De todos os elementos presentes no universo empresarial, o turnover de funcionários de uma organização é o que mais diz sobre a qualidade da sua gestão de recursos humanos. Se há uma rotatividade elevada de colaboradores, há também uma desconfiança de que aquele ambiente não seja positivo em algum aspecto.

processo de manter pessoas é fundamental para ter um quadro de funcionários que realmente vestem a camisa da empresa e que a conhecem de tal maneira que oferecem resultados mais efetivos. Por isso, muito melhor do que ter novos bons colaboradores é manter os antigos no time. Neste artigo, vamos compreender como podemos fazer isso e qual é a importância dessa retenção. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o processo de manter pessoas?

Podemos dizer que, de maneira simples, o processo de manter pessoas se refere à criação de condições ambientais e psicológicas que façam com que esses indivíduos desejem permanecer na empresa. Além de reduzir a rotatividade, esse processo, também conhecido como “retenção de talentos”, garante colaboradores mais satisfeitos, que se tornam mais produtivos.

Compreender esse conceito é bastante simples: pense nas condições necessárias para que você queira permanecer em um determinado ambiente de trabalho. Qualidade de vida, critérios de higiene e limpeza, conforto, sensação de segurança e ter os seus direitos reconhecidos são alguns dos motivos que tornam um lugar mais ou menos atraente. Oferecer um ambiente profissional saudável para os seus funcionários é a ferramenta mais eficaz para mantê-los no time da sua empresa.

Quais são as vantagens da retenção de talentos?

Evitar que as pessoas peçam demissão para trabalhar em outros lugares deve ser uma prioridade das empresas. Confira, na sequência, os 4 principais benefícios da retenção de talentos.

1. Desenvolvimento humano

Quando uma empresa consegue manter as pessoas por mais tempo no seu quadro de colaboradores, ela consegue investir em desenvolvimento e capacitação. Nesse caso, a organização investe na formação dos seus funcionários, por meio de cursos, treinamentos, materiais de apoio, eventos, mentorias, entre outras ferramentas. Por isso, reter talentos significa desenvolvê-los, permitindo que as pessoas evoluam profissionalmente e que a empresa alcance melhores resultados por meio disso!

2. Ganho de competitividade e produtividade

PSC

Quando os colaboradores permanecem por bastante tempo na empresa, é comum dizer que eles já conhecem “o caminho das pedras”. Em outras palavras, eles ganham experiência naquela função, naquela empresa, naquele segmento de mercado, naqueles sistemas, e por aí vai. Quando tudo já é familiar, as equipes de trabalho se tornam mais produtivas, aumentando a qualidade e diminuindo o tempo de realização das suas tarefas. Em consequência, a organização se torna muito mais competitiva.

3. Benefícios financeiros

Você tem noção de quanto custa para uma empresa desligar um colaborador, pagar os seus direitos devidos, iniciar um processo seletivo, contratar um novo funcionário e aguardar até que ele alcance os mesmos níveis de produtividade do antigo? É muito caro. Há uma perda de tempo e de dinheiro considerável, sem falar que a equipe como um todo precisa integrar e auxiliar o novo colaborador, durante os primeiros dias. Reter talentos evita tudo isso, beneficiando a gestão de tempo e de dinheiro das empresas.

4. Solidificação de processos e valores internos

Conforme citamos, em um ambiente em que há elevada rotatividade de colaboradores, os mais antigos precisam ensinar os recém-contratados sobre os processos internos da organização, bem como sobre os seus valores. Isso pode ser cansativo, se realizado com frequência. Já em uma equipe de profissionais que trabalham juntos há bastante tempo, há sinergia, conexão e comunicação eficaz. Todos estão familiarizados com os valores da organização e com os seus processos.

Como manter pessoas e reter talentos?

Como já afirmamos, mais do que simplesmente evitar o processo de seleção e contratação de novos funcionários, a arte de manter pessoas visa a contar com colaboradores motivados, que se tornarão mais produtivos e engajados. Um ambiente salubre faz com que os colaboradores tenham o desejo de permanecer, pois sentir-se como se estivesse em uma “segunda casa” tem grande impacto para os bons resultados.

Aplicar esse conceito na sua empresa pode ser bastante simples, e você pode começar olhando para as individualidades dos seus colaboradores. Manter um ambiente em que todos podem expressar as características que lhes tornam peculiares é um excelente começo. Por isso, fique atento à qualidade física do local de trabalho, isto é, à sua limpeza e a um visual agradável.

Ofereça para as pessoas que trabalham na sua empresa momentos de relaxamento, com um local para tomar um cafezinho durante o expediente, e evite criar a sensação de que existe vigilância constante em relação ao tempo que as pessoas param para descansar. Quando não há a criação de um ambiente autoritário e com base em vigilância, os funcionários passam a trabalhar com mais vontade e mais foco em fazer o que é certo, pelo simples desejo de retribuir a confiança.

Em complemento, coloque em prática as dicas a seguir para reter talentos:

  • Pague salários atrativos e competitivos no mercado;
  • Ofereça benefícios adicionais (refeição, transporte, auxílio-educação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida etc.);
  • Treine os líderes da empresa para que sejam mais empáticos e democráticos, sem microgerenciamento;
  • Defina regras internas e valores sólidos, punindo qualquer caso de assédio, abuso de autoridade, desrespeito, ofensa, preconceito etc.;
  • Ofereça planos de carreira, com oportunidades de crescimento que gerem motivação;
  • Invista em capacitação profissional;
  • feedbacks completos e motivacionais, que enalteçam a evolução do colaborador e reconheçam as suas competências;
  • Invista em qualidade de vida no trabalho: respeito às escalas e horários de expediente, espaços de descompressão, ginástica laboral, meditação no trabalho, momentos de confraternização, e por aí vai.

Conclusão

O processo de manter pessoas tem se tornado cada vez mais relevante, sobretudo em um mercado de trabalho em que os profissionais não criam vínculos, e as empresas estão sempre em processo de treinamento de novos funcionários. Por isso, reduzir os desligamentos de colaboradores é uma forma de melhorar a economia do seu negócio, pois, como percebemos, a retenção promove benefícios financeiros, produtividade, sinergia, competitividade e desenvolvimento humano!

E você, ser de luz, como avalia o seu local de trabalho no que diz respeito à capacidade de manter pessoas? O que poderia ser melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!