Buscar a melhoria contínua dos processos deve ser o objetivo de todo líder. Essa ação é importante, pois favorece sua evolução como gestor, o desenvolvimento de seus liderados e o alcance efetivo dos resultados projetados pela empresa.

Nesse sentido, destacam-se os treinamentos e dinâmicas sobre liderança. Seja em grupo ou individualmente, esses cursos oferecem ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de comportamentos favoráveis e eliminação de atitudes que sabotam os processos de gestão de pessoas.

Estima-se que no Brasil 59% das demissões voluntárias ocorrem em decorrência de problemas com os gestores. Por isso, esse aprimoramento da liderança é um dos pontos-chave para a diminuição do turnover e o crescimento das organizações.

Siga a leitura para conferir alguns exemplos de dinâmicas sobre liderança para realizar com a sua equipe.

7 Exemplos de dinâmicas de liderança para realizar com sua equipe

As dinâmicas de grupo são atividades muito interessantes porque reúnem aprendizado e integração. Ao aplicar as sugestões que daremos a seguir em sua empresa, poderá estimular o desenvolvimento de habilidades de liderança entre os colaboradores.

1. Dinâmica de autofeedback

Nesta dinâmica, o líder recebe um papel em branco e uma caneta, sendo convidado a fazer uma autoavaliação sobre suas características de sua liderança. Pontos fortes, aspectos que precisam de melhoria, diferenciais, comunicação e relacionamento interpessoal estão entre as questões a serem respondidas. Com todas as respostas, é possível refletir e pontuar sobre o que pode e deve ser melhorado ou potencializado.

2. Dinâmica do material radioativo

PSC

O objetivo desta dinâmica é desenvolver confiança mútua e trabalho em equipe entre os líderes. Para isso, peça que metade dos participantes se deite no chão, formando duas fileiras, cabeça com cabeça. Em seguida, todos devem erguer seus braços para cima, formando uma espécie de cama.

Com a ajuda de dois auxiliares, os demais participantes, um de cada vez, devem ser deitados sobre as mãos dos participantes que estão no chão. A meta é fazer, apenas com o movimento das mãos, que todos cheguem à ponta da fileira, o mais rápido possível.

Como o nome da dinâmica sugere, todos devem se esforçar para que este “material radioativo” não caia ou sofra qualquer dano. Para que todos vivam a experiência, o mesmo deve ser feito com o grupo que começou passando por cima. Depois, convide as pessoas a falarem da experiência, do que sentiram e sobre o que aprenderam com a dinâmica.

3. Dinâmica todos a bordo

Para realizar esta atividade é preciso ter pedaços de papelão ou pequenos tapetes dispostos sobre o chão, simulando um barco. Os participantes deverão todos entrar no “barco” e manter os pés sobre o material. Ao longo da dinâmica, o organizador deve ir retirando pedaços, enquanto todos precisam se adaptar ao espaço menor.

Essa dinâmica ajuda no desenvolvimento da liderança porque estimula habilidades fundamentais, como a comunicação, a capacidade de resolução de problemas e o pensamento crítico. Além disso, é uma atividade divertida e que irá auxiliar na integração da equipe.

4. Dinâmica de líderes que inspiram

Os participantes devem ser divididos em dois grupos. Cada grupo deve debater entre si e eleger um líder que eles admiram, em qualquer área. Então, para finalizar, cada equipe apresenta o seu líder e fala sobre as características que fizeram com que fosse o escolhido. Essa atividade ajuda na identificação das atitudes de liderança e inspira todos a desenvolvê-las.

5. Dinâmica dos sobreviventes

O organizador deve pedir que todos os participantes imaginem que sofreram um acidente de avião e caíram em uma ilha deserta. Então, terão que selecionar itens do escritório que levariam e justificar como cada objeto seria útil e ajudaria na sobrevivência deles.

Essa atividade estimula a criatividade, pois os força a pensar em finalidades para itens diversos. Além disso, permite que argumentem com os colegas para convencer a todos de que os objetos escolhidos serão realmente úteis.

6. Dinâmica do campo minado

Para realizar esta atividade é preciso que um participantes do grupo tenha os olhos vendados. Os demais deverão espalhar obstáculos pelo chão da sala. Quando o sinal for dado, o indivíduo vendado deverá caminhar pelo espaço, sendo orientado pelos demais através de coordenadas simples, como: vire para a direita, esquerda, siga em frente e assim por diante.

A intenção é que exercitem a habilidade de comunicação e argumentem entre si quem irá falar, evitando, por exemplo, sobrepor as vozes. Caso isso aconteça, o organizador poderá falar ao final como isso prejudicou o desempenho da equipe, resultando em mais confusão do que ajuda ao colega vendado.

7. Dinâmica da situação hipotética

Os participantes devem ser divididos em grupo de três a cinco membros. A cada grupo será apresentada uma situação hipotética bastante desafiadora ligada à empresa. Exemplo: vocês são gerentes de produção, um grande pedido é recebido, mas não há tempo hábil para os insumos chegarem e nem pessoal para produzir tanto em pouco tempo. O que vocês fazem?

É interessante criar situações que tenham a ver com a empresa e fazer com que os colaboradores se imaginem em cargos de gerência, mesmo se não os ocuparem. A ideia é realmente fazê-los pensar e buscar soluções para o problema, estimulando também a comunicação e a união da equipe.

Benefícios das dinâmicas de liderança

Dinâmicas de liderança são muito positivas porque estimulam os colaboradores no desenvolvimento de habilidades como a comunicação, a escuta, a argumentação, a empatia, entre outras.

É sempre importante lembrar que não são apenas profissionais que ocupam cargos de gerência que devem buscar desenvolver essas competências. Colaboradores de todos os níveis podem e devem ter habilidades de liderança.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios que as dinâmicas de liderança podem proporcionar.

1. Aumento da motivação

Participar de atividades como essas é extremamente motivador. Os colaboradores sentem que a empresa os vê como seres humanos e que reconhece que têm capacidade de se desenvolverem. Além disso, através de dinâmicas é possível reforçar os valores e a cultura da companhia.

2. Melhora a produtividade

Profissionais motivados e valorizados produzem mais, o que impacta diretamente nos resultados da empresa. Em locais em que há apenas cobranças e não há incentivos e reconhecimento, as pessoas tendem a fazer apenas o que é pedido, sem se sentirem motivadas a se dedicarem e irem além.

3. Estimula a colaboração

Durante as atividades, os colaboradores precisam se unir para chegar ao melhor resultado. Assim, poderão levar isso para o dia a dia de trabalho, passando a ajudar uns aos outros de forma harmoniosa. Isso é muito bom porque, quanto mais entrosada for a equipe, melhores serão os resultados alcançados.

4. Incentiva a criatividade

As dinâmicas trazem situações hipotéticas que estimula os participantes a usarem a criatividade. Isso é ótimo porque, muitas vezes, no dia a dia de trabalho, muitos acabam entrando em uma espécie de piloto automático, apenas repetindo as ações. Poder sair um pouco desse cenário é ótimo para trazer inovação para a rotina.

5. Melhora a comunicação

Grande parte das dinâmicas de liderança exige que os participantes se comuniquem. E a comunicação é fundamental para que uma equipe trabalhe de forma colaborativa. Às vezes, alguns colegas não conversam com frequência por não terem proximidade. Assim, as atividades vêm como um incentivo para a aproximação e a melhora da comunicação.

Para finalizar, uma dica interessante para desenvolver a liderança é buscar cursos que favoreçam o desenvolvimento dessas habilidades. A Formação Leader Coach se destaca por trazer dinâmicas, técnicas e ferramentas do Coaching e ensinar sobre as melhores formas de aplicá-las na conquista de uma liderança realmente extraordinária. Saiba mais, fale com o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e torne-se um Líder Coach!

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Imagem: Por Syda Productions