ScottChan/ Shutterstock Para conquistar independência financeira é preciso ter foco e saber administrar seu dinheiro

A resposta, com certeza, é sim! Para isso, entretanto, é preciso fazer um bom planejamento, cortar gastos, a compra de supérfluos, ser disciplinado e incluir os benefícios e vantagens da educação financeira em sua vida.

O primeiro passo é rever maus hábitos que consumo, ou seja, aqueles comportamentos que fazem gastar mais do que ganha e lhe impendem de prosperar financeiramente. A economia é a mãe da independência, por isso, comece, desde já, a poupar, de 20 a 30%, de sua renda mensal e escolher, de forma criteriosa, onde investirá seu dinheiro.

Liberte-se da Dependência e Foque no Trabalho

Existem dois contextos distintos quando falamos em independência financeira. Um é aquele onde queremos nos libertar da dependência de nossos pais, avós ou companheiros, por exemplo. Outro é o que nos faz depender, exclusivamente, de nosso salário para viver.

Porém, embora sejam situações diferentes, os dois “problemas” culminam numa solução única que é: o trabalho. Assim, tanto para livrar-se do auxílio financeiro dos parentes, como para prosperar profissionalmente, precisamos conquistar uma ocupação que nos dê o retorno em dinheiro que buscamos.

A partir daí, quanto mais aprimorarmos nossa tomada de decisão, na hora de decidir o que comprar; e mais cedo começamos a economizar o dinheiro, adquirido com nosso trabalho e atividades paralelas, mais rápido também poderemos conquistar nossa tão desejada independência financeira.

PSC

Dicas para Conquistar Independência Financeira

  • Economize – Por mais apertada que possa estar sua situação, desenvolva o hábito de economizar, todo mês, uma parte do seu salário. Comece com um pouco e vá aumentando o valor, na medida do possível. Com o tempo, automaticamente, já estará guardando dinheiro e aumentando sua poupança.
  • Corte Gastos – Evite compras desnecessárias, por impulso, e antes de dispor de seu dinheiro, se pergunte se, verdadeiramente, você precisa daquele item. Lembre-se que esta atitude hoje fará toda diferença em seu futuro.
  • Empreenda – Que tal ter uma atividade extra? Você pode iniciar um pequeno negócio em seu bairro, fazer trabalhos como freelancer e ainda vender produtos e serviços, paralelamente, ao seu emprego e ter uma renda extra.
  • Evite dívidas – Evite assumir dívidas em longo prazo e planeje-se para fazer suas compras, com pagamentos à vista. Isso permite ter maiores descontos, evita juros altos, parcelamentos desnecessários e o comprometimento de seu dinheiro.
  • Busque orientação – Peça orientação ao gerente do seu banco ou a pessoas de confiança, que poderão lhe instruir sobre as melhores formas de aplicar seu dinheiro e ter um bom retorno.

Aproveite estas dicas e conquiste sua independência financeira. Com isso, você terá a possibilidade de adquirir aquilo que deseja, sem passar aperto, e também ter maior qualidade de vida. Seja disciplinado, mantenha o foco e boa sorte!

E você, como pretende conquistar sua independência financeira? Deixe seu comentário abaixo!