Voltar

Entenda a Diferença entre Poder e Liderança

Publicado em | 0 comentários
Poder e Liderança

Dooder/Shutterstock O chefe exerce sua gestão pelo poder e o líder pela autoridade. Entenda as diferenças no artigo abaixo!

Os conceitos de poder e liderança sempre estiveram relacionados. Até alguns anos atrás a liderança era sinônimo de poder e autoritarismo, ou seja, grandes líderes comandavam de forma imperial, dominadora e autoritária. Era uma espécie de “mandava quem tinha poder e obedecia quem tinha juízo. Hoje os tempos mudaram a os modelos tradicionais de liderança também.

Hoje o mercado almeja a liderança visionária, o líder que comanda pelo exemplo de suas ações sem precisar impor regras, leis ou o medo. Este é, sem dúvida, o modelo de liderança que vem conquistando cada vez mais adeptos e influenciando cada vez mais profissionais de forma positiva e crescente.

Diferenças entre Poder e Liderança

A liderança está estritamente relacionada com a capacidade de influenciar pessoas através de suas próprias ações. É uma capacidade, uma habilidade, um dom natural que não precisa ser imposto, coagido ou forçado. É uma autoridade conquistada com exemplo, com admiração, com respeito que, a partir daí, faz com que os liderados executam suas atividades sem precisar de nenhuma obrigação.

Já o conceito de poder está relacionado à imposição. Segundo o dicionário a palavra poder significa a capacidade ou possibilidade de fazer alguma coisa; direito de agir, de decidir, de mandar; império, soberania; influência pela força; superioridade absoluta utilizada com o propósito de chefiar, governar ou administrar através do uso do poder e da obediência.

Trata-se da ação de mandar ou chefiar pessoas ou profissionais a realizar algo através da obrigação, principalmente relacionada a uma posição superior aos demais. Ou seja, os colaboradores de uma empresa, por exemplo, devem responder aos comandos deste tipo de líder e executar o que foram mandados, pois são inferiores a ele, o líder é autoridade máxima mesmo que eles não queriam fazer o que lhes foi imposto.

O poder até funciona por um tempo, mas apenas por um tempo. Logo depois ele gera revolta, rebeldia, indisciplina, desrespeito e insubordinação. Esta definição representa aquela velha questão: de um lado os trabalhadores – “Ou eu faço ou sou mandado embora” e do outro o líder – “Eu mando e vocês obedecem”.

Sendo assim, a diferença entre poder e liderança é que o poder, da mesma forma que é dado, também pode ser tirado, já a liderança é reflexo de autoridade, de competência, de algo conquistado com idoneidade, admiração e influência.

Por isso, lembre-se: liderança por poder não gera respeito, pelo contrário, gera medo, temor e insubordinação. Liderança por autoridade gera aceitação, submissão e apresso. Que tipo de liderança você tem exercido?

E você, já conheceu ou conhece líderes com estas duas características? Compartilhe comigo o seu comentário e contribua com o conhecimento!

Comments

comments