Voltar

Motivação nas Empresas na Hora da Demissão

Publicado em | 0 comentários

Saiba como minimizar o impacto de uma demissão nos outros colaboradores da empresa! yanlev

Natural de qualquer empresa, a demissão não é nada agradável – o termo, por si só, já gera desconfianças e sentimentos de medo quando pronunciado. Isso porque, bastante delicada, além de afetar o demitido, ainda envolve os que ficam, já que na maioria das vezes, a equipe entende que esse tipo de situação pode acontecer novamente com outro colega, o que pode atrapalhar na motivação e gerar estresse.

Neste caso, antecipar os efeitos negativos das demissões problemáticas pode garantir a preservação da motivação e da moral da equipe. Líderes que sabem como lidar com as emoções negativas, como medo, culpa, receio e raiva fazem com que o local de trabalho volte a ser um lugar positivo e produtivo.

O primeiro passo, é claro, é reunir a equipe. A notícia se espalhará pelos corredores e para evitar que isso se torne uma fofoca, é importante reunir os colaboradores e anunciar a demissão daquela pessoa.

Apesar de aguçar a curiosidade de todos, os motivos que levaram o indivíduo a ser demitido não interessam à equipe. Dessa forma, não compartilhe detalhes, apenas diga o essencial. As causas podem afetar ainda mais a motivação na empresa.

Estratégias para fugir do problema e manter a equipe motivada e segura

Identifique os problemas e tenha paciência

As reações após uma demissão podem ser diversas, por isso é preciso que o líder saiba lidar com as emoções de sua equipe. Para que o problema não tome proporções maiores, identifique quais são os principais medos e incertezas e tome atitudes que possam mitigá-los, como conversas, projetos, entre outros.

Mantenha-se acessível

Faça reuniões em um local privado para que a equipe converse com você e te ouça. O ideal é que isso seja feito em grupos menores para permitir que aqueles que não gostam muito de se expor tenham a chance de falar. Dessa forma, é possível restaurar a confiança, tanto na empresa quanto em você, líder.

Envolva os funcionários nas ações

Isso fará com que eles se acostumem com a nova estrutura organizacional e poderá até mostrar perfis de liderança. Deixe que participem de projetos novos e de decisões importantes, quando estas puderem ser compartilhadas é claro. Ouça a sua equipe e garanta a confiança.

Invista na equipe que permanece

Trace metas e comemore as conquistas, mesmo as pequenas. Isso aumenta a autoestima e a motivação organizacional. Estimular a capacitação por meio de treinamentos ou a participação em novas iniciativas também pode garantir mais segurança.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!