Para James Hunter, autor do best-seller O Monge e o Executivo, o primeiro passo para ser um líder servidor é ser “o chefe que você gostaria que o seu chefe fosse”. Isso não significa que você precisa, necessariamente, ser um gestor para ser um líder, mas que a liderança servidora está em todas as pessoas — basta querer e praticar.

A ideia de que “liderar é servir” é a base da liderança servidora, que busca inspirar e motivar por meio dos exemplos, das experiências, das qualidades e da humildade do líder. Neste artigo, vamos conhecer mais a fundo as características desse tipo de liderança que tanto bem faz às equipes. Continue a leitura e saiba mais!

Diferenciais da liderança servidora                                                     

Para Hunter, o líder servidor apresenta algumas habilidades distintas, que o tornam um gestor diferente dos demais. São elas: humildade, paciência, comprometimento, altruísmo, gentileza, capacidade de perdoar, respeito, honestidade e perfil servidor — capaz de abrir mão das próprias necessidades em benefício do grupo.

Esse amor ao próximo é essencial no ambiente organizacional, uma vez que as empresas geralmente são pautadas pelo excesso de competitividade e por ambientes nocivos, que transformam as pessoas em meras peças dentro das estratégias das equipes. A liderança servidora age na contramão desse fluxo, propondo um clima organizacional mais solidário e colaborativo.

1. Liderança para todos (democracia)

Quando a liderança serve aos colaboradores, e não apenas à instituição, o processo de gestão de pessoas acontece de forma mais coesa, eficiente e equilibrada. Isso ocorre porque, amparados pelo líder servidor, os profissionais se sentem mais confortáveis e seguros para expressar as suas opiniões, colaborar com ideias e fazer o seu trabalho. Por isso, esse modelo é naturalmente mais democrático, já que inclui as pessoas, independentemente da hierarquia, nas tomadas de decisão.

Nesse contexto, as pressões e os excessos da busca incessante por melhores resultados dão lugar a um sistema de cooperação voluntária e mútua. Por isso, também é papel do líder servidor entender as necessidades de seus liderados e fornecer a eles as oportunidades de crescimento que buscam dentro da empresa.

2. Liderança humanizada (empatia)

PSC

O líder servidor é humanizado. Isso significa que ele se porta como um ser humano e que vê nos seus liderados outros seres humanos, e não números ou máquinas de produzir. Dessa forma, esse gestor é compreensivo com as pessoas e entende que elas têm uma vida pessoal fora da empresa. Por isso, estão sempre abertos ao diálogo, sobretudo quando problemas de ordem pessoal impactam as questões profissionais.

Esse líder entende que podem ocorrer atrasos e faltas devido a doenças, problemas com os filhos, questões domésticas, trânsito etc. Ele sabe cobrar a produtividade dos seus liderados, mas de uma forma motivacional, sem ser um “carrasco” inflexível que não compreende as necessidades alheias. Ele consegue se colocar no lugar do liderado, sendo para ele o líder que ele mesmo gostaria de ter.

3. Liderança pelo exemplo (atitude)

Mais do que palavras, o líder servidor lidera pelo exemplo. Isso significa que ele toma atitudes equivalentes aos comportamentos que ele espera dos seus liderados. Se ele espera colaboração, é o primeiro a colaborar. Se ele espera planejamento estratégico, é o primeiro a executar esse tipo de planejamento. Isso vale para todos os atributos que ele deseja ver no dia a dia: criatividade, organização, dedicação, pontualidade, disciplina, bom relacionamento interpessoal etc.

Assim, o líder serve para ensinar os colaboradores a servirem-se uns aos outros. Ele até cita isso por meio do diálogo, mas a maneira mais eficaz que encontra para transmitir ensinamentos é o poder do exemplo. Uma atitude vale mais do que mil palavras, sobretudo nesse contexto, em que os liderados sempre tomam as atitudes do líder como referência, seja para o bem, seja para o mal.

4. Liderança transparente (honestidade)

Por fim, devemos ressaltar que a liderança servidora é pautada em uma comunicação transparente. Assim, não há decisões unilaterais tomada em sigilo e que pegam o quadro de funcionários de surpresa. Tudo é comunicado de forma clara e transparente. Como citamos, esse tipo de líder não age para defender apenas os próprios interesses, mas, principalmente, para proteger os interesses de toda a equipe que ele lidera.

Dessa forma, há sempre um canal de comunicação aberto. O líder servidor está sempre disposto a dialogar, a ouvir o que o colaborador tem a dizer e a falar com respeito e empatia. Planejamento, organização, comunicação e transparência são pilares que garantem a honestidade que faz parte desse tipo de liderança.

Cursos de coaching como apoio à liderança servidora

Para ser um representante da liderança servidora, é preciso desenvolver determinadas competências que projetem o líder servidor para fora. Para isso, uma excelente alternativa é investir em um curso de coaching — metodologia de aprimoramento que, de maneira rápida e organizada, auxilia na evolução profissional e pessoal do ser humano.

O treinamento é bastante efetivo porque a liderança baseada em coaching compartilha dos mesmos preceitos da liderança servidora, o que potencializa o autoconhecimento para desenvolver as habilidades individuais. Assim, faça um treinamento de liderança e torne-se um líder servidor!

Como você pode perceber, a liderança servidora é aquela em que o líder coloca-se a serviço do time, sendo um exemplo de proatividade, humildade, disciplina, dedicação, enfim, de todas as características que ele deseja ver nos seus liderados. Como disse Jesus Cristo, grande líder da humanidade: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir”.

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com a liderança servidora, sendo um líder do tipo ou sendo liderado por um gestor com essas características? O que pensa a respeito disso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!