Voltar

Como Gerenciar o Estresse No Trabalho

Publicado em | 0 comentários

Nataliya Ostapenko/Shutterstock Medidas simples, como criar uma sala de descanso e descompressão, já ajudam a diminuir o estresse dos colaboradores no ambiente de trabalho

E mais uma vez falamos em estresse. Não quer mais falar sobre isso? Poxa, como você está estressado! Relaxe. É isso mesmo, relaxe! “Mas… onde? Em que lugar eu posso relaxar em meu dia a dia de trabalho?” Essa é a pergunta que pode verificar o quanto você está investindo no controle e prevenção do estresse no trabalho e no dia a dia de seus colaboradores.

Além da atividade profissional em si, há inúmeros fatores externos que contribuem para o aumento do número de casos graves de situação de estresse no trabalho, como empresas situadas em regiões com excesso de ruídos, com uma má gestão do espaço e trânsito intenso de pessoas.

Crie um Ambiente “Antiestresse

Pode parecer que algumas dessas situações não têm solução. Por exemplo, como posso diminuir o trânsito de pessoas em um hospital no coração de uma metrópole? Ou, como diminuir o ruído do meu escritório num prédio comercial? É nesses casos que a empresa deve ter a sensibilidade de pensar em projetar lugares que sirvam de refúgio para os momentos de descanso.

Há empresas em que, se quer, há lugar para se “esticar as pernas” após o almoço. Conheci uma fábrica em que os funcionários se deitavam na calçada para cochilar no horário do almoço. Levou mais de noventa dias para que essa indústria aprovasse uma sugestão de ceder uma sala com colchonetes (que teriam um custo irrisório) para que os funcionários tivessem sua “soneca” revigorante entre um turno e outro.

A sede do Instituto Brasileiro de Coaching, em Goiânia, por exemplo, em vez de ocupar um prédio no turbulento centro da cidade, se estabeleceu em um antigo casarão em um bairro residencial calmo, arborizado, ao lado de um parque verde com um lago e uma pista de caminhada, com um lindo jardim e uma piscina com uma cascata d’água para gerar uma sensação de tranquilidade e proximidade com a natureza. O que já é uma importante iniciativa para oferecer o melhor a seus colaboradores.

Mesmo que pareça impossível, sempre há uma salinha, um cantinho, uma calçada entre a parede e o muro, uma área de serviço… Seja criativo. Construa um refúgio em sua empresa, onde seus colaboradores possam ter momentos de descompressão e relaxar um pouco do estresse diário. Invista na parte social e no bem-estar do seu grupo de colaboradores.

Promover eventos constantes é uma importante forma de motivação e de promoção da saúde social e emocional no ambiente organizacional. Fica a dica e bom trabalho a todos!

Gostou do artigo sobre estresse? Aproveite: curta, comente e compartilhe conhecimento em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!