Voltar

O que é crowdsourcing?

Publicado em | 0 comentários
mãos segurando placa com a palavra crowdsourcing

igor.stevanovic / Shutterstock O crowdsourcing é uma ferramenta colaborativa para criação e elaboração de ideias, conhecimentos, conteúdos e soluções.

De origem inglesa, a palavra crowdsourcing significa “fonte de informações”. Trata-se de uma ferramenta colaborativa para criação e elaboração de ideias, conhecimentos, conteúdos e soluções.

O crowdsourcing é alimentado a partir da colaboração espontânea e coletiva de diferentes usuários espalhados na internet. Segundo dados divulgados pela crowdsourcing.org, já existem mais de 700 serviços baseados neste modelo espalhados por todo o mundo, e é uma realidade que só tende a crescer.

O crowdsourcing tem sido um aliado importante a muitas organizações, não apenas para estimular comentários e sugestões de seus clientes, mas também como uma excelente maneira de promover grandes inovações.

Isso porque, devido ao crescimento e propagação da web e das redes sociais, tem sido cada vez mais fácil estimular a colaboração voluntária de usuários sobre marcas e produtos. Nesse sentido, as opiniões dos consumidores podem ajudar empresas de diferentes segmentos a chegar a produtos/serviços finais muito mais interessantes e atrativos para o mercado.

Exemplos de crowdsourcing

Confira alguns exemplos de empresas que realizam ótimos trabalhos de crowdsourcing:

Wikipédia

A Wikipédia é um dos exemplos mais fáceis de compreender o conceito de crowdsourcing. Trata-se de uma enciclopédia disponibilizada via web e criada a partir da colaboração de diferentes usuários, seja na criação de conteúdos ou na revisão das informações.

Netflix

Trata-se de uma locadora de filmes via internet, que conta com milhares de catálogos de filmes, vídeos e séries de diversos gêneros, que podem ser vistos a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Este é um serviço de crowdsourcing muito famoso no mundo todo, que conta com mais de 60 milhões de usuários.

Istockphoto.com

Trata-se de uma plataforma digital que reúne milhares de imagens de diversos fotógrafos do mundo inteiro. Este serviço oferece fotos de diferentes temas e assuntos, por um custo acessível a qualquer pessoa, profissional ou empresa.

Colabore Mais

Trata-se de uma rede social brasileira, criada para unir diferentes conhecimentos ligados à área de Gestão de Pessoas. O site conta com a colaboração de profissionais de todo o país, que criam artigos e alimentam discussões relacionadas a assuntos de Recursos Humanos.

Fiat Mio

Trata-se de uma rede social criada pela Fiat, destinada a coletar opiniões, dicas, sugestões e novas ideias de seus consumidores para a criação de um novo conceito de carro.

E você, já conhecia o termo crowdsourcing? Já colaborou com alguma empresa que segue este modelo? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!