Voltar

Exemplos de dinâmicas sobre liderança

Publicado em | 0 comentários
grupo conversando em roda

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia As dinâmicas sobre liderança favorecem o desenvolvimento contínuo dos gestores.

Buscar a melhoria contínua dos processos deve ser o objetivo de todo líder. Essa ação é importante, pois favorece sua evolução como gestor, o desenvolvimento de seus liderados e o alcance efetivo dos resultados projetados pela empresa.

Neste sentido, destacam-se os treinamentos e dinâmicas sobre liderança. Seja em grupo ou individualmente, estes cursos oferecem ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de comportamentos favoráveis e eliminação de atitudes que sabotam os processos de gestão de pessoas.

Estima-se que, no Brasil, 59% das demissões voluntárias ocorrem em decorrência de problemas com os gestores. Por isso, este aprimoramento da liderança é um dos pontos-chave para a diminuição do turnover e o crescimento das organizações.

Exemplos de dinâmicas de liderança

Autofeedback: Nesta dinâmica, o líder recebe um papel em branco e caneta, sendo convidado a fazer uma autoavaliação sobre suas características de sua liderança. Pontos fortes, aspectos que precisam de melhoria, diferenciais, comunicação e relacionamento interpessoal estão entre as questões a serem respondidas. Com todas as respostas, é possível refletir e pontuar sobre o que pode e deve ser melhorado ou potencializado.

Material radioativo: O objetivo desta dinâmica é desenvolver confiança mútua e trabalho em equipe entre os líderes. Para isso, peça que metade dos participantes se deite no chão, formando duas fileiras, cabeça com cabeça. Em seguida, todos devem erguer seus braços para cima, formando uma espécie de cama. Com a ajuda de dois auxiliares, os demais participantes, um de cada vez, devem ser deitados sobre as mãos dos participantes que estão no chão. A meta é fazer, apenas com o movimento das mãos, que todos cheguem à ponta da fileira, o mais rápido possível. Como o nome da dinâmica sugere, todos devem se esforçar para que este “material radioativo” não caia ou sofra qualquer dano. Para que todos vivam a experiência, o mesmo deve ser feito com o grupo que começou passando por cima. Depois, convide as pessoas a falarem da experiência, do que sentiram e sobre o que aprenderam com a dinâmica.

Para ser ainda efetivo em sua gestão, é essencial buscar cursos que realmente favoreçam o seu desenvolvimento como líder. A Formação Leader Coach se destaca por trazer dinâmicas, técnicas e ferramentas do Coaching e ensinar sobre as melhores formas de aplicá-las na conquista de uma liderança realmente extraordinária. Saiba mais, fale com o IBC e torne-se um Líder Coach!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!