O mercado está cada vez mais acirrado, sendo essencial que as empresas contem com colaboradores capacitados para os desafios cotidianos. As duas ferramentas de capacitação que proporcionam melhores resultados nesse contexto são: treinamento e desenvolvimento organizacional.

Contudo, é importante não tratar treinamento e desenvolvimento como sinônimos, pois ambas as ferramentas possuem suas particularidades. Continue lendo para entender esses pontos diferenciais e como aproveitar cada uma delas ao máximo.

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Treinamento e desenvolvimento organizacional: conceitos

Antes de falar sobre as diferenças entre esses termos é importante conceituá-los, confira abaixo.

Treinamento: refere-se a um programa de capacitação com foco específico, ou seja, oferece conteúdo mais pontual. Caracteriza-se por ter curto prazo.

Desenvolvimento: é um processo de longo prazo e mais abrangente, podendo se valer de ferramentas como Coaching, treinamentos, plano de carreira, entre outros.

Treinamento e desenvolvimento organizacional: quais são as diferenças?

PSC

Tanto o treinamento quanto o desenvolvimento organizacional visam potencializar a capacitação dos colaboradores. No entanto, ainda que haja um ponto de aproximação entre ambos, há grandes diferenças entre eles. A seguir listamos as principais diferenças entre essas ferramentas para esclarecer todas as suas dúvidas.

1 – Tempo e prazos

Treinamento e desenvolvimento são duas ferramentas de educação corporativa, contudo, apresentam diferenças cruciais no tocante a tempo e prazos. O treinamento é realizado em curto prazo por estar focado em questões específicas da função do colaborador. Essa capacitação visa conferir uma habilidade para o tempo presente do funcionário.

Por sua vez, o desenvolvimento é realizado em longo prazo por ter como objetivo construir uma base de conhecimentos para o futuro. O foco do desenvolvimento não está somente em habilidades técnicas necessárias para o dia a dia de trabalho. A empresa pode focar, ainda, em comportamentos técnicos, pessoais e até de personalidade dos colaboradores.

O treinamento prepara o funcionário para superar um detalhe enquanto o desenvolvimento se direciona para algo mais abrangente. Logo, o treinamento é pensado para o tempo presente (curto prazo) e o desenvolvimento é pensado para o tempo futuro (longo prazo).

2 – Foco de investimento

Certamente um dos pontos mais significativos de diferença entre os termos é o foco de investimento. Geralmente o treinamento é realizado para fornecer um conhecimento específico para que o funcionário desenvolva suas atividades cotidianas. É comum que funcionários recém-admitidos numa empresa passem por um treinamento. O foco está em conferir ao funcionário uma habilidade ou conhecimento específico.

Já o desenvolvimento foca no crescimento do funcionário na sua carreira profissional. O colaborador que passa pelo desenvolvimento organizacional recebe ferramentas para crescer profissionalmente. É importante ressaltar que, além de conhecimentos profissionais, o desenvolvimento contribui para a formação de habilidades pessoais do indivíduo.

3 – Objetivos

Os objetivos de treinamento e desenvolvimento se diferenciam em especial pelo caráter de curto e longo prazo, respectivamente. O treinamento trabalha com objetivos mais simples e palpáveis. Por exemplo, um indivíduo é contratado por uma loja de roupas para fazer postagens dos produtos em redes sociais. Ele recebe um treinamento ao ser contratado de como usar as redes sociais para vender produtos.

Percebe que o objetivo é capacitar esse profissional para realizar a atividade para a qual foi contratado? Trata-se de um objetivo realizável em curto prazo e que permitirá colher frutos imediatamente. Em contrapartida, o desenvolvimento se baseia na realização de objetivos de longo prazo com caráter mais abrangente. Por se basear em uma pretensão futura, pode não se concretizar.

Os focos do desenvolvimento incluem traçar um plano de carreira, mudar um comportamento pessoal ou profissional, adquirir novas habilidades, entre outros aspectos. Os frutos do desenvolvimento são colhidos no futuro e não no presente.

4 – Capacitação em grupo e capacitação individual

Outra característica que apresenta diferença entre o treinamento e o desenvolvimento é a forma como a capacitação é oferecida. Normalmente, os treinamentos são concedidos em grupo, enquanto a formação do desenvolvimento é construída individualmente. O caráter de desenvolvimento de uma habilidade específica para o dia a dia de trabalho permite um sistema de capacitação em grupo.

No entanto, quando se visa a construção específica de um profissional com foco em seu futuro, é necessária uma abordagem individualizada. Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo prático. Uma empresa pode oferecer um treinamento para toda a equipe de telemarketing a respeito de como atender os clientes ao telefone. Essa mesma empresa pode investir na qualificação de um líder de setor para torná-lo mais capacitado para os desafios do futuro.

5 – Habilidades X Conhecimento de longo prazo

Ao longo dos tópicos acima ficou evidente que há diferenças significativas entre treinamento e desenvolvimento. Neste último tópico vamos reforçar um ponto que permeou os anteriores. Os colaboradores que recebem treinamento adquirem uma habilidade específica para realizar seu trabalho. Vale dizer que nem toda habilidade conferida por treinamentos é de caráter manual.

O desenvolvimento organizacional, por sua vez, confere ao indivíduo um conhecimento de longo prazo. O objetivo é formar o profissional para se destacar no futuro, dentro do grupo de conhecimentos oferecidos pode estar uma habilidade. Contudo, habilidades específicas não são necessariamente o foco do desenvolvimento. Um profissional mais preparado para dar respostas aos desafios que virão é o objetivo central.

Treinamento e desenvolvimento organizacional: os dois são importantes

Embora tenham diferenças entre si, treinamento e desenvolvimento são importantes para o crescimento das empresas. O treinamento garante que os profissionais estejam preparados e mais seguros para desempenhar suas atividades cotidianas.

O desenvolvimento, por sua vez, contribui para a formação de lideranças futuras. Investir em treinamento e desenvolvimento faz com que a companhia transmita a mensagem de que se importa com seus colaboradores.

A percepção de valorização por parte do contratante faz com que os funcionários se sintam mais propensos ao engajamento. Quando os profissionais estão felizes é mais fácil conseguir deles melhores resultados e desejo de se envolver mais nos projetos. Investir nessas ferramentas reduz a rotatividade (turnover) e absenteísmo (faltas), além de melhorar o fortalecimento do relacionamento entre os colaboradores.

Por que investir em treinamento e desenvolvimento?

“Empresas são resultados de pessoas”.

A professora de Administração de Empresas da Harvard Business School, Cyntia Montgomery, exemplifica a afirmação acima por meio de pesquisa que mostra que, para superar uma empresa que tem como base o investimento em:

  • Preço: seriam necessários 2 meses;
  • Publicidade e Propaganda: seriam necessários 12 meses;
  • Pessoas: seriam necessários 7 anos.

Com base nos dados acima, fica claro que investir no capital humano é um fator determinante para o sucesso de uma organização. Isso acontece porque apenas o ser humano possui a capacidade de ser produtivo, inovador, solucionador, além de atingir metas, superar expectativas dos clientes, entre outros fatores fundamentais.

Estima-se, ainda, que 70% dos resultados dos negócios são influenciados por uma boa gestão do clima organizacional. Nesse sentido, o Coaching é uma ferramenta bastante eficaz para o treinamento empresarial. Afinal de contas, estimula os colaboradores a aprimorarem suas competências, desenvolverem novas habilidades, estabelecerem relações interpessoais harmônicas e alcançarem uma visão sistêmica da empresa.

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Coaching Empresarial

O Coaching Empresarial é uma modalidade da metodologia que tem como objetivo aumentar o desempenho organizacional por meio do foco em pessoas.

Estudos mostram que o retorno do investimento do Coaching é alto para as empresas. Executivos que passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o valor do investimento. Algumas melhorias apontadas pela revista Fortune como resultado do Coaching são:

  • Melhor relacionamento de trabalho com subordinados: 77%;
  • Melhor relacionamento com chefe: 71%;
  • Melhor relacionamento com pares: 63%;
  • Aumento do nível de satisfação com o trabalho: 61%;
  • Aumento de comprometimento com a empresa: 44%.

Segundo pesquisa da Amcham (Câmara Americana do Comércio), 99% dos executivos brasileiros acreditam que já existe um “apagão de talentos”, o que exige atenção ainda maior por parte das empresas no investimento em Treinamento e Desenvolvimento – T&D, e um dos elementos mais eficazes para esse tipo de treinamento é o Coaching.

Agora você já sabe qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento organizacional. Este artigo contribuiu com você de alguma maneira? Comente e compartilhe com seus amigos através das suas redes sociais!

Imagem: Por Rawpixel.com