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A cultura organizacional segundo Edgar Schein

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© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Cultura organizacional é a união das características que diferenciam uma empresa ou instituição da outra.

Nascido em 1928, nos Estados Unidos, Edgar Schein foi um professor e escritor famoso por seu apoio à área de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Ficou mundialmente conhecido por ser um dos principais precursores da definição de cultura organizacional.

O que é Cultura Organizacional

Cultura organizacional nada mais é do que a junção de características que diferenciam uma empresa ou instituição da outra. Ela é fundamental para qualquer organização que busca alcançar resultados assertivos e rentáveis para o seu negócio.

Por meio dela, é possível contribuir com o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, reduzir conflitos, controlar demandas, gerir processos internos, definir uma imagem positiva da empresa, entre outras ações.

Schein defendia que a cultura corporativa é composta por três níveis:

1.      Símbolos e comportamentos

Diz respeito a qualquer componente da cultura que seja concreto ou visível por todos os colaboradores de uma organização, como a vestimenta,  linguagem e comportamentos.

2.      Valores e normas

Os valores e normas estão relacionados a todos os itens importantes que regem e norteiam uma empresa e a todas as regras de comportamento estabelecidas dentro do meio corporativo.

3.      Pressupostos

Este último nível diz respeito a todos os componentes dificilmente reconhecidos dentro do convívio diário entre os colaboradores de uma empresa ou organização. Ou seja, são todos os comportamentos inconscientes presentes na mente dos profissionais no ambiente de trabalho.

Um exemplo disso são as crenças e regras adquiridas ao entrar na organização, sem que ninguém mencione, aprendidas por meio da convivência e “tempo de casa.

Edgar Schein acreditava que estes pressupostos têm a capacidade de influenciar diretamente a maneira como um colaborador pensa e age diante de diferentes situações no trabalho.

Todos estes fatores devem estar presentes e são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Este artigo foi útil para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento!

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