Você já parou para pensar a respeito do quanto os seus amigos são importantes em sua vida? Eles são a família que pudemos escolher para compartilhar, tantos os momentos de alegria e festa como aqueles de tristeza e dificuldade. Os amigos de verdade estão sempre ao nosso lado, nos motivando, inspirando, amando, valorizando e dando conselhos, pois são pessoas que, verdadeiramente, querem nosso bem-estar e a nossa alegria. Por isso, a importância da amizade envolve tudo o que citei e vai além, pois também impacta positivamente no desenvolvimento emocional e pessoal de todos nós.

A Importância da Amizade Para Ser Feliz e Saudável

Passar tempo ao lado dos amigos é sempre muito agradável, mas, além disso, pode proporcionar uma série de benefícios, tanto físicos quanto emocionais, para a sua saúde. Estudos constataram que as amizades ​​tornam o processo de envelhecimento mais agradável, diminuem o sofrimento e ajudam os indivíduos a alcançarem suas metas pessoais. Ter bons amigos é tão importante para a saúde quanto alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios físicos.

Neste sentido, veja quais são os 7 principais benefícios que as boas amizades podem te proporcionar:

Envelhecimento Feliz: os indivíduos que mantêm contato frequente com amigos de longa data costumam ser mais felizes e podem sofrer menos com os dramas de estarem envelhecendo.

Conquista de Objetivos: contar com o apoio de amigos proporciona maior motivação para conquistar objetivos como: conquistar um emprego novo, encontrar um novo amor ou praticar um esporte, por exemplo.

Relacionamentos Saudáveis: além de ser positiva para os círculos sociais, a amizade também pode fortalecer os relacionamentos amorosos. Casais que são amigos e parceiros um do outro têm maior tendência a permanecerem juntos por muitos anos.

Felicidade Atrai Felicidade: ter amigos felizes, que enxergam a vida de forma positiva, faz com que você também se sinta mais feliz. A felicidade é contagiosa!

PSC

Rede de Apoio: aqueles que possuem um círculo de amizade sólido se sentem mais seguros e felizes do que os indivíduos que se consideram mais independentes, pois sabem que podem contar com seus amigos sempre.

Alívio Para o Sofrimento: pessoas que têm amigos costumam superar situações delicadas com maior facilidade, pois o apoio faz toda a diferença nesse processo.

Melhora no Sistema Imunológico: além dos benefícios para a saúde mental, as amizades fazem com que as emoções positivas impactem na saúde física, fortalecendo o sistema imunológico e minimizando o risco de doenças.

As Suas Escolhas em Relação às Amizades Fazem a Diferença

Todos os benefícios que citei podem ser conseguidos através de boas amizades, ou seja, do contato com pessoas positivas, que querem verdadeiramente alimentar um ciclo saudável de empatia, compaixão, amor ao próximo, respeito, honestidade, admiração e companheirismo. É muito importante estar atento a isso ao escolher seus amigos, pois da mesma forma que uma pessoa do bem pode te contagiar com sua alegria, o mesmo também acontece com aqueles que estão sempre reclamando e enxergando tudo de forma negativa. Por isso, é necessário fazer boas escolhas, para que suas amizades realmente agreguem valor e significado à sua vida.

A intenção não é a de que se cerque de pessoas perfeitas, que nunca sofrem, até porque elas não existem, mas sim que tenham uma visão positiva e acreditem que podem ir além e conquistar o que desejam. Lembra-se daquele ditado que diz – diga-me com quem andas que te direi quem és? Conserve ao seu lado pessoas que também sejam indivíduos iluminados e de bem com a vida.

Dicas Para Conservar e Fazer Boas Amizades

Depois de conhecer todos os benefícios e a importância das amizades, acredito que esteja se sentindo mais motivado a conservá-las e, até mesmo, fazer novos amigos, certo? Pensando nisso, preparei algumas dicas especiais que vão te ajudar a ser também um bom amigo para essas pessoas extraordinárias que tornam a sua vida mais feliz.

1 – Dedique Seu Tempo Para as Amizades

Assim como um relacionamento amoroso, as amizades também precisam ser cultivadas para que se mantenham fortes. Quando se é mais jovem, é natural passar uma grande parte do tempo com os amigos, entretanto, conforme a maturidade chega, esses momentos se tornam cada vez mais raros, principalmente por conta da chegada de obrigações profissionais e familiares.

Contudo, por mais corrida que seja a sua vida, lembre-se de dedicar um pouco do seu tempo aos amigos, seja desfrutando de bons momentos ao lado deles ou oferecendo apoio quando eles precisarem. Mande mensagens no celular ou nas redes sociais, ligue e converse, marque encontros e não se prive da sua presença.

2 – Seja Honesto Com Seus Amigos

Uma amizade verdadeira requer confiança e, para isso, é importante agir sempre com honestidade. Isso inclui saber guardar os segredos que os amigos confiarem a você, dizer quando alguma atitude deles o magoar, dar a sua opinião sincera quando pedirem, enfim, ter uma relação aberta e 100% verdadeira. Se deseja ter pessoas de confiança por perto, que possam ouvir os seus desabafos e te apoiar, comece sendo você esse alguém.

3 – Seja um Bom Ouvinte

Você pode ter a solução que acredita ser perfeita para o problema de um amigo, mas, muitas vezes, não se trata de conselhos, e sim de ouvir o desabafo dele. Talvez ele te procure não porque deseja obter ajuda para resolver uma questão, mas sim porque precisa do seu ombro e, principalmente, dos seus ouvidos. Dar conselhos é necessário, mas ouvir o que ele tem a dizer na essência, dedicando total atenção para aquele momento, é tão importante quanto.

4 – Alegre-se Com o Sucesso dos Seus Amigos

Dizem que são poucos os amigos que permanecem ao lado de uma pessoa que está passando por um momento delicado. Por mais triste que isso pareça, a verdade é que essa situação servirá para que identifique aqueles que são verdadeiramente leais a você. Outra situação bastante reveladora é a do sucesso, pois apenas os verdadeiros amigos conseguem enxergar as conquistas do outro sem sentir inveja. Procure sempre se alegrar com os êxitos dos seus “friends”, esse é um sinal de verdadeira amizade e grandeza.

5 – Esteja Aberto a Novas Amizades

Por mais que esteja satisfeito com suas amizades atuais, sempre é possível conhecer outras pessoas interessantes que podem agregar ao que já é bom. Dessa forma, mantenha-se aberto a conhecer gente nova, conheça os amigos dos seus amigos, converse mais com seus colegas de trabalho, permita-se.

Assim você poderá ampliar ainda mais a sua rede de amizades e descobrir novas afinidades, novas formas de se relacionar. Cada indivíduo com o qual nos relacionamos nos dão a oportunidade de nos conhecermos melhor, então, quanto mais convivência tiver com outras pessoas, mais irá se conhecer.

Espero que este artigo tenha te inspirado a valorizar e conservar as boas amizades que possui e também a agradecer diariamente pela dádiva de ter amigos bons; fieis e leais a você. Estes companheiros e companheiras de vida são seres extraordinários capazes de nos proporcionar momentos de felicidade, aprendizado, amadurecimento e evolução. Seja, então, o melhor amigo que você pode ser e valorize sempre as boas amizades, pois isso não tem preço.

Copyright: 696510463 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem