O Que é Competência?

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de agosto de 2015

Fotogestoeber/Shutterstock Desenvolver várias competências é fundamental na vida e carreira

Competência pode ser definida como um conjunto de aptidões para realizar determinadas funções, tarefas e trabalhos. É adquirida por meio da aquisição de conhecimento e torna-se ainda mais potencializada quando colocada em prática.

Competência sem ação se transforma em teoria. Por isso que, no mercado de trabalho, a demonstração efetiva das competências comportamentais, técnicas e emocionais é tão exigida. Para ser integral, o colaborador precisa não apenas dizer que sabe fazer, mas mostrar, no dia a dia, que domina diversos conhecimentos.

Esta aplicação diária é o que faz com que as competências sejam ampliadas. Neste sentido, podemos dizer que um profissional capacitado, ao vivenciar diversas experiências em sua empresa, terá mais chances de demonstrar suas competências, como também desenvolver novas habilidades e talentos.

Como Desenvolver Novas Competências

 Para evoluir, o ser humano deve, continuamente, buscar aprimorar seus conhecimentos e adquirir outros que lhe proporcionem um real crescimento, tanto pessoal, espiritual como profissionalmente. Esta busca deve ser constante e se pautar na melhoria de aspectos do comportamento que ainda limitam seu desenvolvimento.

Para conquistar novas competências é essencial estar aberto a aprender e dividir conhecimento. Muitas vezes nosso colega do lado tem mais a oferecer do que podemos, inicialmente, perceber. Tanto naqueles aspectos que admiramos como naqueles que queremos refutar, tudo pode ser uma fonte de aprimoramento.

Além disso, investir em autoconhecimento favorece a que a pessoa descubra suas competências, ainda não acessadas, e que podem servir para sua evolução. Neste sentido, podemos dizer que algumas competências são dons natos da pessoa e que outras são adquiridas ao longo da vida. Fazer esta junção é fundamental!

Outro ponto fundamental, para expandir as habilidades, é buscar, por meio de cursos, treinamentos e formações, sejam eles técnicos ou comportamentais, a eliminação de crenças e comportamentos que impendem a pessoa de reconhecer-se como alguém competente e capaz.

Neste contexto, o Coaching, com suas técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano e aceleração de metas e objetivos, se destaca como um extraordinário aliado do indivíduo, no que tange aumentar o autoconhecimento, autoconfiança e identificar seus conhecimentos e habilidades.

Ao vivenciar o processo ou mesmo fazer uma formação completa, a pessoa tem chances ainda maiores de identificar novas competências, potencializar o desenvolvimento destas e conquistar resultados extraordinários em âmbito profissional e pessoal.

E você, deseja ampliar e expandir suas competências em todas as esferas de sua vida? Faça o Professional & Self Coaching – PSC, desenvolva novas competências e ouse ir além!

Gostou do artigo? Fique à vontade para comentar e compartilhar em suas redes sociais!