Voltar

A importância do treinamento de integração para novos funcionários

Publicado em | 0 comentários
A importância do treinamento de integração para novos funcionários

© Depositphotos.com / adamgregor Cabe à empresa estimular um processo de adaptação acolhedor para seus novos funcionários.

Ingressar em uma nova organização não significa simplesmente uma mudança de endereço de trabalho: o colaborador recém-contratado deverá encarar um novo universo, com missão, metas, equipe e funções diferentes. Para garantir que ele se adapte mais rapidamente, a empresa deve oferecer orientação eficaz, da qual não pode faltar a integração de funcionários.

A realização desse procedimento engloba um conjunto de ações que permitem a inserção psicológica e funcional do novo funcionário. Dessa forma, os colaboradores conhecem melhor os objetivos da empresa e a importância das atividades que desempenharão, comprometendo-se mais a contribuir no alcance dessas metas. A integração, portanto, valoriza tanto a organização, pois referencia as suas conquistas, quanto os recentes contratados, que sentem-se fazendo parte do time.

A integração de funcionários também é uma ótima oportunidade da empresa capacitar e a qualificar os recém-chegados, visando o bom desempenho de  suas atribuições. Isso proporciona mais segurança e confiança e evita que eles percam tempo com esclarecimento de questões básicas, aumentando a produtividade desde os primeiros dias de contrato. O treinamento de integração permite ainda informar as expectativas e comportamento esperado dos funcionários por parte da organização.

O conhecimento mais aprofundado sobre a empresa, a equipe e a sua ocupação faz com que o funcionário tenha atitudes mais assertivas no ambiente de trabalho, bem mais do que se ele fosse apenas colocado diretamente em sua nova mesa sem ser devidamente orientado. O contratado compreende a razão pela qual ele desempenha suas funções e a importância de sua contribuição para o produto final e para o cliente, tornando-se mais motivado para alcançar bons resultados.

Como deve ser realizada a integração de funcionários

A metodologia e a escolha da pessoa que ministrará contam muito para que os novos funcionários fiquem mais atentos ao conteúdo passado e saiam do treinamento de integração sentindo-se acolhidos, envolvidos com a nova equipe e tecnicamente bem orientados.

De acordo com as exigências e objetivos da empresa, podem ser usados vídeos institucionais ou outros materiais de apoio, como manual constando as principais informações sobre a empresa, benefícios e deveres dos funcionários. A recomendação é que a apresentação seja realizada no primeiro dia de trabalho ou no máximo uma semana depois e que tenha duração de no máximo três horas para não se tornar cansativa para os espectadores.

Conheça os principais componentes da integração de funcionários:

  • Mensagem de boas-vindas, para a empresa se mostrar calorosa na recepção dos novos funcionários
  • Palavra do presidente dando boas-vindas e comentando sobre as expectativas da organização com relação aos novos funcionários
  • Apresentação da história e trajetória da empresa, desde a sua fundação até os desafios atuais e objetivos.
  • Apresentar a missão, visão e os valores da empresa
  • Orientações sobre infraestrutura e rotinas de horários (banheiros, estacionamento, pontos, etc)
  • Informações sobre o salário, benefícios e expectativas de crescimento profissional
  • Apresentar o colaborador a seus novos colegas de trabalho de forma acolhedora
  • Expor a hierarquia e a conduta que deve ser adotada na empresa
  • Criar um ambiente receptivo e hospitaleiro
  • Depoimento dos gestores para falar mais sobre as atividades desempenhadas por cada área
  • Divulgação de canais de comunicação entre gestores e funcionários
  • Informar como funciona o processo de avaliação de desempenho e quando ele ocorrerá
  • Informar que o setor de RH está aberto a novas sugestões e projetos, estimulando a proatividade

A presença de um superior imediato ou coordenador é essencial para a integração do novo colaborador. É natural que dúvidas apareçam, e ter alguém mais experiente dando suporte é de grande ajuda. Dessa maneira, o profissional fica à vontade e sem receios de fazer perguntas sobre as situações que teve dificuldade. Esse superior deve, também, avaliar o desempenho, capacidade, interesse, nível de responsabilidade e envolvimento do colaborador em relação as suas tarefas.

Por esse motivo, a empresa deve capacitar tanto do gestor quanto dos colegas de equipe para que recebam bem o novo funcionário, apresentando-o ao funcionamento da empresa e ajudando-o quando necessário no dia a dia.

Se você ainda não tem um processo de integração de funcionários na sua empresa, comece a programar um agora mesmo. Você verá os resultados acontecendo quando os novos colaboradores adaptarem-se mais rapidamente a sua função.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!