Voltar

Dicas de como dormir bem

Publicado em | 0 comentários
mulher dormindo

LADYING / Shutterstock Uma boa noite de sono é essencial para restaurar as células boas e eliminar substâncias tóxicas do organismo.

Uma boa noite de sono é essencial para restaurar as células boas e eliminar substâncias tóxicas do organismo. Por isso, se você sofre com algum distúrbio do sono, é muito importante começar a tratar o problema para garantir e melhorar sua qualidade de vida.

Em geral, dormir de 6 a 8 horas por noite é considerado o ideal. Porém, fatores como estresse e trabalho em excesso são alguns dos principais vilões do sono tranquilo.

Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, 69% dos brasileiros consideram seu sono insatisfatório ou ruim. Isso significa que mais da metade do país apresenta problemas como insônia ou acordar várias vezes durante a noite.

Problemas causados por distúrbios do sono

O acúmulo de noites mal dormidas pode trazer muitas consequências negativas à saúde física e mental.

Entre os principais problemas causados pelos distúrbios do sono, podemos destacar: queda da imunidade, envelhecimento precoce, diminuição da concentração e foco, mau humor, alterações no metabolismo e na pressão arterial, aumento de peso, diminuição da resistência física, cansaço contínuo, dores no corpo e indisposição.

Dicas para dormir bem

  • Respeite os horários de dormir;
  • Escolha um travesseiro e colchão adequados;
  • Elimine a luminosidade do quarto ao descansar;
  • Estando em casa, evite dormir fora de sua cama;
  • Evite utilizar TV e aparelhos eletrônicos no quarto;
  • Faça atividades físicas com frequência;
  • Evite discutir problemas no quarto e antes de dormir;
  • Tome chás calmantes, como os de camomila e cidreira;
  • Evite o excesso de cafeína, especialmente à noite.

Como o sono ruim afeta a carreira

Além de prejudicar a saúde, os problemas de sono podem afetar negativamente a carreira. Isso porque um profissional que não está devidamente descansado fica mais predisposto a apresentar alterações de humor, problemas de concentração e tende a estar sempre com a sensação e aparência de cansaço.

Isso acontece porque, sem ter o merecido descanso, o corpo não produz substâncias restauradoras e não elimina as toxinas necessárias para se renovar após um dia exaustivo. Essa “autocura” natural é essencial para o perfeito funcionamento do corpo e mente, uma vez que proporciona maior disposição para enfrentar os desafios diários.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!