Com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas se tornam agitadas e muitas vezes não conseguem desacelerar nem mesmo nos momentos de descanso. Elas estão sempre checando o celular e o e-mail, respondendo mensagens, pensando em trabalho e outras obrigações, desperdiçando oportunidades de relaxar, passar mais tempo com a família e amigos, enfim, de aproveitar mais a vida.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Por Que Desacelerar é Importante?

Se você é alguém focado na realização dos seus objetivos e que se empenha com seu coração e sua mente para ser um profissional cada vez melhor, fico muito feliz por isso, pois é esse o caminho para alcançar o verdadeiro sucesso. Contudo, todo ser humano precisa ter momentos de descanso, para relaxar a mente após o trabalho e ter mais energia no dia seguinte. Além disso, a vida passa num piscar de olhos e é fundamental saber aproveitar cada instante dela.

Desacelerar irá te ajudar a manter a mente mais tranquila, aprender a voltar-se para si, a fim de se conhecer melhor e ter maior controle sobre os seus sentimentos. Realizar atividades prazerosas e agradáveis traz uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional, melhora o humor, estimula a criatividade e é importante, também, para fortalecer relacionamentos.

Dicas Para Desacelerar e Aproveitar Mais a Vida

Preparei algumas dicas que vão te ajudar a reduzir o ritmo e ter momentos agradáveis, para que aprenda a aproveitar a vida em plenitude e sem prejudicar a sua produtividade. Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo e se dedicar ao trabalho, lembre-se sempre disso.

1 – Priorize Suas Atividades

O primeiro passo para desacelerar é organizar melhor a sua rotina. Se você tem a sensação de que as horas que passa no trabalho não são suficientes para fazer tudo o que precisa, é sinal de que precisa rever suas obrigações. Verifique se é apenas uma questão de falta de organização ou se está realmente com uma sobrecarga de trabalho. Se for a segunda opção e sentir abertura, converse com seu chefe, explique a situação e peça apoio para contornar o problema, pois, caso continue assim, poderá apresentar um quadro de estafa, causando prejuízos para a sua saúde.

PSC

Nos casos em que se trata apenas uma falta de organização, basta que comece a se programar com mais cautela para realizar suas demandas, destinando o tempo certo para cada uma delas. Além disso, é muito importante que aprenda a dizer não para todas aquelas atividades que não forem agregar e que ainda por cima podem prejudicar sua produtividade. Tenha coragem, pois ser assertivo irá te ajudar a eliminar uma série de tarefas desnecessárias, para que mantenha o foco apenas no que é realmente importante.

2 – Viva o Aqui e o Agora

Diversas pesquisas apontam que parte da população mundial sofre de ansiedade. E sabe por que isso acontece? Porque as pessoas estão na maior parte do tempo pensando no futuro, deixando de viver e desfrutar do presente em plenitude. Para que comece a aproveitar mais a vida, é fundamental que aprenda a viver o aqui e o agora. Então, quando estiver brincando com os seus filhos ou conversando com amigos, por exemplo, deixe o celular de lado e dedique toda sua atenção para o que está vivendo naquele momento.

Ao conversar com alguém, ler um livro, assistir a um filme, independente do que seja, mantenha o foco naquilo. No início, pode parecer desafiador não pensar no trabalho ou nas contas que precisa pagar no dia seguinte, mas tudo é uma questão de treino. Logo, conseguirá fazer isso automaticamente, sem ter a necessidade de competir com sua mente.

3 – Realize Atividades Relaxantes

Existem diversas atividades que podem te ajudar a desacelerar a mente, como é o caso dos exercícios de respiração e de meditação, por exemplo. Ambos são eficazes porque oxigenam o cérebro e tiram o foco do indivíduo no agente estressor, levando-o ao relaxamento. Estes movimentos mentais e corporais podem ser realizados em qualquer lugar. Para isso, basta que reserve alguns instantes do seu dia, inspire o ar profundamente e solte-o vagarosamente, repita isso durante alguns minutos e sentirá os benefícios.

Em se tratando da meditação, ela tem sido indicada por muitos médicos para pacientes que estão com dores crônicas, ansiedade, estresse e depressão. Mesmo que você não tenha nenhum desses problemas, a prática pode ajudar a relaxar a sua mente, atuando como uma forma de prevenção. Além disso, irá ajudar a manter a atenção plena, fazendo com que aprenda a desfrutar do presente em plenitude, conforme citei na dica anterior.

4 – Aprenda a Valorizar as Pequenas Coisas

Apreciar uma paisagem, ser recebido com alegria pelo seu animal de estimação, receber um abraço de alguém especial, saborear o seu prato preferido, ouvir uma música que gosta, tudo isso são exemplos de coisas simples, mas que podem trazer muitas alegria e satisfação para ti. A felicidade pode estar presente nas pequenas coisas ao seu redor, e é importante que aprenda a aguçar a sua percepção para que possa valorizá-las.

Com o dia a dia corrido, muitas pessoas não se dão conta da quantidade de motivos que têm para se alegrar. Ao desacelerar, você aprenderá a enxergar esses motivos e ser grato por cada um deles. Certamente, essa mudança de atitude irá te proporcionar uma nova e positiva visão sobre a sua vida.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

5 – Faça Boas Ações

Fazer uma boa ação não se resume apenas a realizar doações em dinheiro para pessoas necessitadas. Existem outras coisas que podem ser doadas, como o seu tempo e dedicação, por exemplo. Visitar um asilo ou um orfanato, distribuir refeições para moradores de rua, doar roupas que não usa mais, ensinar pessoas a ler e escrever, tudo isso são exemplos de boas ações que não farão bem apenas para quem as receber, mas também para ti.

Sempre que tiver a oportunidade, faça boas ações, o que pode incluir, as ideias que citei no parágrafo anterior, ou mesmo coisas mais simples, como ajudar um amigo ou mesmo dar uma atenção maior a um membro da sua família. Quanto mais direcionar as suas ações para o bem, mais gratidão sentirá. Isso certamente fará com que aprenda a valorizar e aproveitar mais a sua vida.

E você, numa escala de 0 a 10, o quanto acha que precisa desacelerar? Saiba que desfrutar de bons momentos da vida é tão importante quanto trabalhar e cumprir com todas as suas obrigações. Com organização é possível definir melhor os seus horários e conseguir realizar tudo o que deseja. A vida é maravilhosa e o tempo é um presente precioso. Desfrute com sabedoria!