Estágios da Aprendizagem Segundo a PNL

Por: José Roberto Marques | Blog | 17 de fevereiro de 2016

Nadezhda 1906/Shutterstock Conheça os diferentes estágios e níveis de competência consciente e inconsciente, presentes em nosso processo de aprendizado

Um dos grandes mestres da educação, Vygotsky, desenvolveu um estudo sobre o processo de aprendizagem que até hoje é um dos mais aceitos no meio acadêmico. Segundo ele, o processo de aprendizagem acontece em níveis, que são respectivamente:

  1. Nível de Desenvolvimento Real: “Caracteriza o desenvolvimento de forma retrospectiva, ou seja, refere-se a etapas já alcançadas, já conquistadas pela criança”.
  2. Nível de Desenvolvimento Potencial: “Isto é, sua habilidade capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes”.
  3. Zona de Desenvolvimento Proximal: “Refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no nível de desenvolvimento real”.

Talvez, muitos nunca tenham imaginado que o processo de aprendizagem de cada indivíduo se dê em estágios, ou seja, está dividido em fases. A Programação Neurolinguística – PNL separou essas fases em quatro estágios facilmente identificáveis. É importante para o coach ter conhecimento desses estágios, para que possa exercer de maneira eficaz seu papel de facilitador entre o coachee e o conhecimento.

Esses quatro estágios são nomeados de: Incompetência Inconsciente, Incompetência Consciente, Competência Consciente e Competência Inconsciente. Usaremos o exemplo de uma criança que começa a andar para elucidar esses quatro estágios:

 Estágios de Competência no Processo Aprendizagem

Incompetência Inconsciente (II): nesse estágio, o indivíduo ainda não sabe que não sabe, vive uma “alegria ignorante” por não saber. A criança recém-nascida, ou com poucos meses de idade, ainda não sabe que precisa andar, que disso dependerá grande parte de sua vida, ela é feliz e satisfeita com seu estado por não saber que necessitará andar em um futuro próximo. Conforme passa o tempo, ela começa a se dar conta de que todos ao seu redor andam, nesse momento ela passa para o próximo estágio.

Incompetência Consciente (IC): nesse estágio, o indivíduo toma conhecimento de que não sabe; o que cria nele a curiosidade por aprender, por saber como realizar determinada atividade. Com alguns meses, ou ao atingir o primeiro ano de vida, a criança toma conhecimento de que todos ao seu redor andam, se locomovem independentemente dos demais, isso faz com que a criança comece a procurar imitar as pessoas que a cercam. Nesse momento, ela busca recursos necessários para realizar a atividade, passando a forçar seu corpo a se colocar de pé, a se equilibrar, atingindo assim o terceiro estágio.

Competência Consciente (CC): nesse estágio, o indivíduo sabe que sabe conscientemente. Toda parte consciente volta-se para a execução da atividade. A criança sabe que sabe andar e, para que isso ocorra, volta toda sua atenção para a execução dessa “árdua” tarefa. Ela precisa colocar uma perna a frente da outra, precisa equilibrar seu peso todo em uma perna enquanto a outra se movimenta, ao mesmo tempo precisa olhar para o caminho que está trilhando, precisa também ver se há algum obstáculo futuro nesse caminho, como uma cadeira, por exemplo, a cada passo precisa equilibrar o peso traseiro e o frontal, o menor deslize pode levá-la à queda; desviar a atenção para qualquer outra coisa determinará o insucesso da atividade. Com a experiência em andar, com a prática, ela passa para o quarto estágio.

Competência Inconsciente (CI): nesse estágio, o indivíduo nem sabe mais que sabe, a atividade tornou-se inconsciente. A criança, que até o estágio anterior ainda precisava direcionar toda sua atenção para cada movimento, tendo que usar vários recursos simultaneamente, passa a movimentar-se, a andar inconscientemente. A ação tornou-se algo natural, algo que ela faz sem perceber. Não há mais a necessidade de ter toda atenção voltada para o ato de andar, é algo automático. Esse estágio é o que provoca maior prazer, as coisas acontecem de maneira tranquila e normal, a criança tem a impressão que já nasceu sabendo.

Aprender Para Crescer

Provavelmente, muitos, antes de lerem sobre os estágios da aprendizagem, não sabiam que esses estágios existiam, estavam no estágio de Incompetência Inconsciente. Ao começarem a ler sobre eles, passaram ao estágio de Incompetência Consciente, tomaram conhecimento da existência do assunto, mas ainda não sabiam como funcionava.

Ao entender como cada estágio acontece, passaram ao estágio de Competência Consciente e pretendem exercitar esse conhecimento, o que com a prática lhes proporcionará evoluir para o próximo estágio, o de Competência Inconsciente, em que não é mais necessário ter a atenção voltada para esse conhecimento para praticá-lo.