Se você quer ser feliz, evite pessoas negativas! Esta é uma das lições que mais temos ouvido nos dias atuais, ainda mais em tempos dos haters, das redes sociais, aqueles indivíduos que veem tudo pelo lado ruim e têm um gosto particular por agredir, atacar e ofender outros quase que, gratuitamente, na internet. Tenho certeza de que já ouviu falar sobre eles, entretanto, estas pessoas estão em todos os lugares: em nossa família, no trabalho, casamento, amizades, sociedade. Por isso, se não tivermos um bom filtro, podemos acabar sendo contaminados por elas e nos tornando negativos também. Tome cuidado!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Como São as Pessoas Negativas?

Pessoas negativas são aquelas que sempre enxergam apenas o lado ruim de todo acontecimento e que não conseguem ver a intenção positiva e genuína de alguém. Para elas, as chances de algo dar errado são sempre maiores do que de ter sucesso, o dia é sempre cinzento, o ser humano é mal e ninguém faz nada sem querer algo em troca. Logo, estão sempre remoendo e repercutindo estas ideias negativas por todos os ambientes por onde passam. Intitulam-se “realistas” quando, na verdade, se limitaram a ver todas as coisas apenas pelo lado ruim da questão. Fazem isso por mal? Com certeza a resposta é não.

Existe sempre uma razão por trás do comportamento negativo de um indivíduo, pois salvo raros os casos, ninguém é assim sem ter sido fortemente influenciado a sê-lo. Experiências negativas não ressignificadas, dramas pessoais, fortes crenças limitantes herdadas dos pais ou responsáveis e também doenças como a depressão; são alguns exemplos destes influenciadores, que se não tratados da maneira correta, podem fazer com que a pessoa viva constantemente focada no negativo e até mesmo adoeça.

Isso, tanto para quem precisa conviver diariamente com o esta energia ruim, como para a própria pessoa é um poderoso sabotador de relações interpessoais e também um fator de limitação à sua felicidade. Digo isso, pois mesmo que, por exemplo, ela lute para ser bem-sucedida profissionalmente, terá ainda mais dificuldade do que os outros para vencer na vida, pois não acredita de verdade em si mesma ou que o universo possa conspirar a seu favor.

Tudo que faz, faz já prevendo o pior e, não visualizando sua meta se concretizando. Existe sempre um “se” em sua fala. Se não acontecer isso; se fulano não me atrapalhar; se eu conseguir entregar; se ninguém me prejudicar… E por aí vai.  Esta falta de amor próprio e de positividade; são grandes sabotadores do seu sucesso, pois no fundo, o pessimista não consegue aceitar ou acreditar que o melhor está por vir e que ele merece ser vitorioso e feliz. Assim, até mesmo quando tudo dá certo, ele ainda consegue focar em enxergar todos os pontos da situação que poderiam ter dado errado.

Evite Pessoas Negativas!

Será mesmo que este é o melhor caminho? Para muitos, seria bem mais fácil aprender como afastar pessoas negativas, ignorar sua existência e simplesmente fingir que elas não existem. Mas não é bem assim! E quando este indivíduo é o seu pai, sua mãe, o seu irmão ou irmã, um parente muito querido ou ainda o seu melhor amigo, namorado ou parceira conjugal? Não dá para simplesmente deletar estas pessoas da nossa vida e agir como se isso fosse nos livrar do problema. O caminho é ajudá-los a vencer o problema.

PSC

Para isso, é preciso ter humanidade, empatia e procurar entender que estes pensamentos e comportamentos não acontecem por acaso. Pode ser fruto de traumas, crenças arraigadas ou mesmo de uma doença psicológica não diagnosticada. Sendo assim, é necessário se colocar no lugar do outro e ajudá-lo, sem julgamentos e, da melhor forma que puder, a se libertar da energia negativa que não deixa sua mente pensar coisas boas e viver o melhor da vida.

Neste sentido, reflita – se para você ouvir as frases negativas é ruim, imagine sentir isso, todos os dias, e não conseguir controlar ou entender o porquê deste pessimismo constante. Com certeza, deve ser muito ruim!

Como Ajudar as Pessoas Negativas?

Uma boa forma de ajudar este indivíduo a virar a chave e começar a pensar mais positivo é sempre mostrando o lado bom das coisas. Quer exemplos? Se ele ou ela reclama que tá chovendo, que tal você relembrá-lo de há quanto tempo não chovia e de como a chuva amenizou o enorme calor! Se for um colega de trabalho que reclama constantemente da empresa, você pode mostrar para ele os pontos positivos da organização e o quanto é gratificante ter um emprego, ainda mais nos dias de hoje, quando milhares de pessoas estão desempregadas no Brasil. Do mesmo modo, se a pessoa está sempre se colocando para baixo e se sabotando, você pode destacar suas qualidades.

Tá vendo como não é impossível? Porém, este é realmente um trabalho diário. Para assumir este desafio é preciso ser paciente e resiliente para suportar a enxurrada de ideias ruins que sempre virão do pessimista até que ele comece a ressignificar sua forma de ver as coisas. Cada ataque negativo deve ser combatido com um contra-ataque otimista. Assim, para ajudar o outro a evoluir e expandir sua visão, este semear de boas ideias precisa ser feito, pois ao mostrar o lado positivo das coisas, você está ajudando a pessoa a mudar de perspectiva, a alimentar emoções e sentimentos melhores e a ter um olhar diferente e mais positivo em relação a si mesma e ao seu próximo.

Portanto, se você tem pessoas negativas ao seu redor, não haja como se simplesmente elas não existissem, pois isso não vai resolver o problema. Demonstre sua humanidade e, com respeito e compaixão, mostre que a vida oferece outras possibilidades e, que basta se permitir enxergá-las para desfrutar de todas estas benesses e dádivas.

Lembrando que é importante também se blindar emocionalmente para que estas ideias ruins não acabem poluindo os seus pensamentos e tirando o seu foco no positivo. Cada um tem a sua história, portanto, não traga para a sua vida o que não é seu! Alimente-se de energias positivas, de sentimentos bons, viva seus momentos de forma plena, acredite em seu potencial, habilidades e invista em seus sonhos.

Viva o bem, exercite o amor ao próximo e mantenha-se sempre otimista mesmo nos tempos de dificuldades, pois nos momentos de desafios, é essa força positiva que nos ajuda a superar nossos limites e a ir além!

Copyright: 104527217 alphaspirit – https://www.shutterstock.com/pt/g/alphaspirit