Aleks77/Shutterstock Conheça a poderosa metáfora Oásis e veja como ela pode inspirar em seu autoconhecimento

Conta uma popular lenda do Oriente que, apesar de sua aridez, numa região arábica existia um lindo oásis. Ele ficava num vilarejo, em um ponto de intercessão entre diferentes cidades, e, por causa disso, era muito comum os viajantes passarem por lá. Além disso, no lugarejo vivia um senhor que era, na verdade, um sábio, como tal, cheio de sabedoria.

Um jovem, que pretendia se instalar na aldeia por um tempo, quis saber algumas informações sobre o local. Sua maior preocupação era em relação aos moradores com quem conviveria. Ele chegou à beira do oásis e, aproximando-se do velho, que também se encontrava por lá, perguntou-lhe:

— Que tipo de pessoa vive neste lugar?

— Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem ? — perguntou, por sua vez, o ancião.

— Oh, um grupo de egoístas e malvados. — replicou o rapaz — Estou satisfeito de haver saído de lá — disse ele, transparecendo alívio.

— A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui — replicou o velho.

PSC

No mesmo dia, outro jovem viajante, que tinha intenções parecidas às do anterior, se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:

— Que tipo de pessoa vive por aqui?

O velho respondeu com a mesma pergunta:

— Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?

O rapaz respondeu:

— Um magnífico grupo de pessoas – amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.

— O mesmo encontrará por aqui — respondeu o outro.

Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao senhor:

— Como é possível darem respostas tão diferentes à mesma pergunta?

Ao que o velho respondeu :

— Cada um carrega no seu coração o ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos lá também os encontrará aqui, porque, na verdade, a nossa atitude, nosso mapa mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto.

Moral da História – É importante olharmos para as pessoas de forma positiva, enxergando sempre suas potencialidades. Ver o lado bom das pessoas nos faz mais positivos e nos ajuda em nosso crescimento.