© Depositphotos.com / koya979 Compreender como se dá o processo de desenvolvimento humano e entender seus comportamentos a partir da psicologia é fundamental para a aplicação eficaz do Coaching.

Criada e desenvolvida por Jean Piaget, famoso psicólogo suíço considerado um dos pensadores mais importantes do século XX, a psicologia do desenvolvimento humano é o estudo sobre o comportamento humano e suas mudanças ao longo da vida.

Segundo ele, o desenvolvimento de uma pessoa pode ser dividido em quatro fases:

1.       Período Sensório – motor (0 a 2 anos)

É nesta fase que a criança tem o primeiro contato com o mundo e desenvolve mecanismos de locomoção, como engatinhar e andar, que permitem que ela explorar o ambiente em que está. Ela aprende por meio da observação e imitação. Esta etapa é de fundamental importância para o desenvolvimento futuro da criança, pois quanto mais estimulada ela é durante este período, mais desenvolvida intelectualmente ela será quando crescer.

2.       Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)

Nesta fase, a criança desenvolve a linguagem e as habilidades que permitem que ela interaja socialmente. Ela também utiliza números, símbolos e palavras para representar o meio que está inserida.

3.       Período das Operações Concretas (7 a 12 anos)

Neste período, a criança já desenvolve sua própria personalidade e a capacidade de raciocinar. Adquire, ainda, um pouco mais de autonomia e independência dos adultos.

4.       Período das operações formais (12 anos em diante)

É nessa fase que a criança aprende a pensar por si própria e passa a refletir sobre temas mais complexos, como justiça, verdade e a própria existência.

Piaget destaca que todas estas mudanças ao longo da vida acontecem devido à influência da carga genética, aspectos físicos, padrões comportamentais e ao meio em que ele está inserido.

Relação entre o Coaching e a psicologia do desenvolvimento

O Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação existente atualmente. Trata-se de um poderoso processo que visa o alcance efetivo de grandes resultados em qualquer aspecto da vida, seja pessoal ou profissional.

Compreender como se dá o processo de desenvolvimento humano de um indivíduo e entender seus comportamentos a partir desta abordagem da psicologia é fundamental para a aplicação eficaz do Coaching, pois a partir dela é possível determinar, de forma assertiva, mudanças de comportamentos negativos gerados desde a infância, essenciais para o alcance dos objetivos almejados pelo cliente.

PSC

Este artigo foi interessante para você? Então se lembre de compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.