Voltar

Liderança servidora – Liderar é servir

Publicado em | 0 comentários
desenho representando líder e equipe

KreativKolors / Shutterstock A liderança servidora é baseada em exemplos, experiências, qualidades e humildade por parte do líder.

Para James Hunter, autor do best seller O Monge e o Executivo, o primeiro passo para ser um líder servidor é ser “o chefe que você gostaria que seu chefe fosse”. Isso não significa que você precisa, necessariamente, ser um gestor para ser líder, mas que a liderança servidora está em todas as pessoas — basta querer e praticar.

A ideia de que “liderar é servir” é a base da liderança servidora, que busca inspirar e motivar por meio dos exemplos, experiências, qualidades e da humildade do líder.

Diferenciais da Liderança Servidora

Para Hunter, o líder servidor possui algumas habilidades distintas que o tornam um gestor diferente dos demais. São elas: humildade, paciência, comprometimento, altruísmo, gentileza, capacidade de perdoar, respeito, honestidade e perfil servidor — capaz de abrir mão das próprias necessidades em benefício do grupo.

Este amor ao próximo é essencial no ambiente organizacional, uma vez que as empresas geralmente são pautadas pelo excesso de competitividade e por ambientes nocivos, que transformam as pessoas em meras peças dentro das estratégias das empresas.

Liderança para todos

Quando a liderança serve aos colaboradores, e não apenas à instituição, o processo de gestão de pessoas acontece de forma mais coesa, eficiente e equilibrada. Isso ocorre porque, amparados pelo líder servidor, os profissionais se sentem mais confortáveis e seguros para expressar suas opiniões, colaborar com ideias e fazer seu trabalho.

Neste contexto, as pressões e excessos da busca incessante por melhores resultados dá lugar a um sistema de cooperação voluntária e mútua. Por isso, também é papel do líder servidor entender as necessidades de seus liderados e fornecer a eles as oportunidades de crescimento que buscam dentro da empresa.

Cursos de Coaching como apoio à liderança servidora

Para ser um representante da liderança servidora, é preciso desenvolver determinadas competências que projetem o líder servidor para fora. Para isso, uma excelente alternativa é investir em um curso de Coaching — metodologia de aprimoramento que, de maneira rápida e organizada, auxilia na evolução profissional e pessoal do ser humano.

O treinamento é bastante efetivo porque a liderança Coaching compartilha dos mesmos preceitos da liderança servidora, o que potencializa o autoconhecimento para desenvolver as habilidades individuais. Faça um Treinamento de Liderança e torne-se um líder servidor!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!