Voltar

O jeito errado de tomar decisões

Publicado em | 0 comentários

Ho Yeow Hui’s/ Shutterstock Saber evitar decisões erradas é tão importante quanto tomar decisões certas

Costumo dizer que “o seu jeito é o jeito certo”. Esta afirmação é uma forma de explicar que cada um, de acordo com sua história e experiências, tem sua própria forma de enxergar e entender a vida. Entretanto, de fato, muitas vezes nossa tomada de decisões ocorre, de forma errada, e estas atitudes acabam nos prejudicando seriamente.

Por isso mesmo é sempre importante lembrar que tudo o que fazemos tem consequências. Muitas pessoas ignoram esta realidade e pensam apenas no que resultado que deseja atingir, negando assim os impactos negativos de suas ações.

Neste sentido, é fundamental aprender a tomar decisões assertivas, de modo que estas lhe permitam conquistar seus objetivos sem prejudicar você e as pessoas à sua volta. Daí vem à pergunta – Como tomar decisões corretamente?

A resposta é: refletindo e analisando, previamente, cada ação e seus efeitos e consequências. Isso é essencial tanto na carreira como em âmbito pessoal, uma vez que nossas definições impactam decisivamente no ambiente de trabalho onde estamos inseridos e nas pessoas com quem nos relacionamos.

Dicas para Tomar Decisões Assertivas

Tenha visão sistêmica – Esta competência ajuda e visualizar as situação de forma integral e entender os prós e contras de cada decisão. Com isso, é possível fazer uma avaliação mais exata de seus atos e perceber o que, de bom ou ruim, cada ação pode trazer.

Desenvolva Inteligência Emocional – Isso permite analisar e resolver os problemas de forma mais concisa e menos impulsiva. A impulsividade por sua vez é uma das maiores responsáveis por decisões errôneas. A Inteligência Emocional possibilita compreender melhor suas emoções e motivações para tomar esta ou aquela decisão, equilibrar sentimentos e reagir de modo mais assertivo aos acontecimentos.

Colha informações – Saiba que quanto mais informações você tiver, mais terá chances de analisar e tomar boas decisões profissionais e pessoais.  Estar bem – informado permite ainda antecipar-se aos problemas e solucioná-los antes que causem maiores consequências negativas.

Peça orientação – Não seja orgulhoso ao ponto de se deixar tomar decisões ruins, para só então, pedir ajuda. Busque orientação de pessoas de sua confiança, que julga serem mais experientes, assertivas e justas e, que por isso, podem lhe dar boas orientações sobre como tomar determinada decisão.

Controle sua impulsividade – Este elemento é, sem dúvida, a causa da maioria das decisões que são tomadas de forma errada. Envolve falta de controle emocional, imaturidade para lidar com frustrações e uma porção extra de egocentrismo. Por isso, controle seus impulsos, pondere antes de agir, meça as consequências de seus atos e evite ser controlado por emoções negativas.

Aproveite estas dicas extraordinárias e aprimore, continuamente, sua capacidade de avaliar as situações e de tomar decisões corretamente. Em todos os âmbitos de sua vida, esta competência será bem-vinda, evitará problemas e trará resultados importantes para você. Experimente!

Gostou do artigo? Coloque estas dicas em prática e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!