Empreendedorismo

Uber Images/Shutterstock A nova geração do empreendedorismo está superando as expectativas e inovando cada vez mais

Empreendedorismo, inovação e startup são algumas das palavras que, nos últimos anos, constantemente vêm sendo repetidas e acabaram virando expressões comuns quando o assunto é negócios. O que significa que cada vez mais a sociedade está despertando para a importância de favorecer o espírito empreendedor.

Mas muitos são os tabus e dilemas que envolvem essas três palavras. O empreendedorismo acaba sendo vendido como se fosse um tipo de “sonho americano”. Ou seja, basta ter uma ideia diferente e, como mágica, já se conquista um generoso investimento, retorno e sucesso.

Empreendedorismo

O empreendedorismo é um tipo de administração, portanto empreender é administrar, planejar, liderar, negociar, se comunicar e gerenciar. A verdade é que por trás do sucesso, em 99% dos casos, houve um trabalho intenso, horas de sono investidas pensando no escopo daquele negócio.

Empreender é essencial para gerar riquezas não só no âmbito de uma empresa, mas também dentro de um país, já que promove crescimento econômico, social e melhora as condições de vida da população, gerando empregos e renda.

Startup

Quando o assunto é startup, ainda não existe um manual que explique como desenvolver uma determinada tecnologia, ou mesmo um serviço e, menos ainda, qual caminho seguir. O termo startup caracteriza a criação de uma empresa ou de um produto, o início de seu funcionamento.

A quantidade de energia investida, entusiasmo, esforço, dedicação, planejamento detalhado e confiança é o que determina se uma ideia vai ou não dar certo. As startups existem para que se possa aprender a desenvolver um negócio sustentável. Esse aprendizado é validado cientificamente por meio de experimentos que permitem o empreendedor testar cada elemento de sua visão.

Inovação

PSC

Se o assunto é empreender, a palavra de ordem é inovar. Porém, o que mata a inovação são as empresas que preferem o curto prazo. É comum que projetos de inovação demorem bastante tempo. Além do mais, é uma das coisas mais importantes que uma organização pode fazer, mas que precisa ser feita corretamente.

Ainda são muitas as pessoas que não compreendem o quão importante é a inovação e que acabam trabalhando sem bons resultados, pois perdem tempo em diversos projetos triviais. Conseguir inovar e demonstrar valor para os consumidores é sinal de bons lucros e de consumidores mais felizes.

Diversos tipos de inovação são utilizados pelas startups: descobertas científicas, novos usos de uma tecnologia existente, criação de um novo modelo de negócios e até mesmo a disponibilização de um produto ou serviço para um conjunto de clientes anteriormente mal atendidos. A inovação, nesses casos, torna-se o cerne do sucesso de uma organização.

Para quem busca ser bem-sucedido, ter qualidade de vida, se envolver com pessoas relevantes e essenciais e receber aquilo que acha justo pelo tempo e energia necessários para executar um determinado trabalho, é preciso continuar investindo no negócio.

A inovação está relacionada a algo novo, atual, mas dentro de um modelo de negócio diferente, seja um produto ou um serviço significa achar formas de fazer uma boa ideia dar certo, pois isso é o que traz resultados extraordinários para o empreendedor e para a sociedade.