Uma equipe desmotivada pode não apenas deixar a desejar quanto aos resultados no fim de cada mês, mas como também pode criar um ambiente negativo e desagradável para se trabalhar. Essa desmotivação pode ser ocasionada por diversos motivos, como excesso de demandas, líderes centralizadores, entre outros.

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope, encomendada pela consultoria Stanton Chase International, o trabalhador brasileiro valoriza mais o bem-estar no ambiente de trabalho do que o próprio salário. Isso mostra que o colaborador tem se preocupado mais com sua felicidade e qualidade de vida, do que somente com fatores financeiros.

© Depositphotos.com / racorn Em geral, o trabalhador brasileiro preza mais pelo bem estar no ambiente de trabalho do que o próprio salário.

Parte dos deveres da organização é fazer o possível para manter seus profissionais motivados. Uma equipe rodeada de estímulos positivos é capaz de alcançar resultados extraordinários em prol da empresa, além de desenvolver um trabalho com disposição e satisfação.

Desenvolver esse incentivo pode ser mais simples do que parece. Separei algumas dicas que são capazes de promover essa motivação, e seus frutos podem ser percebidos em um curto prazo!

Como motivar seus funcionários?

Dê feedbacks positivos

Valorizar as conquistas de cada colaborador é muito importante. Sempre que possível, dê feedbacks sinceros e motivadores, mostrando ao funcionário que seu trabalho é reconhecido. Um bom líder reconhece talentos e os incentiva a crescer dentro da companhia, fazendo o possível para acrescentar em suas carreiras.

Faça questão de conhecer sua equipe

PSC

Tendo em vista a convivência diária com os colaboradores, é fundamental que o gestor conheça as particularidades de cada um e interaja com toda a equipe.  Um almoço semanal com o grupo, uma reunião no boliche no final de semana, “happy hours” ou outras atividades que promovam essa interação são importantíssimas para mantê-los motivados. Caminhe junto com seus funcionários!

Forneça um ambiente de trabalho agradável

Um local sem iluminação, ventilação e sem limpeza adequada se transforma em um ambiente desagradável e que desperta naturalmente a vontade de ir embora. Propiciar uma sala ampla, limpa, iluminada, arejada e com conforto é fundamental, afinal, muitos passam mais tempo no trabalho do que na própria casa.

Ouça o que os colaboradores têm a dizer

Novas idéias surgem a todo o momento, e dar ouvidos à sua equipe mostra que cada um tem a sua importância. De acordo com a consultora organizacional Suyen Mirando, o que as pessoas querem é a sensação de pertencimento e envolvimento no ambiente de trabalho. Portanto, os gestores devem ter uma comunicação direta com seus colaboradores, mostrando-lhes que estão todos no mesmo barco, navegando juntos.

Seja transparente

Empresas que agem com transparência em seus processos — deixando clara a importância de seus colaboradores tanto nos momentos prósperos como nos de adversidade e apontando resultados e promovendo o crescimento da equipe — obtêm melhorias que refletem no engajamento profissional do grupo.

Mantenha sua equipe motivada e sua intituição será capaz de ir além. Por meio de simples gestos, o dia a dia do colaborador e da empresa pode se tornar muito mais agradável.

Esse texto foi útil para você? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!