Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento organizacional

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de dezembro de 2014

© Depositphotos.com / pressmaster O treinamento é um processo dedicado à aquisição de novas ferramentas e técnicas, enquanto o desenvolvimento trata do aprimoramento das capacidades.

Treinamento e desenvolvimento são duas palavras fundamentais para o sucesso de uma organização. Mas você conhece realmente a diferença entre os dois termos?

Treinamento é um processo dedicado à aquisição de novas ferramentas, conceitos, técnicas e habilidades relacionadas a um cargo específico de atuação do profissional, visando o aumento de seu desempenho.

Desenvolvimento, por sua vez, é a utilização das capacidades e experiências do indivíduo, visando o máximo aproveitamento de seu potencial a partir dos novos conhecimentos adquiridos anteriormente. Este é o momento do aprimoramento.

Porque investir em treinamento e desenvolvimento?

“Empresas são Resultados de Pessoas!”

A professora de Administração de Empresas da Harvard Business School, Cyntia Montgomery, exemplifica a afirmação acima por meio de pesquisa que mostra que, para superar uma empresa que tem como base o investimento em:

  • Preço: seriam necessários 2 meses;
  • Publicidade e Propaganda: seriam necessários 12 meses;
  • Pessoas: seriam necessários 7 anos.

Com base nos dados acima, fica claro que investir no capital humano é um fator determinante para o sucesso de uma organização. Isso acontece porque apenas o ser humano possui a capacidade de ser produtivo, inovador, solucionador, além de atingir metas, superar expectativas dos clientes, entre outros fatores fundamentais.

Estima-se, ainda, que 70% dos resultados dos negócios são influenciados por uma boa gestão do clima organizacional. Nesse sentido, o Coaching é uma ferramenta bastante eficaz para o treinamento empresarial, uma vez que estimula os colaboradores a aprimorarem suas competências, desenvolverem novas habilidades, estabelecerem relações interpessoais harmônicas e alcançarem uma visão sistêmica da empresa.

Coaching Empresarial

Coaching Empresarial é uma modalidade da metodologiaque tem como objetivo aumentar o desempenho organizacional, por meio do foco em Pessoas.

Estudos mostram que o retorno do investimento do Coaching é alto para as empresas. Executivos que passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o valor do investimento. Algumas melhorias apontadas pela revista Fortune como resultado do Coaching são:

  • Melhor relacionamento de trabalho com subordinados: 77%
  • Melhor relacionamento com chefe: 71%
  • Melhor relacionamento com pares: 63%
  • Aumento do nível de satisfação com o trabalho: 61%
  • Aumento de comprometimento com a empresa: 44%

Segundo pesquisa da Amcham (Câmara Americana do Comércio), 99% dos executivos brasileiros acreditam que já existe um “apagão de talentos”, o que exige atenção ainda maior por parte das empresas no investimento em Treinamento e Desenvolvimento – T&D, e um dos elementos mais eficazes para esse tipo de treinamento é o Coaching.

Esse artigo contribuiu com você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!