Voltar

Monotonia: Não Caia Nela

Publicado em | 0 comentários

É praticamente inevitável não seguirmos uma rotina no trabalho e na vida pessoal. A disposição das tarefas no dia a dia e sua redundância é suficiente para cairmos na monotonia. A partir daí tudo o que fazemos tornar-se enfadonho e deixa de ser estimulante.

Evitar a monotonia exige uma nova forma de encarar as atividades cotidianas. Cada uma deve ser executada conscientemente e não em modo automático. Isso é importante porque tendemos a reclamar das nossas responsabilidades e demandas, sem nos atentarmos que a diferença está na forma como as realizamos.   

Resultados diferentes exigem esforços diferentes. Se você deseja sair de uma vida monótona e sem graça, saiba que isso deve começar internamente, por um processo de autotransformação.

Monotonia: Não Caia Nela

Rawpixel/Shutterstock Para não cair na monotonia é preciso se permitir ousar agir e fazer diferente

Dicas para sair da monotonia

A monotonia pode influenciar negativamente o seu desempenho nos mais variados setores da vida e prejudicar o alcance dos seus objetivos. Livrar-se dela pode ser difícil, afinal é praticamente impossível implantar as mudanças necessárias quando se está desgastado pela rotina.  

Você precisa definir aquilo que o motiva a desempenhar cada atividade com mais satisfação. Com isso, terá mais disposição para encarar o dia a dia e o tornará menos maçante. Esse é um exercício constante que você pode colocar em prática com algumas atitudes simples.

Procure fazer o que gosta

Não há nada mais motivante do que fazer aquilo que gosta. Mesmo se tiver que desempenhar a mesma atividade repetidamente, será com mais dedicação e dificilmente você se sentirá entediado. Por isso, busque constantemente pelo que lhe faz feliz!

Estabeleça metas e objetivos

Quando você sabe aonde quer chegar, cada atividade desempenhada no dia a dia torna-se uma meta para conquistar o seu objetivo. Somente caem na monotonia aqueles que não têm um propósito e ficam repetindo em modo automático as tarefas simplesmente porque se sentem obrigados a isso. Estabeleça os resultados que deseja alcançar e encare as suas tarefas como degraus para alcançá-los.  

Reveja sua rotina 

Avalie todas as suas tarefas e descubra modos diferentes de executá-las. Se por exemplo, você tem que ir à academia todos os dias, que tal fazer atividades novas como dança ou artes marciais? Olhe ao seu redor e perceba novas oportunidades.

Ouse mudar

Que tal mudar seu corte de cabelo, o caminho para o trabalho, incluir algumas roupas diferentes em seu guarda-roupa, ir num restaurante novo, mudar a forma como se relaciona com suas demandas e colegas ou levar os filhos para brincar ao ar livre? Pequenas atitudes ajudam a sair da rotina. Reinvente-se todos os dias!

Saia da zona de conforto

Por mais que se sintam incomodadas, muitas pessoas preferem “ir levando” a tomar atitudes para mudar o que lhes incomoda. Não faça isso com você! Se algo lhe incomoda, se o seu trabalho não lhe desafia ou se sua vida pessoal precisa de um upgrade, aja para modificar o que lhe causa monotonia e desânimo.

Aproveite a monotonia 

Com os dias cada vez mais corridos e atribulados por uma infinidade de tarefas, ter dias tranquilos e até monótonos, sem nada para fazer ou se preocupar, também pode ser bem prazeroso e energizante. Aproveite seu tempo livre para respirar, descansar seu corpo e mente.

Como podemos perceber, com um olhar mais apurado e algumas mudanças de comportamento, existem várias formas de não cair na monotonia e aproveitar melhor nossa vida no trabalho, em casa ou em sociedade. Coloque-as em prática!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!