A casa é o ponto central da existência de todos os seres humanos na Terra. É o nosso abrigo. Não importa como ela seja — uma mansão, uma tenda, um iglu, uma oca ou uma caverna —, ela é o nosso refúgio e onde guardamos verdadeiramente uma boa parte de nós. É o lugar de onde partimos e para onde regressamos ao final de mais um dia de trabalho. É o lugar onde agradecemos pelas nossas vitórias e onde visualizamos novas conquistas.

A casa é uma metáfora da nossa própria vida. É onde encontramos a nossa família; reencontramos as nossas origens, por meio de nossos pais, e enxergamos o nosso futuro, por meio de nossos filhos e netos. Neste artigo, convidamos você para compreender melhor essa metáfora e os seus poderosos significados. Continue a leitura e confira!

Vivendo a metáfora da casa

  • Os pilares

Assim como nós construímos o nosso lar, construímos a nossa própria existência. Os fundamentos da nossa casa são os nossos princípios e valores, que representam tudo aquilo que dá base moral para ser quem somos, para pensar como pensamos, para acreditarmos no que acreditamos e para agir como agimos.

Os pilares da casa são as nossas motivações, os nossos sonhos, as nossas metas, enfim, aquilo que nos faz levantar todos os dias motivados e fortalecidos para realizar os nossos desejos pessoais e profissionais. É aquilo que nos mantém de pé, nos inspira a ir além, nos motiva a persistir. Por isso, esses pilares devem ser verdadeiramente fortes, a fim de evitar que os ventos contrários e tempestades balancem as suas estruturas e nos façam desistir na primeira tormenta.

  • O telhado

Ah, e o nosso telhado… Fazendo mais uma alusão da nossa casa física com a casa lúdica; do nosso corpo, da nossa própria autoconstrução diária, o telhado são as nossas crenças. Quando esses pensamentos são positivos, quando esse teto é forte, não há ideia ou sentimento ruim que possa gotejar na nossa casa e enchê-la de energias ruins e crenças limitantes.

Por outro lado, quando esse telhado ainda não é forte o suficiente, fica mais fácil colocar pesos demais na nossa mente, o que pode abalar as nossas estruturas emocionais e enfraquecer os nossos pilares.

  • As portas

PSC

Você já parou para pensar na função de uma porta? Ela serve para nos proteger das ameaças externas, mas também para que possamos selecionar melhor quem entra na nossa casa e quem deve ficar de fora. Algo parecido deve ocorrer nas nossas vidas.

Portas frágeis simbolizam aqueles que abrem a sua vida a qualquer pessoa. Portas muito rígidas representam aqueles que se fecham ao mundo e que não demonstram o seu interior. Já as portas de peso mediano identificam aqueles que sabem selecionar de forma equilibrada com quem querem compartilhar a sua vida.

É importante que nós nos abramos ao mundo, pois dependemos uns dos outros. Todavia, é igualmente necessário que sejamos capazes de avaliar quem são as pessoas dignas do nosso amor, da nossa confiança e da nossa amizade. As pessoas com as quais mais convivemos são determinantes no nosso estilo de vida e no nosso bem-estar. Por isso, seja mais seletivo.

Questione-se!

Escolha bem, então, com quais materiais você vai construir a sua casa. Com bases sólidas ou com algo que pode se romper a qualquer momento? Com pilares fortes que o motivam a ir além ou com estruturas frágeis? Com pensamentos positivos ou com ideias que limitam você e sabotam seus resultados?

Lembre-se de que a casa onde você mora é uma metáfora da casa que você constrói e vive em si mesmo. Quanto mais forte ela é, mais seguro e protegido você se torna, pois, é claro, você não deseja morar em um lar feio, que a cada problema se arrisca a cair sobre você em vez de protegê-lo e de edificar a pessoa maravilhosa que você é. As suas histórias são tudo o que preenche esse espaço. Ao mesmo tempo, evite construir a sua casa com uma estrutura muito pesada e escura, que o impede de abri-la e de mostrar-se ao mundo. O equilíbrio é tudo!

Por isso, ser de luz, hoje, quando você estiver na sua casa, nós o convidamos a fazer esse poderoso exercício da metáfora da casa humana e a refletir sobre quais são os fundamentos da sua casa interior. Quais são os seus pilares, motivações, sonhos, desejos? E também a pensar: como está o seu teto, isto é, as suas crenças?  Responda para si mesmo: você se sente verdadeiramente seguro e feliz no seu lar? O que pode fazer para torná-lo ainda melhor e mais harmonioso para você e para a sua família?

Conclusão

Talvez, uma reforma íntima seja o caminho para você conhecer melhor a engenharia de si mesmo e para reconstruir aquelas partes da sua existência e da sua casa, que ainda não estão exatamente como você deseja. Você é o arquiteto da sua vida, o autor da sua história. Então, ouse construir a si mesmo e seja aquele maravilhoso lar para onde você mesmo gostaria de voltar todos os dias.

Nesse sentido, saiba que o desenvolvimento humano é um processo contínuo e extremamente benéfico. Para ser o arquiteto da sua história, assuma as rédeas da sua vida com o auxílio do coaching. Para isso, conheça as ferramentas e formações do Instituto Brasileiro de Coaching — IBC. Nós estamos prontos e extremamente ansiosos para conhecê-lo e para ajudá-lo a construir a casa mais bonita, confortável e resistente que puder. Não hesite em entrar em contato conosco para conhecer as nossas soluções!

E você, ser de luz, como avalia a sua casa, a sua trajetória, a sua vida? O que pode melhorar nos seus pilares, no seu telhado ou nas suas portas, metaforicamente? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!