Existem filmes que, mais do que entreter, nos emocionam e nos fazem refletir a respeito de diversas questões em nossas vidas. Esse é o caso de “Extraordinário”, uma produção norte-americana de uma sensibilidade impar e extraordinária. Se já assistiu, acredito que irá gostar de conferir algumas conclusões interessantes a respeito da história. E, se ainda não viu, tenho a certeza de que este artigo irá suscitar o seu interesse em conferir todas as cenas da linda trajetória de superação do pequeno Auggie Pullman.

O que você vê ao olhar no espelho? Uma pessoa feliz?
Clique aqui e descubra qual grau de sua felicidade!

A Essência do Filme Extraordinário

Auggie é um garotinho que nasceu com uma deformação no rosto, mas que em nada atrapalhou o seu desenvolvimento e a sua inteligência. Com medo de ele ser discriminado na escola e sofrer bullying, seus pais, Isabel e Nate, interpretados por Julia Roberts e Owen Wilson, decidem educá-lo em casa, prática que é bastante comum e permitida nos Estados Unidos. Porém, quando o menino completa 10 anos de idade, eles sentem que chegou o momento de ele conhecer outras crianças e explorar o mundo fora do conforto e da segurança proporcionados por sua família em casa.

Como é apaixonado pelo espaço e naves espaciais, Auggie utiliza um capacete de astronauta como uma forma de se sentir mais seguro e não ser julgado pelas pessoas por sua aparência. Contudo, ao chegar à escola, ele se vê obrigado a retirar a sua proteção e encarar os olhares julgadores. A adaptação em relação aos colegas é bastante delicada, principalmente por conta do bullying, o que rende cenas bastante tocantes. Felizmente, após passar por diversos obstáculos, o pequeno grande garoto consegue se aceitar e, assim, ser aceito por todos, provando que o mais importante é o que cada um carrega dentro de si.

Além da história principal, o filme fala a respeito de outros personagens, cada um com sua história e seus dramas pessoais. A primeira citada é Via, irmã de Auggie, que vê toda a atenção dos pais sendo dedicada a ele, o que faz com que ela, muitas vezes, se sinta sozinha. Depois é a vez de Summer, Jack e Justin, colegas de sala de Auggie que são peças-chave durante a sua adaptação na escola, e de Miranda, a melhor amiga de Via que é considerada como parte da família Pullman.

7 Lições Ensinadas Pelo Filme Extraordinário

Depois de saber um pouco mais a respeito da essência desta linda história; veja quais são as principais lições que esse filme pode nos ensinar.

1 – Nunca Julgue Ninguém Pela Aparência

PSC

Apesar de a imagem ser a primeira parte de uma pessoa com a qual temos contato, ela é a menos importante. Devemos sempre valorizar a essência de cada um e nunca julgar ninguém pela aparência. Um dos colegas de Auggie, por exemplo, o julgou por causa de sua deformidade e por ter sido educado em casa. Depois, foi surpreendido nas aulas ao perceber a inteligência que o garoto possuía. Por isso, permita-se conhecer as pessoas verdadeiramente antes de fazer julgamentos precipitados motivados por aparências.

2 – Escolha Ser Gentil

Uma frase bastante marcante dita por R. J. Palácio, autor do livro que deu origem ao filme, é: “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”. Essa citação mostra o quanto à forma com a qual se trata alguém é tão impactante e, por isso, deve ser sempre focada na gentileza e no bem. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que cada um de nós tem as suas questões pessoais e dores, por isso, devemos sempre ser gentis, mesmo quando não sabemos o que o outro carrega dentro de si.

3 – Aceite Quem Você é!

No caso de Auggie, foi bastante delicado se libertar do capacete de astronauta e assumir a sua aparência perante todos. Contudo, essa foi uma condição essencial para que ele conseguisse se sentir seguro e, assim, fosse aceito pelos seus colegas de escola. Para conquistar o respeito e o amor das outras pessoas, devemos sempre nos amar e nos respeitar em primeiro lugar. Assim, é possível que cada um adquira consciência em relação ao seu valor e sua essência e deixe de depender da aprovação de terceiros para ser feliz.

O que você vê ao olhar no espelho? Uma pessoa feliz?
Clique aqui e descubra qual grau de sua felicidade!

4 – Tenha Coragem de Enfrentar os Obstáculos da Vida

Mesmo sofrendo com o bullying dos colegas e chegando a pensar em desistir, Auggie não cedeu e se manteve firme e continuou frequentando a escola. A sua perseverança fez com que todos mudassem a sua visão em relação a ele, enxergando o quanto ele era especial e extraordinário. Por isso, procure fazer o mesmo em sua vida, quando parecer que tem inúmeras razões para desistir, pense em diversas outras para continuar, persistir e ir além. Dê o primeiro passo e continue, é assim que conseguirá vencer todos os obstáculos e chegar aonde deseja.

5 – Assuma os Seus Erros

Assim como os colegas de Auggie erraram ao discriminá-lo e depois se mostraram arrependidos, você também pode assumir as suas falhas. Somos todos seres humanos e estamos sujeitos a cometer erros, o que não é uma justificativa para agir sem considerar as consequências, mas sim uma condição natural. Então, não tenha medo ou vergonha de assumir quando errar. Faça o possível para consertar o que causou estrago, peça perdão e também se perdoe para que possa continuar.

6 – Converse Com as Crianças Sobre Bullying

O bullying é algo muito grave e que, embora seja algo mais marcante em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, também acontece com muita frequência no Brasil. Nesse sentido, procure conversar a respeito desse assunto com seus filhos e outras crianças da sua família. Inclusive, assistir ao filme com elas é uma ótima oportunidade para que aprendam sobre a importância de respeitar as diferenças e ter bons relacionamentos com os colegas de escola e com as pessoas de maneira geral.

7 – Todos Somos Extraordinários

Por fim, a última lição que gostaria de citar é a de que somos todos extraordinários. Isso pode ser percebido principalmente através da história de Via, a irmã de Auggie, que tinha problemas de autoestima por acreditar que seu irmão precisava de mais atenção do que ela. Foi em uma apresentação de teatro na escola que ela descobriu que também é especial, recebendo a atenção e admiração de toda a sua família.

Essas foram às sete lições que considerei mais marcantes no filme. Se já assistiu, deixe o seu comentário abaixo compartilhando o que aprendeu com a trajetória do pequeno Auggie. Se ainda não viu, assista e volte aqui para dividir a sua percepção. Tenho a certeza de que irá se encantar com essa história que é realmente extraordinária!

Copyright: imagem Google

https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/listas/2017/12/extraordinario-e-as-10-transformacoes-mais-radicais-de-atores-para-papeis