Voltar

Definição de Antroposofia

Publicado em | 0 comentários

Agsandrew/Shutterstock A Antroposofia é uma filosofia de vida que traz em si pensamentos científico, artístico e espiritual

Palavra derivada do grego – anthropós – que significa homem, sophia, sabedoria. Filosofia de vida que traz em si pensamentos científico, artístico e espiritual em uma unidade e que responde às inquirições mais imutáveis do homem moderno sobre si e, também, sobre as suas relações com o Universo.

Essa filosofia foi criada pelo austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925). A antroposofia é uma filosofia, um modo de conhecimento que aporta o ser humano em seus graus físico, espiritual, vital, anímico, e apresenta como essas naturezas, bastante diferentes entre si, agem em permanente inter-relação.

É uma ciência que se importa com os processos físicos mencionados pelas ciências naturais e, também, por todos os processos que não podem ser fisicamente mensuráveis. Essa extensa e estruturada compreensão, acerca do ser humano e das suas relações com o universo, trouxe um significativo desenvolvimento a todas as áreas práticas da sociedade, cooperando, com as suas invenções, para uma vida humana mais íntegra.

Antroposofia no Brasil

A Antroposofia chegou ao Brasil através de alguns imigrantes europeus, em 1939. Na cidade de São Paulo, esse movimento aumentou muito e se estabeleceu, começando, dessa forma, a atravessar e conduzir várias atividades profissionais. O auxílio de médicos, cientistas, sociólogos e vários outros profissionais de várias áreas que se orientam através dos princípios antroposóficos, ajuda a fortalecer e aumentar o abarcamento do movimento, que sugere criar o conhecimento científico com uma visão artística, humanizada e mais espiritualizada.

Na década de 90, a ciência se aproxima cada vez mais daquilo que Rudolf Steiner chama de “a compreensão mais elevada das coisas”. As interrogações estudadas pela antroposofia foram, de modo oficial, anunciadas no âmbito científico a partir de 1986, pela UNESCO, no congresso de Veneza, onde foi indicada a desigualdade entre os avanços tecnológicos e a qualidade de vida das pessoas e da sociedade.

Em 1994, aconteceu o primeiro Congresso Mundial de Multidisciplinaridade, com a coordenação do sociólogo Edgar Morin, Lima Freitas (artista) e Nicolescu (físico), onde se discutiu a utilidade de o homem moderno procurar novos princípios espirituais para a vida.

Ao falar sobre Antroposofia, é essencial conhecer duas áreas importantes geradas por ela: Medicina Antroposófica e Pedagogia Waldorf, que veremos na continuação, em outro artigo postado neste blog com Medicina Antroposófica e Pedagogia Waldorf. Então, se você quer saber ainda mais sobre estas duas vertentes relacionadas a este fascinante assunto, continue acompanhado meu blog e saiba tudo sobre Antroposofia!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!