use fones de ouvido para ouvir as induções e relaxar.
  • Segundo passo: escolha uma posição confortável para meditar e posicione-se de maneira que não vá precisar mudar de lugar durante a meditação. Algumas pessoas preferem a meditação na posição sentada, enquanto outros preferem deitar-se. A meditação deitada é recomendada quando o objetivo é relaxar e induzir o sono, mas nos demais contextos é preferível fazê-la sentado.
  • Terceiro passo: baixe na internet áudios com meditações do seu interesse, ou mesmo aplicativos de meditação com instruções — aqueles que vêm com um instrutor guiando a sessão de relaxamento e limpeza da mente. O canal “José Roberto Marques” no YouTube conta com meditações do tipo, que são gratuitas e que você pode acessar de onde estiver!

Quais são os principais benefícios proporcionados pela meditação induzida?

PSC

Confira, na sequência, os principais benefícios que a meditação induzida, ou meditação guiada, pode proporcionar aos seus praticantes.

  • Redução dos níveis de ansiedade, cansaço e estresse;
  • Aumento da satisfação pessoal e profissional;
  • Aumento do foco, da criatividade e do poder de concentração;
  • Aumento da flexibilidade e do autocontrole emocional;
  • Melhora no humor e aumento da sensação de positividade;
  • Melhora no rendimento no trabalho e na disposição;
  • Redução de problemas de depressão, ansiedade generalizadae insônia;
  • Aumento da sensação de bem-estar, de autoconfiança e de autoestima;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, do sistema nervoso e da memória;
  • Redução de problemas cardíacos e dores de cabeça.

Por que a meditação induzida é a preferida dos iniciantes?

A meditação induzida é a preferida por iniciantes porque ela é muito prática. Basta que o praticante ouça o áudio escolhido e siga as instruções que receber. Assim, ele conseguirá formar visualizações mentais que favorecem a concentração e o relaxamento. Ela é de fácil acesso, podendo ser encontrada na internet, em vídeos do YouTube e em aplicativos específicos para meditação.

Nas meditações não induzidas, o indivíduo coordena o processo por conta própria, definindo o que vai mentalizar, imaginar, falar etc. Cabe a ele definir o foco da sua atenção. Se o praticante não tiver muita experiência, ele terá mais chances de se distrair e interromper o fluxo mental da meditação, o que é mais difícil de ocorrer se ele estiver fazendo uma meditação guiada.

Tudo isso é o que vai permitir a você fazer a meditação induzida de onde estiver, mesmo sem ter um instrutor por perto, e obter os benefícios e resultados esperados. Gostou das dicas? Que tal colocá-las em prática agora mesmo? Experimente usar a meditação induzida e sinta o seu corpo e a sua mente mudarem completa e beneficamente. A sua saúde física e mental certamente reconhecerá os benefícios!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com práticas meditativas? Quais tipos de meditação você já praticou? O que pensa sobre a meditação induzida? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!