Voltar

Metáfora O Grão de Areia e a Ostra

Publicado em | 0 comentários

Valentyn Volkov/Shutterstock A lição da ostra mostra como até dor e sofrimento podem se tornar algo bom em nossa vida

Uma ostra é um tipo de molusco, vive no mar e é um alimento muito apreciado. Tem uma concha que lhe serve de proteção, vive dentro dela sozinha, a concha e o mar são suas casas. Às vezes, um grão de areia consegue passar pela barreira de proteção e entrar na concha da ostra, alojando-se dentro dela.

Ele se fixa em seu corpo e se recusa a sair. O grão de areia se aconchega naquela maciez e se agarra a ela com todas as forças. O grão de areia incomoda muito. Ele é áspero, pontiagudo e fere a ostra. Machuca, causa dor. As tentativas de se livrar o grão de areia são em vão. Não há nenhum meio dele sair e cessar o sofrimento.

A única solução para a ostra, já que não consegue expulsá-lo, é aprender a conviver com o grão de areia. Ela se resigna e entende a situação. Assim, a ostra cria, cuidadosamente, um invólucro, uma cobertura, lisa, brilhante, que a protege do mal-estar.

Envolto por essa camada criada pela ostra, o grão de areia já não causa mais a dor de antes, e a ostra pode hospedar, tranquilamente, esse novo ser. A dor da ostra acaba por se tornar uma linda, desejada e valiosa pérola.

Moral da História – Não podemos eliminar nossas dores. O sofrimento faz parte da vida. Mas podemos encontrar formas de lidar com nossas dores dando-lhes o devido significado e fazendo delas aprendizados.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!