Você sabe quais são as principais competências gerenciais? Quais são as habilidades que um gestor precisa ter, além da liderança? Pois bem, muito se fala na importância de saber liderar pessoas, entretanto, quando se é responsável por gerenciar uma empresa, é preciso desenvolver outros aspectos para oferecer à organização exatamente os resultados que ela espera.

No ambiente corporativo, quanto mais preparado um profissional é, maiores são as suas chances de se desenvolver ainda mais. Os desafios são imensos e constantes e servem como uma espécie de escola de preparação para o futuro. Assim, conforme os seus resultados, mais à frente esses gestores terão a bagagem de experiências necessárias para dar um passo adiante e alçar novos papéis de ainda mais responsabilidade na empresa.

Por isso, mesmo que não basta apenas ser líder de uma equipe, é importante que mais competências gerenciais sejam desenvolvidas para que, desse modo, o gestor possa agir de forma eficaz — tanto ao lidar com pessoas quanto ao gerenciar os processos operacionais e técnicos para definir ações estratégicas.

Exemplos de competências gerenciais importantes

  • Visão estratégica e sistêmica (de longo prazo): não basta focar apenas em um ou outro departamento. Um gestor deve ter uma visão ampla de toda a empresa e de como é estabelecido o seu relacionamento com todos os stakeholders;
  • Empreendedorismo empresarial: o perfil empreendedor consiste em uma série de atitudes: formar equipes, capacitar os colaboradores, liderar, definir objetivos realistas, conduzir todos de forma organizada, avaliar o desempenho e recalcular a rota sempre que necessário;
  • Comunicação interpessoal eficaz: é imprescindível que um gestor saiba se comunicar com clareza, ou seja, de modo que todos compreendam as suas solicitações. Além disso, essa comunicação deve ser empática, contribuindo com um clima organizacional positivo, mesmo em momentos difíceis;
  • Foco em evolução contínua (aprimoramento constante): assim como o gestor deve avaliar o desempenho e estimular uma formação continuada aos seus liderados, ele mesmo também deve ter essa atitude. A leitura, os estudos, os cursos, os treinamentos e os eventos devem ser rotina para quem é líder;
  • Inovação (pensar fora da caixa): ser gestor significa lidar com um mar de competidores, em uma disputa cada vez mais acirrada por bons resultados no mercado. Por isso, não adianta entrar na briga para fazer o que todo mundo já faz. É preciso encontrar diferenciais inovadores em produtos, serviços etc.;
  • Inteligência emocional e social: esse princípio se refere à capacidade do gestor de administrar a intensidade das suas emoções. Uma pessoa nessa posição não pode perder a racionalidade, correndo o risco de tomar decisões equivocadas, além de prejudicar os seus relacionamentos;
  • Capacidade de resolver conflitos internos e externos: todo gestor precisar lidar com funcionários, estagiários, clientes, sócios, fornecedores, parceiros de negócios, investidores, potenciais interessados no negócio, órgãos fiscalizadores, e por aí vai. Todos esses grupos têm interesses próprios, muitas vezes conflitantes, cabendo ao gestor ter jogo de cintura para resolver esses conflitos;
  • Rapidez para solucionar problemas: os problemas de uma empresa ou equipe são rotina. Hoje em dia, não podemos demorar demais para resolvê-los, sob o risco de prejudicar o clima das equipes e a reputação das empresas frente ao público;
  • Atuação mais estratégica e planejada: todo gestor deve definir objetivos estratégicos e traçar um planejamento para alcançá-los. Isso envolve a sua capacidade de interpretar dados, fazer escolhas, definir processos e delegar tarefas de acordo com os conhecimentos e habilidades de cada um;
  • Habilidades multidisciplinares: o gestor da atualidade precisa ser multidisciplinar. Ele deve saber um pouco de cada área: marketing, finanças, jurídico, vendas, produção, logística, recursos humanos, além de compreender o contexto geral em que a organização está inserida;
  • Gestão de equipes e processos: gerir equipes consiste em contratar pessoas qualificadas, investir na sua capacitação, motivar os colaboradores, ser claro nas solicitações, prestar auxílio, compartilhar conhecimento, dar feedbacks completos e verificar de que maneira os processos internos podem ser aprimorados continuamente;
  • Habilidades de comunicação e negociação: como citamos, um gestor precisa lidar com pessoas de interesses diversos, muitas vezes conflitantes, como investidores, fornecedores etc. Por isso, ele precisa saber negociar bem, protegendo os interesses da sua organização;
  • Capacidade de agregar networking de valor: é preciso ter contatos, pois ninguém faz nada sozinho no empreendedorismo contemporâneo. Dessa forma, é necessário que o gestor esteja presente nos eventos da área e em contato com as pessoas do meio, fortalecendo o seu networking para possíveis parcerias;
  • Habilidade de gestão do tempo e das tarefas: são muitas as atividades sob responsabilidade do gestor. Assim, cabe a ele saber delegar o que for possível e administrar o que depender exclusivamente dele, definindo prioridades e organizando o tempo disponível;
  • Resultados sempre acima da média: esses são os objetivos principais de qualquer gestor. Com as características citadas acima, certamente ele obterá, ao lado da sua equipe, resultados extraordinários.

Habilidades além da liderança

Como podemos perceber, além da liderança, existem outras competências estratégicas que também se destacam quando falamos da atuação de um gestor nas empresas. Entretanto, é importante ressaltar que nenhuma das habilidades citadas acima faz sentido se o gestor não for um líder realmente.

Portanto, quanto maior for o seu conjunto de conhecimentos e capacidades e, especialmente, a sua maestria para transformar o que sabe em ações positivas, melhor será a sua atuação na gestão de pessoas. Assim, quando a equipe de profissionais sente confiança nesse líder e considera que as suas ações, ideias e discursos são realmente congruentes, todos podem caminhar na mesma direção e conquistar juntos grandes resultados.

Se você é um líder ou pretende ser, busque desenvolver e aprimorar, de forma contínua, as competências mencionadas anteriormente. A liderança é uma arte em construção, pois acertamos, erramos e, acima de tudo, aprendemos para nos tornamos gestores sempre melhores para nós, nossos profissionais e a empresa onde empreendemos ou trabalhamos.

Lembre-se sempre disso e busque ter ao seu lado pessoas engajadas e motivadas em processos eficazes, sendo o gestor que todos têm como espelho. Para isso, uma boa dica final é: busque desenvolver-se por meio do coaching, essa fantástica metodologia de desenvolvimento humano e aceleração de resultados. Conheça a formação Leader Coach Training — LCT e seja verdadeiramente um líder com habilidades de coach!

PSC

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