Como anda o desempenho da sua equipe? Você conta com um time de colaboradores focado em resultados? Sabe como liderar a sua equipe de forma eficaz?

Administrar e conduzir pessoas não é uma tarefa fácil, pois exige preparação, planejamento e visão estratégica para alcançar o fim desejado. Alcançar o sucesso é a busca incessante de todo gestor e de toda organização, porém, para que isso aconteça efetivamente, é necessário obter um time qualificado e bem preparado. É por isso que o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas é tão importante.

Neste artigo, você vai compreender a importância, as ferramentas e os benefícios desses fatores na vida das equipes de uma organização. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Treinamento e coaching

Equipes bem treinadas conseguem dar conta das suas demandas de forma satisfatória e, ainda, produzir grandes resultados. Por isso, investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes se torna cada vez mais necessário em toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento.

Gestores e líderes que buscam desenvolver a sua equipe podem investir em coaching corporativo, uma eficiente metodologia de desenvolvimento humano indicada a todos os que buscam a capacitação de profissionais e colaboradores.

Por meio do coaching, é possível desenvolver habilidades, aprimorar competências, oferecer feedbacks, delegar e negociar com mais eficácia, comunicar-se com eficiência e foco, gerir melhor o tempo, desenvolver uma visão estratégica, conhecer a si mesmo, alcançar um estado de autodesenvolvimento e promover uma melhoria contínua nas equipes, entre outros inúmeros benefícios.

PSC

Além disso, o coaching oferece mais de 100 ferramentas e técnicas para desenvolver a sua equipe. Confira algumas delas:

  • FeedbackBurguer

O feedbackburguer é uma técnica eficiente para dar feedbacks construtivos aos profissionais e equipes. Ele é constituído por 3 partes: foco nos aspectos positivos com um elogio verdadeiro, sugestões de melhorias sobre os pontos de desenvolvimento e, por fim, um comentário de positividade e motivação, com foco no futuro.

  • Roda das competências

A roda das competências é uma ferramenta que visa à mensuração das habilidades dos profissionais. A técnica consiste em atribuir notas de 1 a 10 entre competências como trabalho e liderança de equipes, comunicação, orientação para o cliente, iniciativa, criatividade, relacionamento interpessoal, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de pessoas e orientação para resultados. É uma técnica de diagnóstico de pontos positivos e pontos de desenvolvimento.

  • Autofeedback

O autofeedback é uma ferramenta poderosa para analisar o desempenho individual ou em grupo de profissionais e equipes. Consiste em um autofeedback, ou seja, um processo em que o próprio profissional responde a um questionário sobre o seu desempenho, com perguntas como: quais são os seus pontos fortes? Quais são os seus pontos de melhoria? Quais oportunidades internas e externas você identifica? Quais fatores limitadores /ameaças você reconhece? Entre muitas outras.

Benefícios dos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Confira, na sequência, os principais motivos pelos quais você deve investir no treinamento e no desenvolvimento de equipes.

1. Avaliação de desempenho e feedback

As avaliações de desempenho e feedback, conforme as técnicas que você conferiu acima, permitem que os colaboradores identifiquem os seus pontos positivos, que precisam ser reforçados, bem como os seus aspectos que precisam ser desenvolvidos. São ferramentas diagnósticas, sem as quais os líderes e os liderados continuarão no escuro, sem saber como podem progredir. É por isso que essas ferramentas são o ponto de partida do desenvolvimento de equipes nas empresas.

2. Aquisição de novos conhecimentos

Com base no diagnóstico obtido, os gestores conseguem definir o que o colaborador precisa aprender/desenvolver para tornar-se cada vez mais competente e produtivo. A partir de então, são recomendados treinamentos, cursos, leituras e participações em eventos para que esse profissional torne-se mais completo e habilidoso. Nesse sentido, podem ser desenvolvidas tanto as habilidades técnicas (específicas do seu cargo) como as habilidades comportamentais prezadas na organização.

3. Reciclagem e lapidação de habilidades

Se os cursos e treinamentos de desenvolvimento são especialmente positivos para os profissionais em início de carreira ou recém-contratados pela empresa, o mesmo se aplica aos veteranos. Com o passar do tempo, determinados conhecimentos podem ficar esquecidos, e alguns vícios podem aparecer, prejudicando o andamento das atividades. Nesse caso, os treinamentos de reciclagem e lapidação de competências promovem esse resgate de conhecimentos e corrigem possíveis falhas.

4. Alinhamento do profissional com a cultura da empresa

Os treinamentos das equipes servem não apenas para levar conhecimento e desenvolver habilidades, como também para manter o profissional alinhado com a cultura da empresa. Por isso, esses treinamentos também podem reforçar a missão, os valores, as normas internas e os padrões de processos da organização. Isso ajuda a empresa a manter as equipes alinhadas, agindo com uniformidade, de acordo com os padrões estabelecidos e com as tecnologias que a empresa utiliza.

5. Motivação tanto para o profissional como para a organização

Por um lado, os treinamentos de capacitação profissional permitem ao colaborador crescer na sua carreira, o que pode significar promoções, aumentos salariais, entre outros projetos que a empresa tenha para a vida profissional dos colaboradores. Ao mesmo tempo, a própria empresa sai ganhando, pois passa a contar com equipes formadas por indivíduos treinados e qualificados, com os conhecimentos e as habilidades que cada cargo demanda. Assim, são alcançados resultados extraordinários!

Como você pode perceber, a área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, popularmente conhecida como T&D no setor de recursos humanos, é muito importante para a qualidade de vida dos colaboradores e para o progresso da empresa como um todo. Ela tem o objetivo de promover avaliações de desempenho, feedbacks, cursos, treinamentos, materiais de apoio e todos os investimentos possíveis para que cada trabalhador possa dar o melhor de si nas suas atividades.

E você, ser de luz, como avalia o treinamento e o desenvolvimento de pessoas no seu local de trabalho? Quais são os pontos positivos dessa área? Quais são os aspectos que poderiam ser melhores? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!