Qualquer pessoa, por mais bem resolvida que seja, tem suas questões e coisas que a incomoda. Neste sentido, uma forma bastante eficaz para aprender a lidar melhor com os problemas não é reprimindo-os, mas sim falando sobre eles. Ter pessoas para conversar e desabafar é algo muito positivo e que pode te ajudar a atravessar momentos desafiadores com mais força, coragem e confiança. Além disso, boas companhias são ótimas em qualquer época da vida e, certamente, ajudam a deixar tudo mais leve e feliz.

Benefícios de Ter Pessoas Para Conversar

O simples ato de desabafar em um momento de angústia ou tristeza é capaz de proporcionar uma sensação de tranquilidade para a mente. Aquelas pessoas que abafam o problema e evitam falar sobre o que estão sentindo, podem desenvolver distúrbios psicológicos, como a depressão e ansiedade, por exemplo. Se você é do tipo que evita falar sobre seus sentimentos, aconselho que encontre alguém de confiança para conversar e verá o quanto isso pode te fazer bem.

O benefício de conversar com outras pessoas não se resume a encontrar soluções para os problemas. Uma pesquisa realizada por universidades norte-americanas constatou que a interação social também afeta o desempenho mental e a memória de forma bastante positiva. O ato de conversar e interagir com outros indivíduos se mostra tão benéfico para a mente quanto fazer exercícios considerados estimulantes, como palavras-cruzadas, por exemplo. O estudo concluiu, também, que o isolamento social pode ter o efeito contrário e causar danos ao funcionamento do cérebro.

Falar sobre o que sente é realmente importante, contudo, é necessário saber com quem irá se abrir. Talvez você já tenha se deparado com pessoas com as quais não tem a menor intimidade que se aproximam para desabafar. São indivíduos que estão tão angustiados que aproveitam qualquer oportunidade de interação social para se abrir.

Sei que essa situação pode ser bastante constrangedora para ambas as partes em algumas situações, entretanto, se alguém sentiu confiança em você para se aproximar, demonstre empatia e pelo menos ouça o que o outro tem a dizer. O simples fato de doar seu tempo e atenção faz muita diferença nestes momentos.  Do mesmo modo, se sentir necessidade de falar, escolha alguém em quem confia, exponha seus sentimentos e liberte-se um pouco da angústia que castiga você.

Desabafar é Sinal de Força

Muitas pessoas têm medo de falar sobre o que sentem porque pensam que discutir a respeito dos seus problemas é um sinal de fraqueza. No entanto, trata-se totalmente do oposto, falar mostra que pretende encontrar soluções eficazes, que está preparado para analisar todas as opções e que tem humildade para pedir ajuda em um momento de necessidade. Falar sobre as questões e os problemas que estão te causando tristeza ou estresse é uma maneira saudável e eficaz de canalizar suas emoções e obter uma visão positiva através de uma rede de apoio e compreensão.

PSC

Quando o estresse é causado por uma pessoa ao invés de uma situação, talvez seja interessante ter uma conversa sincera e direta com ela. A melhor maneira de resolver os problemas que lhe causam qualquer tipo de angústia é enfrentando-os e, se possível, tratando diretamente com sua fonte de estresse. Então, se, por exemplo, é o seu cônjuge, um familiar ou colega de trabalho que está causando algum desgaste, verifique a possibilidade de ter uma conversa franca e, claro, respeitosa.

Dicas Para Encontrar um Amigo Confidente

As amizades são um porto seguro na vida de qualquer ser humano. Quando se está triste, basta que um amigo chegue para mostrar a situação sob uma perspectiva positiva e mudar o seu astral. Todos precisam de uma pessoa de confiança que seja capaz de dar feedbacks honestos e ouvir sem julgar. Se você ainda não tem um amigo em quem tenha total confiança para falar sobre o que sente, veja as dicas que preparei para que encontre esse ser de luz e, também, saiba retribuir com sua amizade.

1 – Apoio Para Todos os Momentos

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que apoiar é diferente de concordar com tudo o que você faz. Um verdadeiro amigo apoia ouvindo os seus desabafos, dando feedbacks sinceros quando julgar necessário, te fazendo companhia, mantendo-se ao seu lado mesmo que discorde de suas atitudes e sempre buscando ajudar você a evoluir como ser humano.

2 – Muitas Vezes um Amigo Só Precisa Ouvir

Nem sempre o amigo precisa opinar a respeito dos seus desabafos. Apenas o fato de ouvir com atenção e sem julgar já será de grande ajuda para aliviar o estresse. Falar a respeito dos seus sentimentos atua como um mecanismo de liberação, ajudando a encontrar uma solução para o problema ou, mesmo, a enxergar que se trata de algo simples de ser resolvido.

3 – A Importância de Ter os Mesmos Valores

Um bom amigo não precisa ser, necessariamente, igual a você em todos os aspectos, contudo, é importante que tenha os mesmos valores morais do que os seus. Assim, essa pessoa saberá te ouvir sem ser crítica demais e poderá entender melhor os seus desabafos. Além disso, as afinidades ajudam a fortalecer as relações sociais e criar laços de confiança, que são fundamentais.

4 – Familiares Também Podem Ser Amigos

Muitas vezes o seu melhor amigo pode estar mais próximo do que imagina, e pode ser alguém da sua própria família. Um tio, primo, irmão ou, mesmo, seus pais, podem ser bons amigos e ouvir seus desabafos. Saiba olhar ao seu redor para identificar pessoas que te inspirem confiança e façam você se sentir à vontade para se abrir.

5 – Confiança é Indispensável

Antes de sair falando a respeito dos seus problemas com alguém, procure se certificar de que é uma pessoa verdadeiramente confiável. Tomar esse cuidado não irá garantir completamente que não terá decepções, mas reduzirá os riscos. Evite ser o indivíduo que se expõe demais, que fala demasiadamente de coisas íntimas com estranhos, prefira se preservar e se abrir apenas com pessoas de sua confiança.

6 – Retribuir é Fundamental

Para ter um amigo confidente é importante ser o amigo confidente dessa pessoa, então, saiba retribuir todo o apoio que recebe. A amizade é uma das dádivas mais valiosas que alguém pode ter. Muitos tipos de relacionamentos podem acabar, mas os amigos verdadeiros permanecem ao seu lado por toda a vida. Lembre-se que você não precisa ter um grande número de amigos para ser feliz. Basta que tenha um que seja realmente leal.

Como podemos perceber ter pessoas de confiança para conversar e desabafar torna tudo mais leve e nos dá a oportunidade de sermos ouvidos, de ouvir, aprender com o outro e evoluir. Tenha gratidão pelos amigos que estão sempre ao seu lado, oferecendo apoio e te ouvindo, pois eles são seres especiais que enchem a nossa vida de luz!

Copyright: 558066598 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bbernard