PathDoc/ Shutterstock Aprender a controlar a mente e lidar com as emoções é essencial

Quando falamos em controle mental, num primeiro momento, as pessoas podem associar o termo a uma forma de manipulação da mente e do comportamento humano. Entretanto, além desta definição, podemos entender controle mental como uma forma de autocontrole dos pensamentos, emoções e atitudes.

Na prática, podemos dizer que o controle da mente está intimamente ligado à inteligência emocional, quando alcançamos um poderoso autoconhecimento que nos torna capaz, de pensar e agir, de maneira coesa e equilibrada. Esta autogestão das emoções é essencial e colabora diretamente para a conquista de resultados na carreira e vida pessoal.

Em nosso dia a dia estamos expostos a centenas de emoções diferentes, a maioria delas provenientes de fatores externos, como problemas no trabalho, nas relações interpessoais, familiares e afetivas. Daí vem a grande questão: como evitar que estes sentimentos controversos prejudiquem sua vida?

Como o Coaching Pode Ajudar

 O Coaching é um excelente aliado quando o assunto é controle mental. Com suas técnicas e ferramentas, o processo atua proporcionando aos indivíduos um poderoso autoconhecimento, que os leva a conquistar maior autocontrole emocional e com isso, a eliminar seus pensamentos e crenças limitadores.

Isso é extremamente importante, especialmente, porque em muitos momentos, somos invadidos por ideias negativas, sensações ruins que nos levam a tomar decisões erradas, e que nos prejudicam muito. Ao entender as origens destes pensamentos nocivos, é possível trabalhar assertivamente para vencê-los, e assim, mudar o modo de pensar e agir do coachee (cliente).

PSC

Outro benefício importante que o Coaching traz, está em oferecer a pessoa à possibilidade de enxergar-se de maneira sistêmica, ou seja, a oportunidade de conhecer sua verdadeira essência, valorizar seus pontos fortes e trabalhar os aspectos do comportamento que podem e precisam ser melhorados.

Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Acredito nesta frase poderosa, e mais ainda que, controle mental representa saber usar nossas emoções, pensamentos e atitudes em favor da conquista de maior bem-estar e estabilidade.

Quando aprendemos a entender e lidar com a nossa mente, temos mais condições de ajustar nossos comportamentos às práticas que realmente desejamos ter em nosso dia a dia. Com isso, podemos canalizar nossas energias para alcançar evolução profissional e pessoal e, aumentar, progressivamente, nossa qualidade de vida.

O Coaching traz esta percepção ampliada do ser humano e proporciona aprendizados extraordinários sobre a nossa forma de ser e agir. Se você também busca evoluir continuamente, ter maior controle mental e, contar com ferramentas efetivas para isso, faça uma formação em Coaching. Faça o Professional & Self Coaching!