Whiteisthecolor/Shutterstock O livro O Monge e o Executivo traz poderosos ensinamentos sobre liderança

Todos os anos são lançados milhares de livros sobre liderança, mas um livro em especial traz ensinamentos diferenciados, que trouxe aos líderes, de todo o mundo, uma nova dimensão do que é liderar. Este livro é o aclamado – O Monge e o Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança; do escritor americano, James C. Hunter.

O livro é narrado sob a perspectiva de Jonh Daily, um profissional do alto escalão que tinha uma vida feliz, até o dia em que passa por crise profissional, familiar e social. Para fazer reflexões sobre estes acontecimentos, o homem vai à busca de um tempo para si mesmo e, sem saber, ao encontro de “Simeão”, uma figura importante e sempre presente em sua vida.

Nele, Jonh conta sua história e narra seu encontro magistral com Leonard Hoffman; um executivo de sucesso, líder de empresa, que resolveu deixar sua prodigiosa carreira para se mudar para o mosteiro de São Bento e tornar-se um monge.  Deste local e, a partir de profundas e poderosas reflexões, nasceram os princípios que norteiam – O Monge e o Executivo; aprendizados ímpares sobre o desenvolvimento da liderança.

Leonard ficou conhecido, nos Estados Unidos, por ter deixado tudo para trás e, por isso, todos queriam saber os motivos que o levaram a fazer esta escolha. Jonh também e, logo que chegou ao mosteiro, imediatamente procurou por ele. Entretanto, deste encontro outras respostas e grandes ensinamentos estavam por vir.

Após 10 anos, Hoffman já não era mais o Hoffman que todos conheceram, mas sim o “irmão Simeão”. Quando soube de seu nome, Jonh quase não pode conter a emoção. Seu mentor do curso de liderança seria nada menos que Len, ou melhor, o Simeão que buscou a vida toda.

Lições de Liderança de O Monge e o Executivo

Nas aulas de Leonard Hoffman foram abordados os princípios de liderança e discutidos assuntos como: modelos de liderança, autoridade,velhos e novos  paradigmas da gestão, o amor ágape (servidor, altruísta, profundo) e a necessidade de criar uma liderança realmente servidora, que veja o cliente como amigo e não o contrário.

PSC

Ouvir essa é uma das habilidades mais importantes para um bom líder, disse o monge Simeão em outro momento. Este tempo é necessário para compreendermos o que nossos liderados estão dizendo e perceber seus sentimentos e intenções.

E ensinou ainda mais. Nas lições do monge que fora um dos mais brilhantes executivos e líderes estavam ensinamentos importantes como: gerencie coisas e lidere as pessoas; não foque apenas nas tarefas e se concentre nos relacionamentos também; antes de esperar a mudança dos outros, mude e entenda que você só pode mudar a si mesmo; tenha objetivos claros, foque neles e evite dispersões de tempo.

Adapte-se às mudanças; trate seus liderados e clientes como gostaria de ser tratado, faça os questionamentos certos, satisfaça suas necessidades e esteja disponível para ajudá-los em seu crescimento. Por fim, antes de fazer qualquer julgamento, coloque-se sempre no lugar do outro e veja sua perspectiva.

Estes são alguns dos brilhantes ensinamentos do livro o Monge e o Executivo e que podem ser aplicados em nosso dia a dia para nos inspirar a sermos líderes cada vez mais extraordinários. Leia-o e surpreenda-se!