A Copa do Mundo está surpreendendo a todos, com times qualificados, com muita técnica, gingado e garra, trazendo pessoas do mundo todo para colorir as arquibancadas dos estádios brasileiros. A primeira fase está a todo vapor e, driblando a previsibilidade, seleções renomadas estão sendo eliminadas e outras, que antes não representavam perigo, estão cada vez mais se destacando.

Isso está ocorrendo, devido ao avanço tecnológico, que também chegou ao futebol e seus profissionais. Atualmente, as técnicas para se obter resultados extraordinários em campo são mais bem difundidas, e grande parte das seleções possuem as ferramentas necessárias para se tornarem a melhor seleção do mundo. Além disso, o que tem feito as equipes consideradas menores se tornarem grandes e difíceis adversárias, é a intensa vontade de vencer. Portanto, diferente de anos atrás, nenhum time pode ser subestimado até o último apito do juiz.

A Seleção “Canarinho” encerrou a primeira fase com duas vitórias e um empate, ocupando o primeiro lugar no seu grupo, seguida do México, que ficou atrás apenas no saldo de gols. A cada jogo nossos corações vibraram e torceram. Agora, ficam nossas opiniões, sugestões e “pitacos” para aprimorar o time para a segunda fase da Copa.

Mas o que podemos aprender com a nossa Seleção nessa primeira fase da Copa do Mundo?

Brasil x Croácia

O jogo de estréia da Copa apresentou o preparo dos atletas, mas não pudemos deixar de perceber o nervosismo e a ansiedade deles, devido à grande responsabilidade de representar bem o país que sedia os jogos de 2014. O primeiro gol foi croata, e surpreendentemente, saiu dos pés do brasileiro Marcelo, em um momento de sufoco na pequena área brasileira. Apesar do susto, Marcelo teve o apoio de toda a equipe brasileira e não se deixou abater pelo imprevisto.

Mesmo com este “tropeço”, conseguimos virar o placar, marcando três gols e vencendo este jogo tão importante. Tudo isso, devido ao poder de resiliência, que foi fundamental nos momentos mais difíceis da partida, tanto para os membros da Seleção que estavam dentro de campo, quanto para aqueles que estavam no banco.

PSC

Outro fator fundamental neste jogo foi o trabalho em equipe, que muitas vezes é enfatizado, pois é um dos segredos para a obtenção do sucesso coletivo e individual. Se não tivermos “companheiros de partida”, com que possamos dividir nossas alegrias e adversidades, e que possam nos apoiar nas dificuldades, jamais conseguiremos nos tornarmos profissionais e seres humanos bem-sucedidos.

Exemplos como estes, nos mostram que devemos estar fisicamente e mentalmente preparados para enfrentar os desafios, assim como a Seleção Brasileira de Futebol. Uma boa atuação provém de grandes esforços, determinação e disciplina . Seja em uma entrevista de emprego ou no dia-a-dia do trabalho, devemos nos capacitar para sermos os melhores, e mesmo com dificuldades ou “gols contra”, é necessário manter o foco no positivo.

Brasil x México

Precisamos enfrentar com garra e sem medo nossos adversários, seja dentro ou fora de campo. Esta é a grande lição que podemos tirar desta partida. Um grande adversário do Brasil no segundo jogo da primeira rodada foi Guillermo Ochoa, goleiro do México. A equipe brasileira estava tecnicamente bem, mas Ochoa teve uma excelente performance, conseguindo impedir que todas as bolas do ataque brasileiro entrassem no gol.

O empate com a Seleção Mexicana sem gol algum não agradou, mas isso não fez com que o Brasil perdesse o ânimo. Devemos ter o mesmo posicionamento em nossas vidas, pois nem sempre as coisas acontecem da maneira que planejamos. Isso não deve nos colocar pra baixo, nem nos entristecer, mas sim, nos dar mais motivação para que seja diferente no próximo desafio.

Brasil x Camarões

Foi o que fizemos em nossa terceira partida na Copa do Mundo: fizemos diferente e alcançamos um resultado extraordinário. Considerada por muitos uma seleção que não demonstrava perigo, devido às goleadas que sofreu anteriormente, a Seleção de Camarões deu um susto, tanto em nossos jogadores, quanto em toda a torcida brasileira: marcou seu primeiro e único gol na Copa nesta partida contra o Brasil. Camarões nos mostrou que devemos ficar atentos e dar o nosso melhor em tudo o que fazemos, sem subestimar nada e nem ninguém.

Mesmo diante desta situação e de uma partida difícil, para alegria da torcida verde e amarela, viramos o jogo e a goleamos por 4 a 1. O Brasil todo comemorou a primeira colocação no grupo, um ótimo exemplo de persistência e perseverança.

Com o objetivo de ser a vencedora dessa Copa, é certo que a Seleção Brasileira de Futebol continuará dando o seu melhor, enchendo o país de alegria e emoção. E com certeza, estaremos todos vibrando e torcendo pelas próximas vitórias.

Vamos que vamos Brasil, rumo ao Hexa!!!