líder sorrindo com equipe ao fundo

Minerva Studio / Shutterstock O carisma vai muito além de tratar bem as pessoas, e envolve autoconhecimento, comunicação e bom relacionamento.

Ser líder é uma característica notável, principalmente quando a liderança exercida tem como intuito a melhoria do ambiente e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas.

Muito se discute a respeito de qual tipo de liderança organizacional é mais eficaz. Porém, um aspecto que auxilia todos os perfis de líderes a alcançar o sucesso é o carisma. Esta é uma característica que melhora ainda mais os processos, já que há uma tendência de que pessoas carismáticas estejam à frente dos trabalhos fortes e de amplitude maior, graças a seu potencial dinâmico e produtivo.

O que é carisma?

A palavra tem origem no vocábulo grego khárisma, que significa “graça”, sendo adaptada para o latim charísma, representando “graça divina” um “dom concedido pelos deuses”. E dessa forma, a palavra ainda é entendida até hoje, como um poder “natural” de atrair e cativar todos ao redor.

Max Weber, um dos principais pensadores da história da humanidade, apontou que essa característica, definida por ele como uma “fascinação irresistível”, é um ponto em comum entre os todos principais líderes políticos da história da humanidade. De acordo com o sociólogo, quem possui carísma é seguido naturalmente pelos outros, que o admiram por suas capacidades “acima do normal”.

Importância de um Líder Carismático para a Organização

Embora a ausência dessa característica não impossibilite que o gestor exerça um trabalho de excelência, esse atributo é um grande diferencial para quem o possui. Um líder carismático consegue manter sua equipe motiva e engajada para alcançar um objetivo comum, fazendo com que todos os colaboradores passem a dar tudo para conseguir alcançar o que ele estabeleceu como meta.

Principais habilidades das pessoas carismáticas:

  • Comunicação: o carismático é muito atento na hora de ouvir os outros para, assim, poder transmitir sua visão e posicionamento sobre o assunto;
  • Relacionamento: um líder carismático consegue compreender as outras pessoas, bem como suas opiniões, vontades, cultura e motivações. Trata-se de uma pessoa que sabe se colocar no lugar do outro, o que permite a flexibilização de suas atitudes e comportamentos, e incentiva o grupo a participar ativamente dos processos;
  • Conhecer a si mesmo: os pensamentos devem ser direcionados para os resultados desejados, construindo uma autoimagem positiva em que a automotivação e autoconfiança estejam presentes e fortaleçam a identidade individual;
  • Realização: o líder carismático é capaz de concretizar e colocar em prática suas intenções, sempre com o objetivo de gerar resultados extraordinários, que satisfaçam as necessidades próprias, do grupo e da empresa.

O carisma pode ser desenvolvido

PSC

Embora essa característica seja defina como “natural”, é possível desenvolvê-la durante a vida. Todos os pontos citados acima podem ser melhorados substancialmente utilizando as técnicas corretas. Porém, essa mudança não é algo fácil de ser realizada, sendo, muitas vezes, necessário a utilização de um treinamento adequado para agilizar esse processo.

Desenvolvimento e Liderança

Para quem deseja desenvolver a liderança e o carisma, o Leader Coach Training é uma capacitação em Coaching muito indicada. Trata-se de um eficiente programa de Treinamento em Coaching para Líderes, licenciado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), que tem como objetivo preparar os profissionais de liderança para conduzir pessoas e equipes em direção à alta performance, despertando e desenvolvendo o potencial infinito que existe em cada um de seus liderados.

O Líder Coach incentiva, engaja e prepara a equipe para evoluir continuamente e ir sempre além na busca e alcance de resultados efetivos e extraordinários para a organização.

Esse artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com os amigos nas redes sociais.