Voltar

A importância de aprender um novo idioma

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Andresr Saiba como dominar um novo idioma pode trazer benefícios para a sua vida profissional.

Com a concorrência cada vez mais presente no mercado, possuir diferenciais que agreguem valor à carreira torna-se cada vez mais necessário para se destacar no ambiente corporativo. Dominar um segundo idioma, por exemplo, além de ser um grande diferencial profissional, também é um fator determinante na hora da contratação.

Um candidato a uma vaga de trainee em uma multinacional, por exemplo, pode até ter todas as características inerentes a função e uma boa formação acadêmica, mas, se não possuir competências e habilidades bem específicas para o cargo, como saber se comunicar de forma adequada ou ser fluente em um determinada língua como o Inglês, dificilmente será contratado.

Neste sentido, fazer um curso de idioma ou realizar um intercâmbio para um país diferente pode ser uma excelente alternativa para potencializar ainda mais a vida profissional.

A oportunidade de visitar um país desconhecido, conhecer uma nova cultura, pessoas e lugares diferentes e, principalmente, aprender uma nova língua, pode oferecer um crescimento pessoal gigantesco, mas é fato que também oferece diversas vantagens também para a vida profissional. Confira:

Aumento de salário

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, profissionais que dominam mais de um idioma recebem um salário 42% maior do que aqueles que não dominam. Já supervisores fluentes em mais de uma língua têm um aumento de quase 70% no salário se comparado aos que não têm.

Melhores oportunidades profissionais

De acordo com um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos, a busca por profissionais qualificados e capacitados que atendam as exigências do mercado tem sido cada vez maior. A principal dificuldade encontrada pelos departamentos de Recursos Humanos está na falta de profissionais bilíngües disponíveis, daí a importância de dominar um novo idioma.

As oportunidades podem ser muito maiores para aqueles que sabem uma língua diferente como a realização de cursos que agreguem experiência ao trabalho, realizar viagens internacionais por conta da empresa, entre outras coisas.

Networking em nível global

Outro benefício de dominar um segundo idioma, além da língua de origem, está na facilidade de conhecer e se comunicar com pessoas de diferentes lugares e países, dando um alcance ainda maior ao seu networking. Conectado em nível global, as chances de oportunidades profissionais fora do seu país de origem são extensas.

Negócios internacionais

Ter fluência em uma nova língua pode abrir grandes portas e horizontes, além de oferecer a oportunidade de investir em novos negócios e segmentos diferentes de sua área de atuação.

E você, quais outros benefícios considera importantes ao aprender uma nova língua? Compartilhe comigo o seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!