“Você precisa dar um rumo para a sua carreira!”. Quem é que nunca ouviu isso de um amigo, familiar ou da própria voz da consciência, não é mesmo? É importante que saibamos sempre para onde estamos caminhando, o que inclui a vida profissional. Por isso, questione-se: o que você deseja profissionalmente? Ser promovido na empresa em que trabalha? Mudar de emprego? Abrir um negócio próprio? Mudar radicalmente de área?

Independentemente do objetivo que você defina para a sua vida profissional, para realizar uma mudança de carreira ou conquistar uma promoção, é necessário que você tenha os seus interesses pessoais e profissionais bem alinhados, de modo a atender às suas expectativas. Neste artigo, você vai descobrir como fazer tudo isso de modo adequado, a fim de encontrar a felicidade na sua carreira. Continue a leitura e saiba mais!

A importância do plano de carreira e o poder do coaching

O profissional deve estar ciente dos riscos dos caminhos que escolher e pronto para assumir as consequências da sua nova empreitada, que podem ser positivas ou não. Nesse sentido, faça a si mesmo algumas perguntas, como:

  • Por que eu quero mudar de emprego/ carreira/ ser promovido?
  • O quanto eu quero isso? Que ganhos espero obter?
  • Em quanto tempo conseguirei alcançar esse objetivo?
  • Desejo realmente fazer essa mudança?
  • O que eu tenho que fazer para alcançar as minhas metas profissionais?

Toda pessoa deve ter um Plano de Carreira bem definido, com respostas aos questionamentos acima. Uma boa alternativa quando o assunto é a mudança de emprego ou a busca por uma promoção é o coaching de carreira.

Trata-se de um processo indicado para profissionais em diversas fases, como no início da carreira, na mudança de emprego/de cargo, na recolocação profissional e até mesmo no planejamento da aposentadoria. Por meio do autoconhecimento e das percepções de valores e crenças, ressaltando pontos fortes e trabalhando os pontos de melhoria, o coaching de carreira conduz o profissional do estado atual ao estado desejado, ou seja, ao alcance do objetivo que definiu.

Além disso, o coaching voltado para a carreira, aumenta a percepção de mercado do profissional, permitindo que ele enxergue novos horizontes de maneira mais clara e eficaz e visualizando com mais objetividade aquilo que deseja.

5 passos práticos para promover a mudança desejada na vida profissional

PSC

A seguir, confira 5 dicas para alcançar os seus objetivos profissionais com eficácia e agilidade.

1. Defina os seus objetivos profissionais

O que você espera da sua carreira? Assumir um cargo X na empresa em que trabalha? Ter um salário Y para viver com mais conforto? Abrir a própria empresa e ser chefe de si mesmo? Mudar de emprego? Mudar completamente de área profissional? O primeiro passo é definir o seu objetivo, ou seja, o seu estado desejado.

Um bom objetivo é SMART, seguindo a sigla em inglês que já citamos algumas vezes aqui no blog:

  • Specific: específico e detalhado;
  • Measurable: mensurável, cujo progresso pode ser acompanhado ao longo do tempo;
  • Achievable: alcançável e realista;
  • Relevant: relevante, ou seja, que de fato tenha um propósito e o faça sentir-se feliz com o caminho escolhido;
  • Timebound: com um prazo de tempo definido.

2. Identifique o que você deve fazer para alcançar as suas metas

Depois de definir o seu objetivo, é hora de questionar-se: o que você deve fazer para deixar o seu estado atual e alcançar o seu estado desejado? Por exemplo: se você deseja seguir na mesma área, mas mudar de empresa, certamente precisará atualizar o seu currículo, fazer algum curso para aprimorar/atualizar os seus conhecimentos, cadastrar-se em sites de vagas de emprego, pesquisar sobre as empresas mais compatíveis com o que você procura e candidatar-se às vagas desejadas.

Coloque no papel todas as atividades que você precisará fazer, definindo uma sequência para elas, afinal de contas, não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Estime o tempo e os custos de cada tarefa, verificando se de fato são viáveis ou se será preciso fazer adaptações. Esse processo é fundamental e recebe o nome de planejamento!

3. Converse com quem já alcançou o seu estado desejado

Imagine que você seja um jornalista que deseja migrar para a área do marketing. Por serem áreas “vizinhas”, que têm a comunicação em comum, talvez não seja assim tão difícil encontrar alguém que já tenha feito essa mudança de área. Pesquise: talvez você tenha algum amigo, familiar, conhecido, colega de trabalho, professor ou contato da internet que já tenha passado por essa experiência.

Converse com essas pessoas. Não há nada mais útil para alcançar um objetivo do que aprender as técnicas de quem já o alcançou. Adapte as dicas que receber à sua realidade e procure seguir os passos de quem teve sucesso. Inspire-se nesses indivíduos, mas lembre-se de que o seu caminho é único!

4. Participe de sessões de coaching e mentoria

Definir objetivos, planejar o seu alcance e determinar tudo o que você deverá fazer, mensurando os resultados da sua estratégia: não é fácil colocar tudo isso em prática. Por isso, é altamente recomendado que você participe de sessões com mentores ou coaches de carreira, que possam compartilhar com você as mais modernas técnicas para passar por cada uma dessas fases.

Além disso, as sessões proporcionam um verdadeiro mergulho no autoconhecimento, o que permite que você identifique e potencialize as suas forças individuais, bem como reconheça e aja no sentido de resolver o que ainda precisa de melhorias.

5. Estude e comece a agir

Na fase de planejamento, há uma dica extremamente valiosa: nunca pare de estudar. Na vida profissional, precisamos continuamente de cursos de reciclagem de saberes e de atualização. O dinamismo do mercado é uma constante em qualquer área do conhecimento. Se faz 10 anos desde que você fez o seu último curso de capacitação profissional, saiba que você precisa de uma atualização com urgência!

Além de estudar e planejar, crie coragem, respire fundo e comece a agir. Não adianta colocar todo o seu planejamento no papel sem partir para a prática. Quando começar, você talvez tenha a necessidade de fazer mais algumas adaptações, o que é perfeitamente normal. Apenas não tenha medo de dar o primeiro passo — ele é o mais importante!

Coloque os 5 passos acima em prática e concretize a sua mudança de carreira ou o seu desejo de ser promovido com muito mais praticidade e agilidade. Tenha imenso sucesso nos caminhos que escolher!

E você, ser de luz, já passou por algum desses momentos: de mudança de emprego/área ou de busca por uma promoção? Como agiu para alcançar as suas metas profissionais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!