Descubra o empreendedor que há em você e como o Coaching pode ajudar a transformar o seu sonho numa empresa de sucesso | Depositphotos londondeposit

O conceito de empreendedorismo pode ser definido como a ação de criar, desenvolver e tornar realidade uma ideia, um novo negócio ou uma nova empresa. Empreender também pode ser definido pela atitude de buscar reinventar-se nos momentos de crise, criar novas oportunidades e soluções para resolver determinada situação ou problema.

O economista austríaco Joseph Schumpeter, na década de 1950, foi o primeiro a chamar atenção para o termo empreendedorismo. Para ele, o conceito que melhor define esta palavra é – “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”.

A Importância do Empreendedorismo

O empreendedorismo move a economia de um país, e é fundamental para a manutenção de um mercado ativo e sempre aquecido. Empreendedores são fornecedores de produtos e serviços e os principais responsáveis por atender diversos tipos de demandas.

Além de identificar novas oportunidades e criar recursos, o empreendedor também é responsável por fomentar a criação de novos empregos. Cada vez que nasce um negócio ou que um já existente é ampliado, consequentemente novas vagas de trabalho também são criadas. Com isso, além de redistribuir a renda, aquecer a economia, os empreendedores colaboram diretamente para a inclusão, capacitação e formação de outros profissionais.

Isso torna ainda mais clara a importância de abrir espaço para os novos empreendedores, como também de oferecer para aqueles que já estão com suas empresas ativas reais oportunidades de ampliação e crescimento do seu negócio.

Empreendedorismo Profissional

PSC

Quantas pessoas você conhece que ousaram ir além ao empreender e investir em seu próprio negócio? Com certeza, os exemplos são muitos. Seja este um vizinho, parente, amigo ou mesmo você, o que todos têm em comum é o desejo de tornar real um sonho e ser seu próprio chefe.

Independente do formato e tamanho do empreendimento é fato que ao apostar nesta iniciativa o que os empreendedores buscam é criar novas oportunidades, investir suas energias e tempo para fazer aquilo que gostam; ter maior autonomia sobre sua carreira e uma fonte de renda congruente com os seus objetivos de vida.

Vantagens de Empreender o seu Negócio

  • Realização Pessoal – Fazer aquilo que gosta é uma das principais motivações para empreender. Para o empreendedor, por mais que hajam sacrifícios e desgastes, ter a possibilidade de tornar realidade os seus sonhos, com certeza, não tem preço.
  • Independência Profissional – Passar de colaborador a chefe é uma das principais motivações para empreender. Isso confere maior responsabilidade, mas também a chance real de direcionar seus conhecimentos e habilidades técnicas em favor de um negócio próprio.
  • Contribuição Social – Um empreendedor é também um agente social, pois gera empregos, distribui renda, projeta mudanças, cobra melhorias, incrementa a economia e contribui para a capacitação e formação profissional.
  • Independência Financeira – Ainda que muitos negócios levem, mais ou menos tempo, para dar este tipo de retorno, trabalhar em algo que amamos e ter a possibilidade de tornar isso uma fonte de renda é uma motivação a mais para empreender e conquistar este objetivo.
  • Crescimento Contínuo – Diferente de quando somos colaboradores, na posição de líderes, donos, precisamos nos preparar ainda mais para atender as exigências do nosso negócio. Isso inclui desenvolver uma visão estratégica, conhecer todas as áreas, demandas e pontos fortes, como também buscar, continuamente, ampliar os conhecimentos.

Empreendedorismo e Coaching

Pensando em oferecer mais um aliado neste caminho árduo que é empreender no Brasil, lancei o livro: Empreendedorismo e Coaching – Pessoas Inovadoras Empreendem. No livro compartilho minha história como empreendedor e apresento: dados, dicas e ferramentas para ajudar organizar suas ideias e transformá-las no seu próprio negócio.

O Coaching auxilia ao futuro empreendedor que defina, com mais clareza, quais são as metas, objetivos, ações e prazos. Além disso, oferece uma melhor compreensão de suas motivações e desejos, conscientes e inconscientes, a oportunidade de identificar e potencializar seus pontos fortes e as competências que serão essenciais ao negócio.

O processo fortalece também a que o profissional possa eliminar aquelas fontes de limitação que podem prejudicar o sucesso de sua iniciativa. E você, também deseja ser um empreendedor? O que falta para isso?

Compartilhe sua opinião!