Voltar

O Que é Dislexia e Qual o seu Tratamento?

Publicado em | 0 comentários
Dislexia

Image Point Fr/Shutterstock Fazer o diagnóstico precoce da dislexia, ajuda a criança a superar suas dificuldades de aprendizado e a desenvolver seu potencial infinito como um todo

A Dislexia é um distúrbio, que segundo cientistas pode ser de ordem genética, neurológica ou congênita e que se caracteriza pela dificuldade de leitura, fala e aprendizagem. Na fase de alfabetização, pode se manifestar nas crianças por meio de bloqueios para aprender a ler, soletrar e escrever as palavras, como também afetar sua memória de curta duração, percepção de espaço e diferenciação entre direita e esquerda.

A dificuldade em decifrar os códigos em relação às palavras e números durante a formação escolar também é uma característica.  Segundo cientistas, ocorre devido à formação diferenciada do cérebro dos disléxicos, o que não quer dizer que sejam limitados mentalmente.

Por isso mesmo, é importante que escola, pais e professores estejam preparados para identificar os sintomas e oferecer o apoio e o ensino que realmente dê suporte ao aprendizado destes alunos, independente do seu problema. E mais, é essencial para que os alunos não percam sua autoestima,  a confiança em si mesmos e em sua capacidade de aprender.

Como Identificar a Dislexia

De acordo com especialistas no assunto, os sintomas da dislexia muitas vezes são confundidos com os de outros problemas de desenvolvimento como (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH). Porém, é essencial entender que embora tenham similaridades, eles não estão necessariamente relacionados entre si.

Entender isso é importante para fazer o diagnóstico correto e poder aplicar o devido tratamento à disfunção. Neste sentido é importante ressaltar ainda que existem vários tipos de dislexia diferentes, entre elas: diseidética, disfonética, auditiva, visual e mista.

Faço questão de ressaltar que a dislexia pode ocorrem inclusive em crianças e adolescentes com alto quoeficiente de inteligência. Tanto é que Albert Einstein, Leonardo Da Vinci, Walt Disney, Vincent Van Gogh e Agatha Christie: são exemplos de pessoas famosas diagnosticadas com o distúrbio, e que eram extremamente inteligentes e que tiveram muito sucesso e prestígio em suas carreiras.

Como Tratar a Dislexia

E se as formas variam, também existem várias maneiras de identificar e tratar o distúrbio. Entre eles destacamos: avaliações psicológicas, neurológicas, fonológicas e pedagógicas. Todos estes testes são feitos por profissionais especializados e fazê-los é essencial para definir qual será o tratamento adotado pela família para tratar o distúrbio da criança assertivamente.

Então, se você perceber que seu filho também está apresentando dificuldades no aprendizado das palavras e dos códigos matemáticos, por exemplo, não pense que é preguiça ou corpo mole. Muitas vezes, estes são sinais de dislexia e que precisam ser vistos mais de perto para que assim você possa ajudar suas crianças e adolescentes a desenvolver seu potencial infinito e conquistar grandes resultados na vida, independente do distúrbio.  Fique atento e boa sorte!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!