mulher se olhando no espelho

© Depositphotos.com / danienel A capacidade de conhecer a si mesmo permite que o indivíduo conheça seus pontos fortes, habilidades, crenças, valores e motivações.

A capacidade de conhecer a si próprio, e reconhecer sua luz e sombra, faz toda a diferença no processo de evolução profissional e pessoal do ser humano. Não por acaso, os profissionais que mais se destacam em suas carreiras são aqueles que desenvolvem uma profunda conexão com o seu “eu” interior.

A autoconsciência permite que o indivíduo conheça seus pontos fortes, habilidades, crenças, valores, motivações e alegrias, bem como reconhecer os erros, comportamentos negativos e demais aspectos que precisam ser melhorados.

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Benefícios do autoconhecimento profissional

– Autoconfiança: o profissional que conhece a si mesmo consegue mostrar mais assertividade em seu trabalho, além de maior confiança para executar suas tarefas e projetos;

– Potencial na prática: quanto mais o profissional conhece suas competências e habilidades, tem maiores condições de usá-las para maximizar os resultados e alcançar conquistas maiores;

– Automotivação: por estar ciente de seus objetivos e metas, o colaborador que se conhece bem não se deixa abalar por fatores externos e mantém-se motivado e autoconfiante mesmo em situações ruins;

PSC

– Inteligência emocional: entender os próprios limites ajuda a lidar melhor com conflitos e diferenças de pensamento no ambiente de trabalho, favorecendo a construção de relacionamentos saudáveis;

– Coragem para ousar: o profissional que dispõe de autoconhecimento é mais ousado, criativo e inovador. Ele acredita em sua capacidade e, a cada novo desafio, seu objetivo é sempre avançar um pouco mais;

– Autoliderança: habilidade de gerenciar o próprio trabalho, sem necessariamente, precisar da presença e acompanhamento direto do gestor. Isso demonstra a maturidade do profissional que conta com a confiança do seu líder.

Como o Coaching potencializa o autoconhecimento

Visando o autoconhecimento profissional, o processo de Coaching — com suas técnicas, ferramentas e perguntas poderosas — auxilia o cliente a conhecer profundamente todos os elementos que guiam sua vida.

Para isso, o Coaching proporciona uma volta no tempo, em que a pessoa consegue visualizar e identificar experiências positivas e negativas que influenciam diretamente em seus resultados e comportamentos.

O autoconhecimento é essencial para manter um bom nível de satisfação com a vida. Faça o nosso teste e descubra
como está a sua felicidade!

Deste modo, o cliente consegue entender melhor quem ele é e quais são suas motivações, valores e potenciais, bem como eliminar atitudes sabotadoras e ampliar suas oportunidades de crescimento profissional.

Você também quer conquistar autoconhecimento profissional? Faça a Formação Professional & Self Coaching e potencialize seus resultados com o auxilio do Coaching!