Kurhan/Shutterstock O Controle interno é essencial para corrigir falhas nos processos e melhorar a empresa como um todo

Você sabe o que é controle interno e como ele pode ajudar sua empresa? Podemos defini-lo como sendo o conjunto de medidas adotadas pela alta diretoria de uma organização, a fim de garantir o alcance efetivo de suas metas e objetivos estratégicos.

É ainda uma forma de direcionar e acompanhar as ações de modo que tragam os resultados esperados. Neste sentido, podemos afirmar que o controle interno abrange todas as esferas de uma instituição, pois como todas estão interligadas, todas devem atender seus preceitos e suas necessidades.

Mas por que implantar um sistema de controle interno? Simples, para medir a eficácia das estratégias e desenvolver melhorias contínuas que tange à gestão de pessoas, do capital e da empresa como um todo.

Isso possibilita fazer análises mais assertivas quanto às demandas técnicas, operacionais, financeiras e humanas e, traçar planos de ação eficientes, para organizar cada área e, com isso, potencializar os seus resultados.

Controle Interno na Prática

Ao assumir a responsabilidade de fazer controle interno, a empresa também assume o compromisso em promover a veracidade de seus dados contábeis e fazer valer sua eficiência operacional. Na prática, isso quer dizer que a organização deseja atuar dentro das regras financeiras estabelecidas para seu setor e engajar seus profissionais a seguirem sua missão e visão.

PSC

Do contrário, os sistemas de controle interno tendem a fracassar, uma vez sem o exemplo da empresa e sem a colaboração de seus funcionários, por melhores que sejam as intenções, este sistema tende a falhar. Este controle de qualidade garante maior eficiência das ações e potencializa as estratégias de negócios.

Para que este gerenciamento tenha sucesso é essencial que todas as pessoas, desde o presidente, ao assistente de serviços gerais, estejam comprometidos em respeitar as ações de controle interno e a trabalhar efetivamente pela implantação e manutenção de seus benefícios.

Deste modo, engajados, todos têm muito a ganhar, uma vez que o controle interno traz importantes melhorias aos processos de gestão da empresa. Por meio dele é possível identificar os pontos de melhoria, fraquezas, pontos fortes e oportunidades e, com isso, maximizar a eficácia das ações.

Este mapeamento permite ainda corrigir erros e melhorar as estratégias relacionadas à gestão de pessoas, pois, como sabemos, o colaborador é o maior capital de uma empresa. Neste sentido, o controle interno ajuda a melhorar a qualidade de vida no trabalho, reter e promover os talentos e aumentar sua produtividade continuamente. Invista em controle interno!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe!