Processo-de-manter-pessoas

O “Processo de Manter Pessoas” e Sua Importância Para uma Empresa

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de agosto de 2017

De todos os elementos presentes no universo empresarial, o turnover de funcionários de uma organização nos diz muito sobre a qualidade da sua gestão de recursos humanos. O processo de manter pessoas é fundamental para ter um quadro de funcionários que realmente vestem a camisa da empresa e que a conhecem de tal maneira que oferecem resultados mais efetivos. Por isso, muito melhor do que ter novos bons colaboradores é mantê-los no time.

O Que é o Processo de Manter Pessoas?

Podemos dizer que, de maneira simples, o processo de manter pessoas se refere à criação de condições ambientais e psicológicas que façam com que esses indivíduos desejem permanecer na empresa. Além de reduzir a rotatividade, esse processo garante colaboradores mais satisfeitos que se tornam mais produtivos.

Os Pilares do Processo de Gestão Humana nas Empresas

Compreender esse conceito é bastante simples, pense nas condições necessárias para que você queira permanecer num determinado ambiente de trabalho. Qualidade de vida, critérios de higiene, conforto, sensação de segurança e ter seus direitos reconhecidos são alguns dos motivos que tornam um lugar mais ou menos atraente. Oferecer um ambiente saudável para os seus funcionários é a ferramenta mais eficaz para mantê-los no time da sua empresa.

Sentir-se Bem é Fundamental Para Permanecer Motivado

Como já disse, mais do que simplesmente evitar o processo de seleção e contratação de novos funcionários, o processo de manter pessoas visa contar com colaboradores motivados que se tornarão mais produtivos e engajados. Um ambiente salubre faz com que os colaboradores tenham o desejo de retornar, pois sentir-se como se estivesse numa segunda casa tem grande impacto para os bons resultados.

Estabeleça o Processo de Manter Pessoas na Sua Empresa

Aplicar esse conceito na sua empresa pode ser bastante simples e você pode começar olhando para as individualidades dos seus colaboradores. Manter um ambiente em que todos podem expressar as características que lhes torna peculiares é um excelente começo. Atente para a qualidade física do local de trabalho, isto é, para sua limpeza e visual agradável.

Ofereça para as pessoas que trabalham na sua empresa momentos de relaxamento com um local para tomar um cafezinho durante o expediente e evite criar a sensação de que existe vigilância em relação ao tempo que as pessoas param para descansar no café. Quando não há a criação de um ambiente autoritário e com base em vigilância, os funcionários passam a trabalhar com mais vontade e mais foco em fazer o que é certo pelo simples desejo de retribuir a confiança.

O conceito de processo de manter pessoas tem se tornado cada vez mais relevante num mercado de trabalho em que os profissionais não criam vínculos e as empresas estão sempre em processo de treinamento de funcionários. Reduzir os desligamentos de colaboradores é uma forma de melhorar a economia do seu negócio.