O ser humano é único, e, por isso, a diversidade nas empresas também representa o reconhecimento dessas diferenças no modo de ser, pensar e agir de cada profissional, bem como a valorização dessa união no ambiente de trabalho. Pense, então, se todos nós fossemos iguais: não haveria ideias diferentes, e os resultados das organizações seriam sempre os mesmos.

Portanto, a inteligência das lideranças está em unir as competências e habilidades de cada membro da sua equipe e usar isso de forma complementar, unindo as suas expertises para aumentar a produtividade e potencializar ainda mais os sucessos. Para ir nessa direção, é importante haver uma cultura organizacional que consista em respeitar as diferenças e que pregue essa mentalidade aos seus colaboradores também.

Neste artigo, vamos compreender a importância da diversidade nos ambientes organizacionais, bem como algumas medidas para promover essa ideia, juntamente com o respeito às diferenças. Continue a leitura e acompanhe-nos nesta reflexão!

Por que a diversidade é importante nas empresas?

A intenção de pregar a diversidade nas empresas é que ela traz uma nova mentalidade aos profissionais e ajuda para que desenvolvam umvisão sistêmica do ser humano e expandam a sua forma de se relacionar com o outro — de forma mais harmônica e respeitosa.

Quando falamos em diversificar, estamos dizendo que precisamos reconhecer que somos seres diferentes, que temos as nossas particularidades e uma personalidade distinta, mas que, na empresa, enquanto um grupo de pessoas que trabalham por ela, os nossos objetivos devem ser iguais.

Essa visão mais humana é o que nos leva além, pois; independentemente das origens, idades, credos, gêneros, raças, religiões, opiniões políticas, orientações sexuais e formação acadêmicas dos nossos colegas e líderes; isso é o que permite que nos respeitemos mutuamente e que possamos trabalhar em equipe, sempre de forma sinérgica.

PSC

Na prática, isso quer dizer que a empresa deve ser um ambiente aglutinador, onde os colaboradores sentem-se respeitados e reconhecidos, podendo ter o direito de concorrer pelo mesmo espaço em pé de igualdade com seus colegas, independentemente de qualquer fator. Por isso, como citamos lá no início do texto, se todos nós fôssemos iguais, os resultados sempre seriam os mesmos.

Como promover a diversidade nas organizações?

Confira, na sequência, 4 orientações-chave para que a diversidade seja promovida na sua empresa.

1. Inclua a diversidade nos valores e normas organizacionais

Talvez a primeira coisa a se fazer no que diz respeito à diversidade nas organizações seja incluí-la entre os valores da empresa. Toda instituição deve ter uma identidade própria, composta pela missão, pela visão e pelos valores. Incluir a diversidade entre esses valores é uma maneira de mostrar que a empresa abraçou essa ideia de vez.

Além disso, também é importante abordar o tema nas normas organizacionais. Nesse sentido, é necessário definir regras internas que definam a obrigação de todos de respeitar as diferenças existentes entre os indivíduos, definindo as punições a serem aplicadas em caso de preconceito, intolerância ou assédio de qualquer tipo.

2. Conduza processos seletivos que potencializem a diversidade

Algumas empresas, especialmente as mais antigas e tradicionais, caem na mesmice, no sentido de contratar sempre pessoas com o mesmo perfil — mesma classe social, mesma escolaridade, mesma idade, e até uma mesma universidade. Esses pré-requisitos muito rígidos empobrecem a organização em termos de diversidade.

Por isso, promova processos seletivos mais abertos, contratando pessoas com diferentes perfis. Algumas empresas são até mesmo mais objetivas nessa inclusão, abrindo processos de seleção exclusivos para mulheres, para pessoas negras, para pessoas com deficiência, entre outros grupos que, historicamente, enfrentam mais julgamentos e rejeições na vida corporativa.

3. Promova campanhas internas sobre o tema

Respeitar as diferenças é algo a ser aprendido na infância, de preferência nos anos escolares iniciais. No entanto, a realidade nos leva a identificar que muitos adultos parecem ainda não ter entendido a lição. Dessa forma, promover campanhas internas sobre o tema nas empresas pode ser uma boa ideia para combater o preconceito e favorecer a harmonia entre as pessoas.

Cartazes, e-mails internos, comunicados, palestras e campanhas diversificadas podem ser ótimas estratégias. Elas devem explicar como a diversidade enriquece a vida em sociedade e até mesmo a torna mais fácil, dado que diferentes conhecimentos e experiências se complementam na busca por soluções aos mais diversos problemas,

Além disso, é primordial que essas campanhas incluam mensagens mais diretas sobre o combate aos preconceitos mais diversos que ainda existem: de raça, de religião, de orientação sexual, de gênero, de faixa etária, de classe social etc.

4. Não tolere qualquer tipo de preconceito

Por fim, é fundamental que a empresa de fato coloque em prática tudo aquilo que prega. Dessa forma, as regras foram feitas para serem cumpridas, o que significa que qualquer pessoa que não saiba conviver com as diferenças e tenha algum tipo de atitude preconceituosa deve ser exemplarmente punida.

Advertências, multas e até mesmo demissões devem ser aplicadas àqueles que, por algum motivo, perturbarem a paz existente na empresa e se mostrarem incapazes de tolerar as diferenças. Por paradoxal que seja, a intolerância não deve ser tolerada.

Conclusão

O maravilhoso é que não somos iguais, mas sim diversos, pois cada um tem a sua própria história e o seu jeito de se relacionar com o seu trabalho, com as pessoas e com o mundo. A beleza maior está em, apesar de todas as nossas diferenças, sermos inteligentes o suficiente para nos unirmos por objetivos comuns e dar o nosso melhor pela conquista de resultados extraordinários.

Defenda essa ideia também e faça da sua organização um lugar onde a diversidade tenha o seu espaço garantido e seja sempre defendida e valorizada. Na nossa empresa, o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, nós sempre defendemos isto: a união de forças, inteligências, competências e ideias diferentes. Como tal, não rotulamos as pessoas, pois rótulos limitam, e, quando falamos de profissionais, acima de tudo, estamos falando de seres humanos.

E você, ser de luz, como lida com a diversidade no dia a dia? Como essa questão é abordada no seu ambiente de trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!