Voltar

Comportamento positivo no ambiente de trabalho

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / ressmaster Adotar um comportamento positivo é fundamental para a boa convivência no ambiente profissional e para atingir os resultados esperados pela empresa.

Dizer que faz bem para a empresa ter um comportamento positivo no ambiente de trabalho é repetir o que todos já sabem. Porém, sempre vale destacar o que isso significa e qual a importância dessa positividade na postura de quem está num ambiente profissional. Isso porque, por mais que esse lema seja repetido, ele precisa ser compreendido para surtir efeitos.

O que é ter um comportamento positivo?

Um comportamento positivo é a postura de alguém que sabe e entende seus limites, bem como quais são as atitudes mais bem-vindas num ambiente de trabalho. Você sabe quais são?

Ter respeito é um ótimo início. Quando você respeita a presença do outro, bem como seu modo de enxergar o mundo e sua maneira de agir, já contribui bastante para que o lugar não seja contaminado com um clima ruim.

Pensar antes de falar é outra atitude importante, mas que poucas pessoas conseguem adotar. Por isso, faça desse cuidado um hábito e sempre pense se o que vai ser dito pode ser interpretado de uma maneira negativa e que crie mal estar. Isso pode evitar uma série de conflitos entre profissionais.

Todas essas ações também contribuem para um trabalho em equipe bastante proveitoso, o que é outro sinal de comportamentos positivos dentro de uma empresa. Não é estimulante quando uma equipe começa a se unir e mostrar excelentes resultados?

Sinais de comportamentos positivos no ambiente de trabalho

Em um ambiente positivo, as pessoas são comprometidas. E a falta de comprometimento é um pode pesar bastante e trazer danos à equipe. Isso porque, além do mal estar criado, a falta de comprometimento traz consequências para os resultados obtidos pela organização.

Outro sinal de que há positividade no ambiente é a maturidade emocional das pessoas, que não deixam os problemas pessoais interferirem no trabalho. Uma pessoa madura emocionalmente entende que as únicas cobranças e relações que podem haver no ambiente de trabalho são exclusivamente de natureza profissional. Mesmo que existam casais na equipe, por exemplo, a afeição não pode interferir no trabalho.

O mais importante sinal de positividade no ambiente de trabalho é o bom convívio entre os profissionais, que cooperam uns com os outros e trabalham juntos para que o objetivo maior seja alcançado.

Quais destes comportamentos você mais adota em seu ambiente de trabalho? Compartilhe nos comentários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!