Você sabe o que define os conceitos de Comunicação Ascendente e Comunicação Descendente? Bem, embora os nomes sejam um tanto quanto rebuscados, elas tem o significado muito simples e diretos, fazem parte do dia a dia de todas as pessoas que integram uma empresa, mas nem sempre são chamadas assim. Vamos conhecer suas definições e aplicações práticas!

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

A Comunicação Ascendente

Se você é líder de uma equipe saiba que sempre que seus colaboradores trouxerem alguma informação para você ou quiserem tratar de algum assunto, está sendo realizada a comunicação ascendente, pois esta sempre parte dos subordinados para os seus gestores.

Na rotina diária de um negócio, ela acontece o tempo inteiro, uma vez que os profissionais precisam do seu líder para elucidar suas dúvidas, comunicar acontecimentos, consultar sobre a realização de um trabalho ou mesmo para reportá-lo sobre o andamento de projetos e demandas, por exemplo. Estes feedbacks dos colaboradores podem acontecer de forma espontânea, podem ser dados informalmente, durante uma conversa normal entre líder e liderado, ou mesmo explicitados em reuniões de feedbacks que tem como foco ouvir as opiniões da equipe.

Mas não é só isso. A comunicação ascendente também é o meio que os colaboradores têm para reclamar de algo que está afetando seu desempenho, trabalho ou suas relações interpessoais. Para criar este canal, as empresas geralmente oferecem as tradicionais caixas de sugestões, onde os funcionários podem compartilhar suas opiniões, sugestões de melhorias, reclamar e dar feedbacks ao chefe e a empresa sobre algo que consideram como ruim ou muito bom.

Quando bem utilizada este modelo de comunicação é uma excelente forma de crescimento para a empresa e para seu capital humano, pois quando a organização ouve seus colaboradores e abre um canal exclusivo para receber suas opiniões e contribuições, isso acaba criando um ambiente de cocriação, onde todos podem ajudar a melhorar os aspectos apontados como negativos e a impulsionar aqueles considerados positivos. Fica a dica!

Comunicação Descendente

Esta é a comunicação realizada do topo da hierarquia para as áreas correspondentes, ou seja, dos líderes para os subordinados. Compreende todas as comunicações oficiais que partem exclusivamente das lideranças. São elas: a delegação de tarefas, o acompanhamento dos trabalhos, os comunicados, instruções sobre as demandas, informação sobre tomadas de decisão, posicionamento no mercado, ações internas feedbacks de correção, melhoria e reconhecimento, planejamento empresarial, políticas organizacionais, as metas e objetivos e os resultados, por exemplo.

PSC

Este processo comunicacional pode ser feito de maneira presencial, quando o líder diretamente interage com os profissionais; por meio de ações de endomarketing, em murais, na intranet ou por e-mails, onde a equipe recebe as instruções sobre qualquer tipo de informação que a empresa considere importante ou sobre as designações do seu gestor em relação ao seu trabalho.

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível
de felicidade!Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Principais Diferenças Entre Comunicação Ascendente e Descendente

Segue alguns principais motivos que traçam estas duas comunicações tão importantes no ambiente de trabalho:

 

  • O tipo de comunicação que é iniciado pelos funcionários de nível inferior, para transmitir suas mensagens ou informações para o gerenciamento de nível superior da hierarquia organizacional, é conhecido como comunicação ascendente. Por outro lado, quando a transmissão da informação ocorre através da cadeia formal de comando da organização, a comunicação é conhecida como comunicação descendente.

 

  • A natureza da comunicação ascendente é participativa, ou seja, aquela que convida os subordinados a compartilhar seus pontos de vista e opiniões com a alta administração. Por outro lado, a comunicação descendente é de natureza autoritária que tende a direcionar os subordinados em relação à missão e aos objetivos da empresa.
  • A comunicação ascendente é usada para fazer reclamações ou apelar, dar feedback, opiniões e sugestões. Ao contrário, a comunicação descendente, é usada para dar ordens, comandos, avisos, conselhos ou atribuir responsabilidades.
  • A comunicação ascendente é mais demorada do que a comunicação descendente, já que a última é autorizada pela autoridade e é limitada pelo tempo.
  • A ocorrência de comunicação ascendente é ocasional, enquanto a ocorrência de comunicação descendente é frequente.
  • As formas comuns de comunicação ascendente são relatórios, cartas diretas e propostas. Pelo contrário, as formas comuns de comunicação descendente são ordens, circulares e avisos.
  • Direção: Na comunicação descendente a direção é de cima para baixo ou superior para subordinados. Na ascendente, sua direção é de baixo para cima ou subordinada aos superiores.
  • A comunicação descendente fornece ordens, instruções, conselhos, etc, para subordinar. Na ascendente é fornecido o feedback, opiniões, sugestões, pedidos, etc. aos superiores.
  • O propósito da comunicação descendente é para comunicar objetivos organizacionais, planos, procedimentos, ordens, instruções, conselhos, etc. Na ascendente é para reunir reclamações, comentários, opiniões, sugestões, pedidos, etc.
  • Na comunicação descendente há pouca ou nenhuma possibilidade de distorção de mensagens. Na ascendente já existe a possibilidade de distorção de mensagens.
  • A frequência da comunicação descendente ocorre na realização de atividades organizacionais, ao invés da descendente, com menos uso. 
  • O fluxo de informação da comunicação descendente é de nível superior para nível inferior. Na comunicação ascendente o fluxo de informação é do nível mais baixo para nível superior.

Em resumo, podemos dizer que a Comunicação Ascendente se dá de baixo para cima e, que a Comunicação Descendente ocorre de cima para baixo. Portanto, quanto mais assertivos estes processos se derem, maiores são as chances de a empresa como um todo ganhar, seja como interação efetiva de seus líderes com seus liderados, seja ouvindo os feedbacks dos seus profissionais sobre os pontos fortes e de melhoria do negócio e dos próprios gestores.

Copyright: Admin Design/Shutterstock