Tefi/Shutterstock O processo de Coaching apoia na conquista de maior saúde e bem-estar físico, emocional e espiritual

Nas primeiras lições sobre Coaching aprendemos que ele é um processo que visa o diagnóstico de um estado atual em busca de um estado desejado detalhadamente descrito, a determinação de tempo e de tarefas a serem realizadas para alcançar esse estado.

Esse processo se estabelece com um acordo entre duas pessoas: o coachee, que é a pessoa que se submete ao processo e o coach, sujeito que facilita, conduz esse processo. Muito embora o processo de Coaching se dê na relação entre esses sujeitos, as respostas não são dadas pelo coach, este por sua vez estimula o outro a encontrar em si mesmo as respostas que fazem mais sentido pra ele.

O  Health Coaching, ou Coaching de Saúde, nesse caso é um processo “auto”, ou seja, é um processo de autoconhecimento, autocura, autodesenvolvimento e outros “autos” necessários para o alcance dessa plenitude. Partindo então do pressuposto que o coach não ensinará nada ao coachee, mas o ajudará a descobrir aquilo que faz sentido pra ele, encontramos um dos princípios mais fortes do processo: o comprometimento.

Entendemos por comprometimento a permissão que a pessoa dá em acreditar, escolher, decidir e querer fazer o processo. Desenvolver a crença com o resultado positivo tem a ver com confiança e receptividade. Usar comprometimento com escala, eu acredito nesse processo de 0 a 10, 1000 eu me comprometo com você. Assim estou dando a você o convite para participar comigo.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

 Coaching na Conquista do Bem – Estar do Ser Humano

Se o bem-estar do indivíduo depende das suas próprias ações, nada mais justo que ele entenda que o seu comprometimento com as tarefas orientadas pelo coach é o fator determinante para o seu sucesso. O cérebro, como todas as partes do nosso corpo; pode ser mais bem conhecido e compreendido. Uma vez entendido seu funcionamento podemos induzir os estímulos que nos ajudarão a sermos mais saudáveis e plenos, em todos os níveis.

PSC

Ter foco no positivo sempre nos possibilita projetar o estado desejado mesmo antes de alcançá-lo. “Como seria se…” é uma das formas de perguntas poderosas que o coach aplica também aos estados de saúde como forma de estimular o coachee a sentir os benefícios do estado desejado.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

As ferramentas importantes nesse processo estarão em outro volume desta coleção. Mas é importante já nesse primeiro livro mostrar que os princípios do Coaching estão ligados também ao processo de busca do estado holístico de bem-estar. Aliás, não só na busca como na manutenção desse estado, em que o físico, a mente, o meio ambiente e o espírito estejam em equilíbrio e harmonia.

Gostou do texto e quer saber mais sobre o assunto? Leia meu livro: Saúde e Coaching, coleção disponível com IBCShop.com.br e saiba mais.