Voltar

Elevator Pitch: conheça esta poderosa estratégia de persuasão

Publicado em | 0 comentários
Elevator Pitch

Bikeriderlondon/Shutterstock Conheça o Elevator Pitch e veja como aproveitar suas chances de vender suas ideias dentro e fora de um elevador!

Se você tivesse apenas alguns minutos para fazer a venda da sua vida, o que diria? Quais as estratégias de persuasão que usaria? Para não perder o tempo de subida do seu elevador, com o cliente dos seus sonhos, e também boas oportunidades na carreira ou para sua empresa, é importante conhecer uma nova forma de vender coisas e ideias, o chamado Elevator Pitch.

Mais do que ter bons produtos ou serviços ou ainda diferenciais profissionais, também é essencial saber apresentar tudo isso ao mundo, uma vez que se vender bem é uma competência essencial tanto aos empreendedores como as pessoas que desejam crescer na vida. Portanto, por melhor que você seja, se ninguém souber disso, ninguém também vai querer comprar suas ideias e tê-lo em sua empresa.

O Elevator Pitch é umas técnicas de vendas resumidas, ou seja, uma forma de mostrar quem você é ou de apresentar seus produtos ou serviços a um cliente ou pretenso comprador, mais objetivamente. Por isso, como ele é menor do que o pitch de vendas normal, as estratégias de persuasão devem ser muito bem pensadas e escolhidas, para transmitir a mensagem certa à pessoa certa e fazê-la se interessar por sua proposta de valor.

Como utilizar o Elevator Pitch ao seu favor

Imagine que tem uma extraordinária ideia de negócio e está buscando investidores ou parceiros para ajudar a impulsionar sua empresa e entrou no mesmo elevador que o seu maior ídolo empresarial (Bill Gates, Flávio Augusto, Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz, Mark Zuckerberg…), o que você faria? Aproveitaria a oportunidade para pedir uma self ou para falar do seu fantástico projeto com propriedade, entusiasmo e eloquência?

Se você é um empreendedor sagaz como imagino que seja, jamais você deixaria esta oportunidade passar em branco, não é mesmo? Portanto, para preparar-se assertivamente para situações parecidas com estas, o elevator pitch se apresenta como um poderoso método de persuasão para fazer qualquer tipo de vendas.

Elevator Pitch na Prática – hora de exercitar

Portanto, para aproveitar bem este curto intervalo de tempo, concentre-se em falar dos componentes principais da sua ideia, serviço, produto ou empresa. Em resumo, é importante que você aprenda a ser objetivo e, quando tiver uma oportunidade, concentre-se em falar sobre as seguintes questões:

  • Apresente seu produto/serviço;
  • Mostre a quem se destina sua ideia – (Público-alvo);
  • Qual problema irá resolver ou necessidade atender;
  • Os diferenciais em relação ao seu maior concorrente;
  • E principal valor agregado do seu produto (Diferencial e inovação).

Se a intenção é vender uma ideia de negócio, foque em apresentar:

  • O nome da empresa (Razão de existir);
  • A quem se destina (Público que deseja atender?);
  • Mostrar o foco principal (O que ela resolve e qual necessidade atende?);
  • Como ela faz isso? (Qual solução ou inovação apresenta?).
  • Como ajuda o cliente a alcançar seu estado desejado;
  • Qual a ideia de modelo de negócios e as vantagens de investir nele?

Interessante o Elevator Pitch não é mesmo? Agora que você conhece mais uma fantástica estratégia de persuasão inclua este método em suas ferramentas de vendas e potencialize suas chances de ter sucesso, oferecendo as informações certas, ao cliente, investidor ou parceiro certo, na hora certa. Para isso conheça também as técnicas do Coaching em Vendas!

Aproveite e prepare-se, pois embora você nunca saiba quem vai entrar no mesmo elevador que você, quando as oportunidades surgirem, dependendo de sua abordagem, você pode realmente levar seu negócio para o próximo nível. Esteja preparado!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!