Voltar

O Que é a Crise de Identidade Profissional?

Publicado em | 0 comentários
Crise de Identidade Profissional

Maridav/Shutterstock Faça da crise a oportunidade que você precisa para mudar de profissão e ter a carreira dos seus sonhos!

Atualmente não é difícil nos depararmos com alguém que esteja passando por uma crise de identidade profissional ou mesmo nos encontrarmos nesta mesma situação. Isso acontece porque a maioria das pessoas tem que escolher muito cedo qual será sua profissão, geralmente em meio a pressões sociais e familiares, e nem sempre a carreira escolhida é a que realmente tem a ver com seu perfil, necessidades e sonhos.

A crise começa a se mostrar quando não nos sentimos motivados para o trabalho e quando percebemos que aquilo que fazemos todos os dias não tem sentido e não representa o nosso propósito de vida. Isso ocorre porque a carreira está diretamente relacionada à satisfação do indivíduo, uma vez que o trabalho também é uma de nossas fontes de empoderamento e crescimento. Logo, quando não nos sentimos completos, à crise de identidade profissional se manifesta.

Quando amamos o que fazemos, por meio da nossa profissão construímos o nosso legado, semeamos nossas conquistas, nos sentimos plenos, completos, felizes, damos o nosso melhor e alcançamos resultados extraordinários, seja como colaborador de uma empresa ou dono do próprio negócio. Por isso, é essencial encontrar um ofício que nos proporcione tanto recursos financeiros como a satisfação pessoal e profissional em fazer o que fazemos diariamente.

O Lado Bom da Crise de Identidade Profissional

Num primeiro momento, estar numa crise de identidade profissional pode parecer difícil, afinal, mesmo estando desconfortável, ter uma carreira confere um ambiente seguro, de onde, às vezes, nós não queremos sair e recomeçar. Porém, esta insatisfação é o primeiro sinal de que você precisa parar; olhar para dentro e ouvir sua voz interior e tentar compreender o que está acontecendo.

Se algo em você diz que esta não é a profissão ideal e se você não se vê fazendo a mesma coisa pelo resto da vida, aceite o convite e descubra o que realmente pode fazer você mais feliz profissionalmente. Qual é a carreira dos seus sonhos? De quais áreas você gosta mais? Tem mais afinidade com processos ou pessoas? O que ofício gostaria de ter nos próximos anos? Reflita e seja franco consigo mesmo.

O primeiro passo para a mudança é admitir para si mesmo que você não está satisfeito com o seu trabalho atual e entender os motivos para isso. Saiba ainda que mudar de carreira não é um bicho de sete cabeças e que atualmente existem ferramentas poderosas que podem lhe ajudar nesta transição e uma delas é o Coaching.

Tenha o Apoio do Coaching de Carreira

O processo de Coaching de Carreira vai apoiar você a conhecer melhor seu perfil profissional, a identificar dons, talentos e habilidades, bem como as profissões que mais tem a ver com você. Na prática, você terá todo o suporte para conhecer-se melhor, para alinhar seus interesses profissionais e pessoais, compreender quais são as competências e habilidades essenciais em sua nova profissão, para assim, fazer sua transição de forma planejada, objetiva e congruente com seus sonhos, crenças e valores.

Portanto, não deixe que a crise de identidade profissional paralise você. Faça dela uma oportunidade de mudar sua vida, ampliar seu autoconhecimento e de ampliar suas chances de ser mais feliz e mais realizado em todos os sentidos. Não se obrigue a fazer ou ser o que você não quer, pois só quem ama o que faz, consegue realmente conquistar a felicidade no trabalho e construir um legado em sua vida. Invista em você e começa a se realizar agora!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!