Voltar

Metáfora O Mar

Publicado em | 0 comentários

Timsimages/Shutterstock As metáforas nos ajudam a mergulhar nas profundezas do nosso ser e potencializam nosso crescimento como seres humanos

O mar é uma excelente alegoria para aprofundar um transe que costuma ser superficial. É interessante para os participantes da hipnose que ela seja profunda, caso o coachee esteja em busca de resultados rápidos. Mas é necessário cuidado em relação à figu­ra do oceano. Essa imagem pode re­meter num indi­víduo sensações agradáveis, de relaxamento e bem estar.

Po­rém, pode acon­tecer de essa me­táfora representar a outros um senso de desconforto e perigo, advindo da grandiosidade e mistérios característicos desse ele­mento. Verifique se a pessoa tem medo de água – se, por exemplo, ela já vivenciou alguma tragédia envolvendo mergulho.

Pergun­te: “gosta de mar? E de mergu­lhar?” Geralmente, a pessoa não gostar do que está relacionado ao mar é um caso isolado, não constitui uma regra, então apresentamos a seguir uma poderosa metáfora que pode servir para muitos e com certeza atingirá o âmago do indivíduo, facilitando a hipnose.

Metáfora O Mar

Quando você vê uma linda praia, a observa de fora, vendo a beleza da cor de suas águas, da areia à sua volta, das plantas… mas geralmente não fica pensando como é o relevo lá debaixo… imaginando os peixes… as algas… as pedras… o desconhecido… você apenas sabe que existe esse mundo lá debaixo… aprecia o que os seus olhos observam e o que você sente…

Pois é… o que os seus olhos veem… Você observa as mudanças de clima, temperatura e pressão… Dias muito quentes sempre tra­zem aumento de pressão, tempestades e chuvas fortes… É possível perceber como o mar se modifica… fica bravo… batendo ondas vio­lentas… se torna sujo e feio, mas com o tempo ele vai acalmando… Então, vem o tempo da ressaca… com mar feio… revolto em areia…

O céu já está limpo… o sol já brilha novamente… mas é hora de colocar o que é ruim para fora… O mar elimina pedaços de embarcações, latas velhas, cascas de coco… A praia fica feia… mas o mar vai se limpando… e aos poucos se acalmando… A areia vai se assentando e tudo começa a tomar seu devido lugar novamente…

E mais uma vez o mar fica claro, limpo, convidativo a um bom mergulho… e você pode mergulhar… mergulhar devagarinho… ir conhecendo o outro lado… o que há lá embaixo… meu Deus! Um mundo… um mundo que vive, sente, trabalha e, no silêncio do seu interior, funciona, produzindo riquezas e belezas… Você pode ir mergulhando… com segurança e proteção… vasculhando… des­cobrindo… pequenos peixes coloridos… algas… estrelas do mar… Você pode até mesmo ir mais profundamente… e conhecer as coisas grandes que habitam lá no fundo…

Não tenha medo… é a sua praia… é o seu mar… você pode observar as maravilhas que lá existem… você pode parar… boiar… respirar livremente… Apenas observe…

Há vida! Há riquezas! E bem lá no fundo, no subsolo… há uma grande preciosidade… há petróleo… que dá a energia da vida… Observe… veja vida dentro de você… e assim, aos poucos… lentamente… você pode ir voltando… e quando chegar à tona… à sua praia… sente-se um pouco… observe-a… descanse… e pense sempre… que há um mundo de coisas a serem descobertas dentro do seu próprio mundo… Aproveite!

Moral da História – O profundo é a mente inconsciente.

Gostou desta poderosa metáfora? Viu como as figuras de linguagem são poderosas? Quer aprender como utilizá-las para potencializar sua comunicação? Conheça a formação em Coaching Ericksoniano e aprenda tudo e também como aplicar esta fantástica metodologia criada por Milton Erickson.

Crédito – Metáfora Retirada do livro de Sofia Bauer. 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!