tempo-perdido

Tempo Perdido – Como Lidar Com Ele?

Por: José Roberto Marques | Dicas de Coaching | 13 de abril de 2018

Existem situações pelas quais passamos que nos dão uma sensação de tempo perdido, e elas geralmente vêm acompanhadas de um grande desejo de voltar atrás e fazer diferente. Se isso está acontecendo contigo, saiba que é possível resolver essa questão em seu interior para encontrar uma forma positiva de lidar com esse sentimento e enxergar a situação sob um novo aspecto. Nenhuma experiência acontece por acaso, pois cada uma delas tem alguma lição importante a nos ensinar. Abrir os olhos para isso pode nos revelar oportunidades extraordinárias de crescimento e evolução e eliminar aquela sensação de tempo desperdiçado que está sentindo.

Ressignifique o “Tempo Pedido” e o Transforme em Aprendizado

Se temos poucas certezas na vida, uma delas é a de que não é possível voltar atrás e mudar o passado. Contudo, se existe algo que podemos mudar em relação a ele é a forma com a qual o enxergamos, e isso tem um grande impacto em relação ao nosso presente e, também, ao futuro.  Já parou para refletir sobre isso? Convido-te a pensar diferente e a observar esta perspectiva.

Ter passado anos em um emprego que não tinha nada a ver com o seu propósito e os seus ideais, por exemplo, não precisa ser visto como um período ruim. Independente de ser ou não o que deseja hoje, certamente te trouxe muito aprendizado, conhecimentos, experiências e a lição de que deve ir em busca da carreira dos seus sonhos.

Isso vale para outros aspectos ligados à carreira, relacionamentos, estilo de vida ou qualquer outra experiência que tenha chegado ao fim através de uma mudança no seu mindset. Entenda que cada passo que você deu foi crucial para chegar onde está e ter o pensamento que tem hoje. Por isso, ao invés de se arrepender e se deixar consumir pela culpa, escolha se sentir grato por ter se permitido evoluir e transformar o que não fazia mais sentido para a pessoa que se tornou.

Todos os indivíduos passam por inúmeros processos de transformação e evolução desde que nascem. Tenho a certeza de que várias das opiniões que tinha na adolescência não permaneceram até os dias atuais e isso aconteceu porque você cresceu e suas ideias mudaram. Esse processo irá se repetir durante toda a sua vida, fazendo com que ciclos se encerrem para que novos possam começar. Nenhuma dessas fases deve ser vista como desperdício de tempo porque cada uma delas serviu como um degrau que te trouxe até aqui.

Dicas Poderosas Para Lidar Com a Sensação de Tempo Perdido

Se algo que estava vivendo deixou de fazer sentido para você, coloque as dicas a seguir em prática e saiba como ressignificar a sensação de tempo perdido.

1 – Pare de Se Culpar

Em primeiro lugar, é fundamental que pare de se culpar por ter passado meses, ou mesmo anos, fazendo algo do qual hoje se arrepende. O sentimento de culpa é ruim porque faz com que se sinta inferior, incapaz, e isso não é verdade. Todo ser humano está sujeito a falhar, se enganar e mudar de ideia, pois tudo isso faz parte da vida. Aceitar o que aconteceu com serenidade irá te ajudar a lidar com as experiências de forma muito mais construtiva.

2 – Tire Lições do Seu Passado

Ao invés de olhar para o seu passado sentindo culpa, escolha enxergá-lo se colocando como um aprendiz. Assim, conseguirá refletir sobre tudo o que aconteceu e descobrirá o que pode fazer para agir de maneira diferente no presente a fim de chegar aos resultados que hoje fazem sentido para você. Através de um relacionamento amoroso que chegou ao fim, por exemplo, é possível saber o que buscar e o que evitar em uma nova relação.

3 – Pratique o Perdão

Se existe algo que é capaz de manter uma pessoa presa ao passado são as mágoas. Por mais dolorosas que certas experiências tenham sido, perdoar quem te causou sofrimento é fundamental para se libertar e abrir espaço em seu coração para emoções positivas. Conservar sentimentos ruins apenas fará mal para você, por isso, resolva essas questões dentro de si, perdoe e se permita olhar para frente.

4 – Descubra Quais São as Mudanças Que Deseja

Se o que viveu no passado não faz mais sentido em sua vida, é necessário que descubra o que hoje está de acordo com suas opiniões e valores. Para isso, é essencial que volte a sua atenção para si e mergulhe em um processo de autoconhecimento. Saber quem você é, o que deseja, quais são os seus objetivos e o seu propósito é essencial para encontrar o caminho que irá te levar em direção às mudanças que busca.

5 – Encontre Novas Motivações

Todos nós precisamos de motivações que nos deem ânimo para levantarmos da cama todas as manhãs. Por mais que elementos externos possam ter efeito motivador, o verdadeiro estímulo é aquele que nasce dentro de cada um de nós. Nesse sentido, ao seguir a dica anterior, de se conhecer profundamente, aproveite para encontrar novos motivos para agir e ir em busca da realização dos seus objetivos.

6 – Entenda Que Sempre é Tempo de Recomeçar

A nossa sociedade é bastante apegada a números, principalmente quando se trata de idade. Por mais que exista um padrão que defina a época da vida em que a maioria das pessoas vive experiências como escolher uma carreira, iniciar a faculdade, se casar e ter filhos, por exemplo, sempre é tempo de recomeçar e transformar os seus sonhos em realidade. Não permita que números e imposições sociais te impeçam de viver o que deseja.

7 – Faça Novas Descobertas

Essa mudança de opinião em relação ao que estava vivendo apenas se tornou possível porque você conheceu coisas novas e evoluiu. Portanto, se permitir viver novas experiências é sempre positivo, porque te leva a, também, se conhecer melhor e descobrir novos sonhos, habilidades e motivações. Mantenha-se receptivo em relação ao novo, pois assim estará se abrindo também para a sua evolução e seu crescimento pessoal.

Espero que este artigo te inspire a parar de olhar para o passado com mágoas e arrependimento e passe a vê-lo com orgulho e gratidão. Lidar com a sensação de tempo perdido de forma positiva é a melhor maneira de ressignificá-la em seu coração e se permitir recomeçar. Viva o seu melhor!

Copyright: 427748029 – https://www.shutterstock.com/pt/g/belchonock